Diretor-Presidente da Metalúrgica Fallgatter lidera companhia que tem mais de 70 anos na produção de peças e equipamentos para o mercado brasileiro e internacional
A Associação do Aço do Rio Grande do Sul entregou dia 5 de dezembro o 49º Troféu Destaque do Aço (antigo Homem do Aço), em solenidade na sede da AARS, em Porto Alegre.
O empresário Sergio Alberto Neumann, diretor-presidente da Metalúrgica Fallgatter, empresa que se dedica à fabricação e distribuição de produtos em aço e há mais de 70 anos atende clientes no Brasil e no exterior, foi escolhido para receber o Destaque do Aço 2024.
A premiação se deve ao crescimento consistente e contínuo da Fallgatter, que atua de maneira muito integrada a seus clientes, oferecendo peças e componentes industriais e agrícolas, chapas de aço, beneficiamento, equipamentos para siderurgia, construção e pavimentação, correntes de engenharia e de transmissão, sistemas de transporte, elevadores e esteiras. “Nossa política de qualidade tem o propósito de fornecer produtos e soluções que atendam às necessidades dos nossos clientes”, salienta Neumann.
A escolha do agraciado é feita por uma Comissão Especial, formada por dirigentes da AARS, representantes do governo do Estado, da imprensa e do setor do aço.
Sergio Alberto Neumann começou a carreira profissional nos anos 1970 como vendedor técnico, funcionário da Casa das Correntes, em Porto Alegre, empresa do pai da namorada dele. Em pouco tempo deu início a uma usinagem na própria Casa das Correntes, onde eram fabricadas rodas dentadas. Em 1973 surgiu a oportunidade de adquirir a Metalúrgica Fallgater, que tinha apenas 16 funcionários. Neumann dedicava até 14 horas por dia de trabalho para desenvolver os negócios. Tanto que abandonou o curso de Engenharia. Um tempo depois outra empresa foi comprada, a Fundição CIREI, e, em 1998, a Fallgatter se estabeleceu definitivamente no Distrito Industrial de Cachoeirinha, onde está até hoje, o que permitiu ampliar o espaço físico para crescer. Mas tudo devagar e de forma consistente, como lembra Neumann. “Um passinho na frente do outro, sem nada de ousadia, mas sempre crescendo.”
O diretor-presidente completou 50 anos na empresa, dizendo-se muito feliz pela estabilidade conquistada. “A empresa está sólida. Agora a gente tem que preparar a diversidade da administração. Esse é o nosso desafio de hoje, manter um alicerce sadio para que a empresa tenha uma longevidade e se perpetuar.” Sergio Neumann também presidiu a Associação do Aço do RS no período de 1997 a 2000. Nascido em Porto Alegre, em 1949, é casado com Eliana e pai de três filhas, Cristiane, Caroline e Camila, que hoje participam do conselho da empresa. Caroline também administra a Casa das Correntes. Tem sete netos, sendo a mais velha com 16 anos e o mais novo com 3 anos.
Sobre a Fallgatter – Com 650 funcionários a Fallgatter está estabelecida no Distrito Industrial de Cachoeirinha, em sede própria, desde 1998, em um parque industrial com avançada tecnologia. A Metalúrgica Fallgatter desenvolve soluções para outras empresas do setor metalmecânico, principalmente no segmento de máquinas e implementos agrícolas, além de equipamentos de construção e pavimentação. A companhia atende mais de 600 clientes no Brasil e exporta para seis países.
Sobre a AARS – A Associação do Aço do Rio Grande do Sul é a principal entidade de representação do setor no Estado e uma das mais importantes do País. Fundada em 1963, está completando 61 anos neste ano de 2024, mantendo a sua essência de defender os interesses do setor metal mecânico gaúcho, com a participação de importantes grupos empresariais nacionais e internacionais. A AARS representa hoje 20% do PIB industrial do Estado.
O empresário Sergio Alberto Neumann, diretor-presidente da Metalúrgica Fallgatter, recebe o Destaque do Aço 2024 de Eduardo Zanotti, presidente da Associação do Aço do Rio Grande do Sul.
Fotos: Larry Silva.