Canoenses poderão solicitar Saque Calamidade à Caixa
Trabalhador poderá sacar até o limite de R$ 6.220 de cada conta de sua titularidade no FGTS
Canoas integra agora a relação de municípios gaúchos com o Saque Calamidade, do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) — liberado para trabalhadores atingidos pela catástrofe natural que assolou o Rio Grande do Sul. A partir desta quinta-feira (16), os canoenses poderão solicitar o benefício em uma agência da Caixa ou via aplicativo, por motivo urgente de necessidade pessoal, para quem teve a residência atingida pela enchente. A partir da declaração oficial da Defesa Civil do município, o prefeito Jairo Jorge homologou a situação de calamidade pública, de nível III, no dia 6 de maio.
Conforme a Caixa Econômica Federal, o Saque Calamidade é possível em situações urgentes e graves com a comprovação do fenômeno. É possível sacar até R$ 6.220 de cada conta do titular no FGTS, sempre limitado ao saldo disponível. A retirada do dinheiro pertencente ao trabalhador apenas é possível caso o município esteja sob decreto de situação de emergência ou estado de calamidade pública, reconhecidos pelo Governo Federal. Em virtude da dimensão da catástrofe natural que atinge o Rio Grande do Sul, o Governo Federal acabou com o intervalo mínimo de 12 meses para um novo saque por parte dos trabalhadores dos municípios atingidos em um outro momento no último ano.
Solicitação
A solicitação do saque pode ser feita pelo aplicativo do FGTS, clicando em “Solicitar seu Saque 100% Digital” ou no menu inferior “Saques” e selecionar “Solicitar Saque”. Em seguida, clicar em “Calamidade Pública”, informar o nome do município e marcar na lista, selecionar o tipo do comprovante de endereço e digitar o CEP e o número da residência.