Feira da saúde supera expectativas e fortalece posição do Rio Grande do Sul como polo do setor
Em sua segunda edição, a Health Meeting – Business & Innovation superou as expectativas e se consolidou como a maior feira da saúde no Sul do Brasil. Em três dias, o evento realizado em Porto Alegre reuniu mais de 15 mil visitantes de 12 estados no Centro de Eventos da PUCRS, fortalecendo a posição do Rio Grande do Sul como um polo do setor.
“O estado precisava de um evento assim, conectando todas as pontas da saúde. Foi um sucesso de público, de vendas, de networking e, principalmente, de felicidade dos nossos visitantes. Estamos ajudando a resgatar a auto estima do povo gaúcho”, celebra o CEO da feira, Gilmar Dalla Roza.
A feira já tem data confirmada para 2025: entre os dias 20 e 22 de outubro. E o sucesso se traduz na repercussão das mais de 250 marcas presentes: 100% estão renovando sua participação para o próximo ano e pretendem ampliar seus espaços.
O êxito motivou também o anúncio da Vet Connection, feira destinada a profissionais, gestores e estudantes da área de saúde animal, e que será realizada entre os dias 10 e 12 de novembro de 2025, no Centro de Eventos da PUCRS.
Reconhecimento do estado e dos participantes
Entre segunda (11) e quarta (13), a feira promoveu networking e parcerias entre diferentes negócios da área da saúde. Além disso, 20 eventos simultâneos contaram com mais de 260 palestrantes e 3.500 pessoas que assistiram às palestras com especialistas nacionais, em fóruns de gestão, inovação, pesquisa clínica, segurança do paciente, entre outros temas.
“A feira tem uma alma, uma combinação de negócios e conhecimento. As pessoas se sentiram em casa”, diz Henri Siegert Chazan, presidente do SINDIHOSPA (Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre), que fez a curadoria científica da Health Meeting.
O evento, que já havia recebido a visita do governador em exercício, Gabriel Souza, teve a presença nesta quarta da secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, que conferiu os espaços e as novidades apresentadas. “Essa feira demonstra o que temos de melhor na saúde. Sentimos neste ambiente o quanto a sociedade gaúcha está preparada para a reconstrução”, afirmou.
Sentimento compartilhado também entre as marcas participantes, como a Rede de Saúde Divina Providência. “Foi uma possibilidade de demonstrar nossa autoridade como plataforma de serviços de saúde. Foi um evento muito positivo”, disse Willian Dalpra, diretor assistencial da instituição. “Esse espaço é super importante para ampliarmos nossas parcerias e relacionamento”, acrescenta Eduardo Cardozo, diretor comercial do Grupo DOC.
Inovação em destaque
A inovação e as novas tecnologias tiveram espaço privilegiado na feira, que contou com o Hospital do Amanhã, um ambiente promovido pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre com as principais transformações que vão mudar a assistência em saúde. Além disso, a Arena Uni4Life – Palco Inovação teve 80 palestrantes em 24 painéis.
O espaço teve também a batalha de startups, com 10 empresas que apresentaram suas soluções em saúde. A vencedora foi a Clínica Experts, de Lajeado, especializada em gestão para clínicas e consultórios, e que recebeu um prêmio de R$ 200 mil para investimento da Ventiur Aceleradora.
A Health Meeting foi uma realização da HM Brasil Feiras e Congressos e Mastercon Inteligência Comercial. Teve o patrocínio da Unicred e Unimed Porto Alegre, com apoio institucional do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e do Sebrae. A curadoria científica foi do SINDIHOSPA (Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre).
Fotos: Marcos Nagelstein/Agência Preview
Parabéns!