rede-eu-amo-canoas-2024-via-atacadista-passarela-supermercados-lojas-inova-inovação-campanha-guia-compras-ofertas-promocao-sebrae-cinema-shopping-preco-loja-bar-2
rede-rs-cidade-2024-banco-btg-pactual-inovacao-ia-ai-esg-startup-investidor-governo-al-brasil-inovador-aldo-ceo-1

Conselho do Plano Rio Grande promove encontros para ouvir demandas de municípios na região central do Estado

Conselho do Plano Rio Grande promove encontros para ouvir demandas de municípios na região central do Estado

O Conselho do Plano Rio Grande está percorrendo os municípios do interior para debater as demandas locais após as enchentes. O vice-governador Gabriel Souza, que coordena os trabalhos, esteve em Restinga Sêca e Sobradinho, na região Centro e Centro-Serra na quinta e na sexta-feira (11 e 12/7), respectivamente, conduzindo as câmaras temáticas. O secretário de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, e o secretário-executivo do conselho, Paulinho Salerno, acompanharam as agendas.

Em Restinga Sêca, o encontro contou com a presença de prefeitos e representantes de mais de 30 cidades que compõem a Associação de Municípios do Centro do Estado (AMCENTRO) na sede da Câmara de Vereadores. Em Sobradinho, a atividade foi realizada na prefeitura, com a participação da Associação dos Municípios do Centro-Serra (AMCSERRA).

“Nossa proposta é ouvir e, também, apresentar as ações do Estado e os números que nos preocupam – como a queda da arrecadação dos municípios que precisamos recompor essas receitas de parte da União e a desburocratização para liberação de recursos federais. Detalhamos o trabalho do governo gaúcho para aplicar os aportes de maneira mais ágil e alinhamos as expectativas com os Executivos municipais”, explicou Gabriel sobre essa rodada de diálogo.

“Detalhamos o trabalho do governo do Estado para aplicar os aportes de maneira mais ágil”, explicou Gabriel – Foto: Rodrigo Ziebell/Ascom GVG
Entre os pontos tratados, estão questões sobre horas-máquina para melhorar as estradas vicinais impactadas pelas chuvas, políticas de habitação para casas destruídas pelo episódio meteorológico e demandas especificas – como a recuperação da ERS-400, na qual já estão ocorrendo serviços.

“Esse espaço é fundamental para ouvirmos os municípios, explicarmos as ações que estamos executando na área social e darmos encaminhamento nas pautas e demandas do nosso público mais vulnerável”, disse Fantinel.

Encontros regionais

Segundo o secretário-executivo do Conselho do Plano Rio Grande, novos encontros regionais serão realizados em breve. “Queremos aprofundar o diálogo em outras partes do Estado, abrindo espaço para que os municípios apresentem pessoalmente suas demandas e para que possamos trabalhar de forma conjunta na articulação de estratégias e projetos de reconstrução”, ressaltou Salerno sobre o cronograma que está em construção.