rede-eu-amo-canoas-2024-via-atacadista-passarela-supermercados-lojas-inova-inovação-campanha-guia-compras-ofertas-promocao-sebrae-cinema-shopping-preco-loja-bar-2
rede-rs-cidade-2024-banco-btg-pactual-inovacao-ia-ai-esg-startup-investidor-governo-al-brasil-inovador-aldo-ceo-1

CONGREGARH: Abertura aborda inovação, liderança e transformação  

CONGREGARH: Abertura aborda inovação, liderança e transformação  

Abertura do CONGREGARH 2024 aborda inovação, liderança e transformação

Evento, que tem como tema “Dilemas Humanos, Escolhas que Transformam”, iniciou nesta quarta-feira (25) e segue até sexta-feira (27), no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre

Na tarde desta quarta-feira (25), teve início o CONGREGARH 2024, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional Rio Grande do Sul (ABRH-RS), considerado o maior encontro do Sul e um dos principais do Brasil no segmento de gestão e pessoas. Na abertura do evento, que acontece até sexta-feira (27), no Centro de Eventos da PUCRS, o presidente da ABRH Brasil, Paulo Sardinha, salientou a força e a coragem da unidade gaúcha em realizar o CONGREGARH, apesar das dificuldades enfrentadas pela catástrofe climática que acometeu o Estado. Sardinha aproveitou a oportunidade para anunciar que a entidade fundou um instituto com o objetivo de apoiar as seccionais para auxiliar instituições em relação ao trabalho, saúde e educação. “Iremos começar este trabalho em janeiro e a primeira associação será a ABRH-RS. Vamos dar apoio financeiro e de gestão em prol de algumas instituições que sofreram com as enchentes”, destaca.

O presidente da ABRH-RS, Pedro Fagherazzi, ressalta o desafio que foi para a realização desta edição do evento, pois “todos fomos afetados de alguma forma pelas cheias, porém, com muito envolvimento e mobilização foi possível realizarmos o CONGREGARH ainda neste ano”. O dirigente ainda fez um agradecimento a todas as seccionais do Brasil que auxiliaram o Rio Grande do Sul com doações e ressaltou que a ABRH-RS ajudou financeiramente os seus funcionários afetados pelas chuvas e lembrou que 100% dos valores arrecadados com a EXPOCONGREGARH serão direcionados para instituições atingidas pelas enchentes. Na sequência, a diretora técnica do CONGREGARH 2024, Liane Malabarba, afirmou que o tema desta edição – Dilemas Humanos, Escolhas que Transformam – foi escolhido justamente pela ABRH-RS priorizar as pessoas. “Diariamente temos que fazer escolhas que impactam a nossa vida. A cada escolha temos uma consequência”, resume.

A palestra de abertura desta edição foi realizada, de forma online, pela filósofa, feminista negra, escritora e acadêmica brasileira, Djamila Ribeiro, reconhecida no ativismo negro no Brasil e premiada internacionalmente. O tema apresentado foi “Escolhas que Transformam. Qual seu Lugar no Mundo”. Djamila lembrou que “quem trabalha com RH está em um lugar estratégico muito importante, que pode transformar esses espaços a partir de uma ótica cada vez mais humana”. A escritora constata que o Brasil tem uma diversidade imensa, mas em determinados espaços ela não está representada. “A questão é que a diversidade é tão somente o reconhecimento de uma pluralidade que existe no nosso país. Por que não está representada em nossas instituições? Somos mutuamente diferentes e essa diferença precisa ser entendida nessa troca. Independente da nossa área de atuação, somos ensinados a reproduzir determinadas visões de mundo e essas visões não contemplam as diversidades”, enfatiza. Djamila finaliza sua palestra afirmando que “pela diversidade do Brasil, não tem como não falar disso em nosso país. Somos uma pluralidade de povos. A pergunta é, como a fundação do nosso país pode ser representada nos espaços institucionais”.

A palestra seguinte foi proferida pela fundadora da Conectas, Carol Manciola, que falou sobre a “Coragem para Liderar”. A empreendedora salientou que o primeiro passo para ter uma liderança corajosa é dar voz ao incômodo. “Desconforto sem ação é reclamação. Já com ação, é evolução”, resume. Além disso, as ações precisam ter direção ao invés de velocidade, principalmente em relação à comunicação, pois caso contrário a especulação toma conta da empresa. Ela ressalta que o papel do RH é de conectar seis pontos importantes: incômodo, análise, decisão, comunicação, execução e resultado.

Já o professor da Decision/FGV, Ale Uehara, falou sobre “Como Impulsionar a Cultura e o Futuro da Organização”. Uehara disse que não existe uma receita pronta para a inovação. “O que existe são boas práticas. Cada empresa tem a sua particularidade”, resumiu. Para ele, a inovação humanizada está nos pequenos detalhes. “No encosto da cadeira do avião, por exemplo, tem um suporte para que o cliente coloque o seu celular. Isso é algo simples e que facilita a vida das pessoas de uma forma humanizada”, exemplifica.

A última palestra do dia foi da jornalista Cecília Flesch, que abordou o tema “Propósito e Carreira”. Cecília falou sobre a sua experiência de mais de 18 anos de carreira no jornalismo e ressaltou a importância das pessoas saberem diferenciar propósito de trabalho. “Propósito é deixar um legado. Trabalho é um meio de subsistência e criação de valor de alguma coisa”, explica. A jornalista ainda ressaltou ser fundamental que o RH preste atenção no que dizem e pedem os funcionários das empresas.

Sobre a ABRH-RS

Referência nacional entre as seccionais da ABRH Nacional, a Associação Brasileira de Recursos Humanos – RS acumula mais de 50 anos de atividades no Rio Grande do Sul. Com mais de mil associados entre pessoas jurídicas e físicas, a entidade atua com foco na capacitação e qualificação profissional de profissionais das áreas de gestão e pessoas. Abrange todas as questões que integram a gestão e o desenvolvimento de pessoas a partir da disseminação do conhecimento.