O Programa de Estágio da FIRJAN oferece vagas para estudantes de diversas áreas, em grandes empresas com múltiplas áreas elegíveis. O edital é voltado para alunos da área técnica e do ensino universitário de Comunicação, Desenvolvimento e Inovação, Educação, Cultura, Planejamento e Finanças, Saúde e Segurança do Trabalho, Suprimentos e Serviços, Tecnologia da Informação e Tecnologia e Inovação. O estágio tem duração de seis meses a dois anos e carga horária de quatro ou seis horas diárias, com benefícios que incluem bolsa-auxílio, auxílio alimentação, auxílio-transporte, seguro de vida e recesso remunerado. Os interessados têm até o dia 3 de março para se inscrever pelo site da FIRJAN. O processo seletivo do programa é composto por entrevistas comportamentais, resolução de cases e painel final.
O ISI Biomassa (Instituto SENAI de Inovação em Biomassa), em Três Lagoas, está com processo seletivo aberto para sete vagas com bolsas entre R$ 1 mil e R$ 8 mil. As inscrições podem ser feitas nos dias 14 e 18 de fevereiro dependendo da função. Serão selecionadas pessoas interessadas em atuar em projetos de inovação do programa de pesquisa no instituto. Confira os detalhes de todas as vagas no site da FIEMS.
Com o propósito de garantir um aprendizado profissional constante para uma indústria mais qualificada e competitiva, o SENAI-RS em parceria com Sindicatos Industriais Filiados à FIERGS promove o Qualifica Indústria – um programa de capacitação de profissionais para a indústria. Foram quase 5 mil profissionais participantes em 2023. Em 2024, são 4.500 vagas gratuitas em todo o Rio Grande do Sul. Os cursos são em diferentes áreas de atuação, com carga horária a partir de 160 horas. Para participar, o candidato deve ter acima de 18 anos. Confira o edital com a descrição completa do programa, os critérios para participação, cidades e cursos disponíveis.
O Serviço Social da Indústria do Maranhão (SESI-MA) está com vagas de estágio abertas para alunos dos cursos de Pedagogia, Matemática, Letras e outras licenciaturas para fazer parte da Rede SESI de Educação. Os selecionados vão auxiliar os profissionais nas atividades pertinentes a Educação Infantil (creche e pré-escola) e ensino fundamental I e II nas escolas de São Luís, no bairro Alemanha e em São José de Ribamar, no bairro Araçagi.
Entre os requisitos exigidos para o preenchimento das vagas, os candidatos precisam ter habilidades com crianças, conhecimento básico de informática, além de estar cursando a partir do 2º período (ensino superior) e ter disponibilidade para estagiar em horário matutino das 7h às 13h ou vespertino das 12h30 às 18h30. Os interessados devem realizar ou atualizar os dados de cadastro no Portal IEL Carreiras. Mais informações pelo e-mail estagioiel@fiema.org.br ou (98) 3031-0104.
O Instituto Euvaldo Lodi do Maranhão (IEL-MA) também está ofertando vagas em várias empresas para alunos matriculados no nível técnico e/ou superior. As áreas disponíveis são Administração, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Financeira, Logística, Marketing, Relações Públicas, Comunicação Social, Processos Gerenciais, Engenharia Civil, Educação Especial, Química, Artes Visuais, Geografia, Filosofia, História, Educação Física, Pedagogia, Matemática, Letras e afins. As inscrições também estão abertas pelo Portal IEL Carreiras.
A Federação das Indústrias do Estado do Mato Grosso do Sul (FIEMS), em parceria com o governo do estado, está planejando um grande evento para comemorar o Dia Internacional da Mulher, em março. A Ação Cidadania Para Elas vai oferecer ao público feminino gratuitamente atendimento médico e odontológico, emissão de documentos, orientação jurídica, corte de cabelo e orientação para o mercado de trabalho. O evento faz parte da programação dos 45 anos do Sistema FIEMS, comemorados em 2024. A gerente da Diretoria de Comunicação e Marketing da Federação, Ana Paula Dantas da Cruz, destacou o olhar cuidadoso da organização com as demandas do público feminino.
“Além dos serviços de emissão de documentos, saúde, lazer e cultura, as mulheres terão acesso serviços específicos, como exames de mama, delegacia da mulher e justiça itinerante. Também queremos criar um lugar para troca de experiências, com painéis, palestras e depoimentos de mulheres empreendedoras ou que construíram carreira de sucesso na indústria”, afirmou.
