Ao todo, 11 coops foram destacadas pelas práticas de excelência em gestão. Premiação ocorreu no Jantar dos Presidentes
Foto: Vitor Rosa/Palácio Piratini
O grande momento do Prêmio SomosCoop – Excelência em Gestão RS chegou. Na noite desta segunda-feira (28), pela primeira vez no Rio Grande do Sul, o Sistema Ocergs premiou as cooperativas gaúchas que se destacaram pela qualidade em gestão e governança em 2024. A entrega ocorreu no Jantar dos Presidentes, com a presença de autoridades do Estado e do setor, também homenageou o cooperativismo brasileiro, que ajudou o RS durante a maior catástrofe climática da história do Estado, em maio deste ano.
Ao todo, 11 cooperativas foram destacadas pelas práticas de excelência em gestão e 27 receberam o certificado SomosCoop, pela promoção do desenvolvimento sustentável e pela entrega de valor para a sociedade e seus cooperados. A lista das coops reconhecidas pode ser conferida abaixo.
Uma noite de celebração ao cooperativismo e à cooperação em si. Após o enfrentamento de desafios jamais imaginados, como pontuou o presidente do Sistema Ocergs, Darci Hartmann:
“Esta não é apenas uma celebração de conquistas, mas também de resiliência. Nos últimos tempos, enfrentamos desafios que jamais poderíamos prever. Foi um período de grande provação. Por isso, reconhecemos o empenho e dedicação de cada um de vocês, mostrando que a união é a maior força do cooperativismo. Esta é uma noite de reconhecimento e celebração de sucesso, em que celebramos as cooperativas que se destacaram pela gestão eficiente e governança exemplar. Os resultados positivos refletem o empenho, o trabalho de excelência e a capacidade das nossas cooperativas de superar desafios”, falou Hartmann, abrindo a cerimônia.
O governador do Estado, Eduardo Leite, esteve na premiação e enalteceu o cooperativismo gaúcho e o impacto do modelo de negócio na economia do RS.
“União, cooperação e colaboração são valores que norteiam o nosso sistema cooperativo. Assim é o modelo de organização que coloca as pessoas no centro, procura não deixar ninguém para trás e compartilha o melhor do resultado econômico com todos os que se esforçam. O cooperativismo está na raiz da economia gaúcha e faz a diferença. Mas precisa também ter a capacidade de gestão para competir nesta economia, com a régua cada vez mais alta”, destaca Leite.
Completando 40 anos de história em 2024, a Cootravipa foi uma das coops gaúchas a serem reconhecidas pelo prêmio e também pelo selo. Ela está no ramo de Trabalho, Produção de Bens e Serviços.
“Após 40 anos, ainda continuamos com o mesmo propósito, que é promover a inclusão social, oportunizando trabalho e renda para as pessoas, sem discriminação, tornando elas, através do trabalho, pessoas dignas e protagonistas da sua própria história, e reconhecendo toda a importância do Prêmio SomosCoop também, o desenvolvimento das cooperativas. Isso é muito importante, principalmente no momento onde as cooperativas estão cada vez mais mostrando a sua relevância. Isso é importante para nós, na busca e na construção desse futuro com uma sociedade mais justa, mais próspera, mas para todos”, destaca a presidente da Cootravipa, Imanjara Marques de Paula.
Importante na economia gaúcha, a cooperativa Santa Clara também recebeu os dois reconhecimentos. Ela pertece ao ramo Agropecuário.
“Estamos emocionados e muito gratificados pelo trabalho que se faz todo dia, porque hoje cuidar de uma cooperativa é um desafio gigantesco. O tamanho que a Santa Clara tem, o tamanho e a responsabilidade. Para nós é um orgulho ter recebido e é o coração de um trabalho sério, dedicado, honesto, transparente e sempre voltado para a gestão do setor cooperativo. Aqui dessa semana se está falando sobre a semana da competitividade, que é uma ideia de competir com o mercado, as cooperativas serem competitivas”, comenta o presidente do Conselho da Santa Clara, Gelsi Belmiro Thums.
No ramo de Crédito, a Sicredi Conexão também recebeu o Prêmio SomosCoop – Excelência em Gestão RS e o selo Somos Coop.
“Queremos parabenizar o Sistema Ocergs pela iniciativa. Acredito que isso contribui muito para o desenvolvimento das cooperativas, tanto nos processos de governança quanto de gestão, faz com que as cooperativas se estimulem cada vez mais na busca pela excelência. E para nós, da Sicredi Conexão, é um orgulho muito grande, uma gratidão muito grande também aos nossos associados. São mais de 140 mil associados distribuídos em três estados. Eles nos impulsionam todos os dias a buscar, a se desafiar, a aprimorar o nosso modelo, o nosso relacionamento”, celebra a presidente do Conselho de Administração da Sicredi Conexão, Angelita Marisa Cadoná.
A análise das cooperativas inscritas no prêmio foi realizada pela Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). A metodologia utilizada foi baseada no Diagnóstico Governança e Gestão (PDGC), do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop), que considera:
O reconhecimento também avaliou a maturidade da gestão de core business das cooperativas — agropecuário, crédito, infraestrutura, saúde, transporte e trabalho, produção de bens e serviços. “Todas as homenageadas atingiram no mínimo 75 pontos nos requisitos avaliados”, explicou o superintendente do Sistema Ocergs, Mario De Conto. Aquelas com melhor desempenho receberam os troféus de destaque e uma missão a Mondragón Corporación Cooperativa (MCC), maior grupo cooperativo do mundo, situado do País Basco ao norte da Espanha.
Cotrijal | Agropecuário |
Santa Clara | Agropecuário |
Sicredi Ibiraiaras RS/MG | Crédito |
Sicredi Conexão | Crédito |
Certel Energia | Infraestrutura |
Certaja Energia | Infraestrutura |
Unimed Fronteira Noroeste | Saúde |
Unimed – V. T. R. P | Saúde |
Cootravipa | Trabalho, Produção de Bens e Serviços |
Cooperconcórdia | Trabalho, Produção de Bens e Serviços |
Cooral | Transporte |
Parabéns!