Três cursos gratuitos serão oferecidos em cinco escolas municipais
Foto: Fran Beck
A Carreta Digital do Ministério das Comunicações chegou a Canoas para oferecer cursos na área tecnológica para alunos em situação de vulnerabilidade social, a partir de 2025. A iniciativa foi possível a partir de acordo de cooperação técnica entre a Fundação Municipal de Tecnologia da Informação e Comunicação de Canoas (CanoasTec) e a Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP). O prefeito Jairo Jorge fez, nesta segunda-feira (16), o lançamento da iniciativa na EMEF David Canabarro, no bairro Mathias Velho. As atividades passarão também pelas escolas Nelson Paim Terra, no Rio Branco; Carlos Drummond Andrade, no Guajuviras; Santos Dumont, no Niterói; e Ícaro, no Fátima.
Segundo Jairo Jorge, não foi por acaso que a David Canabarro foi escolhida para o lançamento. “É um momento de reconstrução de Canoas depois da enchente. Essa escola é símbolo, pois foi muito atingida pela catástrofe. Vamos oferecer 120 vagas por semana nos cursos gratuitos, abertos à comunidade”, reforçou. Ele acrescentou que o mercado de trabalho e a tecnologia avançam muito, sendo importante a preparação para novos desafios. “Não podemos ficar com o olhar de 50 anos atrás. Precisamos nos preparar para algo que ainda é desconhecido, através da busca de conhecimento para o uso das novas tecnologias”, destacou, ressaltando que “os estudantes de hoje serão os líderes das nossas cidades no amanhã”.
O diretor-presidente da CanoasTec, Rogério Alves, reiterou a importância da ação, que visa aproximar os estudantes dos meios digitais, além de prepará-los para o mercado de trabalho. “Nos sentimos muito gratificados de proporcionar a vinda da Carreta Digital para Canoas, especialmente num momento de reconstrução da cidade após a enchente de maio, pois irá proporcionar que os jovens aprendam a consertar celulares, computadores de alto desempenho e robótica. É uma grande oportunidade deles serem iniciados em uma profissão, preparando-os para atuar em áreas de tecnologia e serviços”, relembrou. Para ele, a Carreta Digital é um ação de responsabilidade social da CanoasTec, que não está mais focada apenas em atender à Prefeitura, mas à população.
Os cursos de manutenção de celular, montagem e configuração de PC Gamer (computador de alto desempenho) e robótica têm carga horária de dez horas de aulas práticas presenciais e 20 horas de aulas online. As atividades são gratuitas. As inscrições para os cursos poderão ser feitas acessando o link. Elas são destinadas para estudantes a partir dos 13 anos. São 120 vagas por semana, distribuídas nos três cursos, com preferência aos alunos da rede municipal de ensino matriculados do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
A Carreta Digital é uma iniciativa do Ministério das Comunicações, que visa promover a inclusão digital e a capacitação profissionalizante itinerante de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O projeto utiliza um ambiente físico real e imersivo, conhecido como Espaço Maker, montado dentro de um caminhão equipado com materiais de alta tecnologia, em que os alunos podem explorar de maneira prática.