O Ação Cidadania Para Elas será no dia 9 de março, sábado, no Centro de Convenções Albano Franco, em Campo Grande.
A FIESP está com inscrições abertas para mulheres que desejam ser mentoras voluntárias na 4ª turma do “Elas na Indústria”, um programa de mentoria e capacitação que visa ampliar a presença feminina na liderança da indústria e estimular o empreendedorismo no setor. As inscrições podem ser feitas no site da entidade até o dia 16 de fevereiro. Após o sucesso de três edições anteriores, nas quais mais de 300 profissionais foram capacitadas e empoderadas, a FIESP convida mulheres com vasta experiência como empresárias ou em cargos de liderança no setor industrial a se tornarem mentoras voluntárias. A proposta do programa é formar um ambiente colaborativo, no qual mentoras oferecem seu conhecimento e experiência para impulsionar o crescimento profissional e pessoal de outras mulheres.
As candidatas interessadas em se tornar mentoras no “Elas na Indústria” devem ter ampla experiência como empresária ou ocupar cargos de liderança no setor industrial, ter alguma familiaridade com programas de mentoria e estar atualmente em um cargo de liderança. O resultado das selecionadas será comunicado por e-mail até o dia 21 de fevereiro.
Cinco projetos desenvolvidos por estudantes da Escola SESI Bahia são finalistas na 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), considerada um dos principais eventos científicos pré-universitários do Brasil. No total, 12 alunos que integram o programa de Iniciação Científica da Escola SESI Bahia vão participar da feira nacional, que acontece entre os dias 18 e 22 de março, em São Paulo.
Os projetos de pesquisa aprovados são desenvolvidos por estudantes de Salvador e Vitória da Conquista, nas áreas de química, eletrônica, zootecnia, educação e sociologia, e serão apresentados no evento, que é promovido anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).
Os projetos de pesquisa aprovados são desenvolvidos por estudantes de Salvador e Vitória da Conquista, nas áreas de química, eletrônica, zootecnia, educação e sociologia, e serão apresentados no evento, que é promovido anualmente pelo Laboratório de Sistemas Integráveis (LSI) da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli-USP).
“Conseguir a aprovação de projetos tanto da capital quanto do interior do estado mostra que nosso Programa da Iniciação científica está no caminho certo, trazendo nossos estudantes pesquisadores como protagonistas na produção de conhecimento científico no ensino básico”, comemora o gerente de Educação Científica e Tecnológica do SESI Bahia, Fernando Moutinho.
Para essa edição da Febrace, a Rede SESI Bahia de Educação inscreveu 19 projetos de pesquisa em diferentes áreas do conhecimento. Oito deles foram selecionados como semifinalistas e, após apresentação virtual, cinco foram aprovados como finalistas. Para conhecer os projetos acesse o site da FIEB.
A mobilização do Grupo de Mulheres da Indústria garantiu a realização de mais uma importante ação social em Rio Branco (AC): a restauração da Brinquedoteca Sarah Assis Felício, do Hospital do Câncer (Unacon). O espaço, destinado a crianças que fazem tratamento contra o câncer, recebeu pinturas, móveis novos e outras melhorias.
A entrega da restauração foi na manhã desta terça-feira (6). A empresária Raimundinha Holanda, coordenadora do Grupo de Mulheres da Indústria, explicou que os recursos necessários para a restauração foram arrecadados em eventos promovidos pelo grupo nos últimos anos. “É importante destacar o apoio irrestrito que sempre recebemos do presidente da Federação das Indústrias do Acre (FIEAC), José Adriano, e de vários colaboradores e colaboradoras do Sistema Indústria. Estamos muito felizes por essa ação em prol das nossas crianças”, acrescentou. O Grupo de Mulheres da Indústria do Acre existe desde 2019 e é formado por mulheres empresárias da indústria, esposas de empresários, colaboradoras do Sistema FIEAC e outras lideranças femininas.
