Começa obra para fechamento de dique no Rio Branco e retomada da operação da Casa de Bombas no Mathias Velho
Trabalhos devem ter duração de até três dias
A Secretaria Municipal de Obras (SMO) iniciou nesta segunda-feira (20) os trabalhos para o fechamento do dique do Bairro Rio Branco e a retomada da operação da Casa de Bombas 8, no Bairro Mathias Velho. Ambas as medidas são essenciais para a retirada das águas acumuladas no lado Oeste de Canoas. De acordo com o secretário de Obras, Guido Bamberg, o conserto do dique do Rio Branco só é possível neste momento porque a água baixou o suficiente e há um acesso através da BR-448. Os trabalhos devem levar em torno de três dias para serem concluídos. A importância de executar o serviço é garantir que as águas bombeadas para fora da cidade não retornem pela fenda aberta no dique.
No bairro Mathias Velho, Bamberg explica que, com a instalação de um gerador, foi possível retomar parcialmente a operação da Casa de Bombas e que, nas próximas horas, ela poderá ter todos os seus equipamentos em funcionamento. “Com esta retomada, somando às sete bombas móveis que já instalamos nos últimos dias, chegamos a uma retirada de 10 mil litros de água por segundo”, conta o secretário. O funcionamento da Casa de Bombas 8 deverá contribuir para que a água baixe o suficiente para que a Casa de Bombas 6 também possa ser retomada. Com ambas em operação, a água deve descer e permitir a instalação da estrada de serviço necessária para realizar a obra de reparação do dique do Mathias Velho.
Diques e casas de bombas comprometidos
Com a força das águas que atingiram Canoas e a Região Metropolitana, as estruturas dos diques Mathias Velho e Rio Branco foram rompidas, na madrugada da sexta-feira (3) para o sábado (4). A Prefeitura estima uma ruptura de 50 metros em ambos, o que causou as enchentes no lado oeste. As casas de bomba 3, 4, 5, 6, 7 também foram afetadas e estão com funcionamento imediato comprometido. A Casa de Bombas número 8 foi afetada, mas já foi retomada parcialmente.