Diretor de Control Assurance da Deloitte e conselheira da AI Brasil trataram sobre a transformação que a inteligência artificial está promovendo no setor de finanças
A inteligência artificial (IA) está revolucionando as relações empresariais e impactando profundamente a forma como empresas gerenciam, analisam e tomam decisões sobre os seus recursos. Em resposta a esse cenário, o Instituto Brasileiro de Executivos Financeiros do Rio Grande do Sul (IBEF-RS) realizou, nesta quarta-feira (11), um debate online sobre o uso da IA no mercado financeiro. O evento, exclusivo para associados, contou com a participação do Diretor de Control Assurance da Deloitte, Fabrício Escossi, e da conselheira da AI Brasil, Patrícia Brito.
“O que vem a ser a inteligência artificial no mercado financeiro?”, questionou o VP do IBEF-RS e mediador do evento, Marco Brito, dando início à discussão. Fabrício Escossi argumentou que a adoção da IA nas finanças não é apenas uma tendência, mas uma necessidade para as companhias permanecerem competitivas em um mercado cada vez mais dinâmico e globalizado. “De grandes instituições bancárias a startups, empresas estão utilizando IA para oferecer produtos mais personalizados e otimizar a produtividade de suas operações”, disse. Segundo o convidado, adaptar-se e investir em conhecimento sobre IA é fundamental para as empresas do setor de modo a que possam acompanhar e liderar as mudanças.
“Os profissionais precisam se atualizar para que a inteligência artificial se torne uma aliada, trazendo impacto positivo ao mercado e a quem atua na área financeira em todos os níveis”, afirmou Patrícia Brito. “A transformação digital é inevitável, e aqueles que incorporarem inovações ao seu portfólio terão uma vantagem significativa no futuro financeiro”, complementou.
Marco Brito também ponderou que é preciso desmistificar a inteligência artificial e começar a enxergá-la como uma ferramenta poderosa. “É algo que devemos aprender a usar para identificar soluções que nos permitam analisar grandes volumes de dados de forma mais rápida e precisa, gerando insights valiosos”, destacou.
Escossi acrescentou: “Quando bem utilizada, a IA é mais uma ferramenta que pode nos ajudar a encontrar soluções. Com o avanço de tecnologias como aprendizado de máquina, análise preditiva e algoritmos de otimização, os profissionais do setor financeiro dispõem agora de recursos capazes de acelerar processos, reduzir custos e aumentar a precisão das previsões”.
O debate reforçou que a inteligência artificial já é uma realidade transformadora no mercado financeiro, oferecendo inúmeras oportunidades para empresas e profissionais que souberem se adaptar a esse novo cenário.
Sobre o IBEF-RS
O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças é uma instituição nacional criada em 1971, sem fins lucrativos, que reúne os principais executivos de finanças do País. No Rio Grande do Sul foi criado em 1988, tendo como objetivo principal fomentar informações sobre mercado, carreira, tendências, tecnologias e perspectivas, por meio de fóruns, eventos, webinars e premiações. Conta com o IBEF-RS Mulher, além de três comitês: Mercado de Capitais, Tributário e Controladoria, Tesouraria e Risco.