O nome da Brinquedoteca do Unacon é uma homenagem a Sarah Assis Felício, que era irmã do empresário José Luiz Felício. A gerente geral do Hospital do Câncer, Kelcinéia Araújo explicou que os benefícios com a restauração são muitos. “Essa é uma ação que não vai beneficiar somente as mais de 20 crianças em tratamento de câncer, mas vários pacientes, pois na medida em que transferimos as crianças para fazer quimioterapia na brinquedoteca, abriremos mais seis leitos para atender também os adultos. É um espaço reformado, com nova pintura, mais humanizado e isso fará muito bem para as crianças”, comentou Kelcinéia.
Conexão com importantes especialistas do mercado, fomento ao networking, a novas experiências, parcerias e conexão, além da troca de conhecimento. Esses são alguns propósitos da 1ª edição do Imersão Indústria 2024, evento inovador que será promovido pela FIEMG de 10 a 12 de abril, no Minascentro, em Belo Horizonte. Os ingressos já estão disponíveis para compra no site do Sympla. A programação evidencia o conceito “Impulsionar inovação. Impactar o futuro” e conta com o debate de temas estratégicos para a indústria e o mundo corporativo em mais de 50 painéis e palestras simultâneos, com a participação de profissionais importantes e influentes, que vão abordar temas sobre energia, meio ambiente e impactos tributários, ESG, inteligência artificial, gestão e liderança, entre outros.
Além disso, o evento vai proporcionar espaços dedicados à integração e experimentação de marcas, proporcionando experiências únicas. O Imersão Indústria tem como público-alvo empresários, executivos, profissionais liberais, estudantes, membros do poder público, sindicatos industriais e demais interessados. Criado em 2022, o Imersão foi remodelado com o propósito de proporcionar uma experiência inovadora aos participantes. O evento já teve como palestrantes e debatedores ministros de Estado, do Tribunal de Contas da União (TCU), empresários renomados, especialistas do mercado, influenciadores, jornalistas e outros convidados.
Uma comitiva da FIEPA, liderada pelo presidente Alex Carvalho, participou da inauguração da Agroindústria de Óleo Essencial na comunidade Campo Limpo, em Santo Antônio do Tauá, um exemplo de bioeconomia no Estado do Pará. Com a parceria de duas cooperativas da comunidade e da Natura, a Agroindústria agrega valor aos produtos da floresta, que já eram comercializados pela comunidade, a qual dá mais um passo no seu desenvolvimento vendendo óleos essenciais que são matéria-prima de produtos como perfumes e cosméticos.
O insumo vem da própria comunidade, que vendia a matéria-prima e agora passará a produzir óleo, um produto com maior valor agregado. A iniciativa garante emprego e renda para os jovens da própria localidade e garante o sustento de várias famílias.
Alunos e professores do ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede SESI-RO serão beneficiados com os novos simuladores voltados para o ensino de ciências e tecnologia. Em Rondônia, a unidade SESI-SENAI-IEL de Vilhena será a primeira a receber a ferramenta. Os simuladores são aplicativos que os alunos vão acessar para reproduzir efeitos físicos, químicos, biológicos e simulações de todas essas práticas, nos estudos da geografia e dos relevos por exemplo. O gerente de Educação Básica e Profissional SESI-SENAI-IEL-RO, Jair Coelho, ressaltou a importância da iniciativa.
“O objetivo dessa aquisição é preparar os nossos jovens e os nossos adultos para o mundo do trabalho, possibilitando que possam vivenciar situações com a realização de experimentos e permitindo que visualizem sistemas e subsistemas em ação, sem usar equipamentos da vida real, pois estão realizando essas atividades em um ambiente seguro, uma vez que estão em sala de aula”, afirmou.
Para a especialista em Educação Marcela Xavier, da Coordenação de Educação CEBEP, esses simuladores, vão permitir que muitos dos exemplos, cálculos, desafios, situações, problemas que o professor leva para a sala de aula referente àquela disciplina, àquela matéria, os estudantes poderão simular isso virtualmente. Então, esse processo vai ser muito colaborativo para que os professores e discentes juntem o visual, o auditivo, para transmitir mais conhecimento.
Marcela ressaltou que a escola de Vilhena, que vai se tornar a primeira de referência da Rede SESI de Rondônia. “Mas os simuladores também farão parte das demais unidades de educação básica. São recursos tecnológicos disponíveis para ajudar a melhor compreensão e rendimento dos alunos quanto ao estudo das ciências, em relação à química, física, biologia e as demais disciplinas que eles estudam”, pontuou.
Parabéns!