rede-eu-amo-canoas-2024-via-atacadista-passarela-supermercados-lojas-inova-inovação-campanha-guia-compras-ofertas-promocao-sebrae-cinema-shopping-preco-loja-bar-2
rede-eu-amo-canoas-2024-via-atacadista-passarela-supermercados-lojas-inova-inovação-campanha-guia-compras-ofertas-promocao-sebrae-cinema-shopping-preco-loja-bar-2

Porto Alegre Airport retoma operações de voos domésticos

Porto Alegre Airport retoma operações de voos domésticos

Fraport Brasil conclui fase 2 das obras de reabilitação do aeroporto

Menos de cinco meses após o término da enchente, Porto Alegre Airport retoma operações de voos domésticos

Menos de cinco meses após o término da enchente que assolou o estado do Rio Grande do Sul, em maio de 2024, a Fraport Brasil concluiu a fase 2 das obras de reabilitação do aeroporto de Porto Alegre. Com o término da etapa, serão retomadas as operações de pousos e decolagens no aeroporto, de forma parcial, a partir da próxima segunda-feira, dia 21 de outubro. A segunda etapa de obras e intervenções para reabilitação do aeroporto incluíram a limpeza e inspeção das placas de concreto, base da pista, seguidas pela fresagem, remoção de detritos e recomposição das camadas de asfalto em um trecho de 1.400m da PPD (pista de pouso e decolagem), taxiways D, M4, F e TL. Além disso, foram recuperados o sistema BHS (Baggage Handling System) da área internacional, a área de restituição de bagagem doméstica, escadas rolantes, elevadores, equipamentos de raio-X e toda a área pública do piso 1. Foram refeitas a sinalização horizontal, as luzes de balizamento e a recuperação parcial de várias subestações de energia.

Foram mais de 1.200 pessoas atuando 24 horas por dia para a recuperação do aeródromo,  atendendo todas as normas de segurança da aviação dentro do cronograma apresentado e acordado com o Governo Federal.

Entre os dias 7 e 11 de outubro, a aeronave GEIV, da FAB (Força Aérea Brasileira), realizou voos para aferições dos equipamentos que auxiliam as aeronaves nos procedimentos de aproximação, pouso e decolagem. Esta atividade fez parte do processo de homologação das obras de reabilitação da pista.

Operação a partir de 21/10

A operação em pista reduzida (1.730m) será gradual, com uma capacidade total de receber até 128 frequências domésticas diariamente, aproximadamente 12 operações por hora, entre 8h e 22h. Serão seis posições de estacionamento conectadas às pontes de embarque e uma posição remota. Em 21/10, estão confirmados 71 movimentos entre pousos e decolagens, passando para 122 em 1º de novembro. Neste período, as empresas aéreas Azul, Gol e Latam confirmaram a retomada de seus voos e estão com as vendas de bilhetes abertas.

Até o momento, foi anunciado o retorno das rotas para as cidades de Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Guarulhos/SP, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP. Para novembro, é aguardada a retomada de voos para Curitiba/PR, Pelotas/RS, Santa Maria/RS, Santo Ângelo/RS e Uruguaiana/RS. A pista em sua extensão completa deve ficar pronta até 16/12, quando está prevista também a retomada de voos internacionais. A rota para a Cidade do Panamá (Copa Airlines) retornará em dez/2024 e Buenos Aires (Aerolineas Argentinas), Lima (Latam) e Santiago (Latam) em janeiro de 2025. Para estes destinos, as passagens já estão sendo comercializadas pelas companhias aéreas.

O check-in e o despacho de bagagem continuará sendo realizado no check-in internacional, no piso 2. O acesso mais próximo será pela porta 5. Recomenda-se que os passageiros sigam as orientações das companhias aéreas a respeito de horário para apresentação no check-in e embarque. Recomenda-se que os passageiros cheguem com uma antecedência de 2h antes do voo. O embarque volta a ser realizado pelo embarque doméstico, no piso 3.

Nesta retomada serão utilizados os portões 113 ao 124. O desembarque será feito pela área doméstica. Ao descer pelas escadas ou elevador, o passageiro deverá retirar a sua bagagem e seguir para a saída. As três portas do piso 1 estarão em funcionamento. Para pegar um táxi, deve ser utilizada a porta 3. Para carros de aplicativo e vans de locadoras, a saída mais próxima é pela porta 2.

Os quatro estacionamentos de veículos estarão em funcionamento, bem como os serviços de locadoras de veículos e receptivos de turismo. Mais de 70% das operações comerciais do aeroporto estarão abertas a partir do dia 21/10. Novos cessionários estarão de portas abertas a partir do dia da retomada. Na sala de embarque haverá um quiosque da Fini e a sala VIP da W/Premium. A Cameron, que antes possuía uma operação na área pública do piso 1, agora se encontra no piso 3, próxima da Praça de Alimentação. A vinícola Jolimont inicia uma operação em frente ao desembarque doméstico. Nas semanas seguintes, novas operações comerciais serão abertas ampliando o leque de opções em gastronomia e compras aos passageiros.

“Os últimos meses foram desafiadores, mas a dedicação da nossa equipe e a parceria de fornecedores de confiança fizeram com que pudéssemos reabilitar nossa infraestrutura dentro do prazo estimado.  É com muita alegria que no próximo dia 21/10 retomaremos a operação de pousos e decolagens de voos domésticos em nosso aeroporto. Uma conquista para todos os gaúchos, para o turismo e para a economia”, coloca Andreea Pal, CEO da Fraport Brasil.

Ações de retomada

A Fraport Brasil está preparando o Terminal para recepcionar os passageiros nessa retomada. Além de uma sinalização focada em orientá-los na jornada, haverá um espaço instagramável na sala de embarque. Os passageiros dos primeiros voos de chegada e partida receberão um brinde especial da administradora. As companhias aéreas e a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul também preparam surpresas aos passageiros.