eletrico-inovador-gwm-ora-haval-rede-brasil-inovacao-midia-kit-publicidade-propaganda-marketing-agencia-assessoria-imprensa-leads-vendas-lancamento-4
rede-brasil-inovador-sebrae-plano-inovacao-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-
Evento na Fiesp reuniu autoridades e reforçou a importância da colaboração entre juventude e setor produtivo. Foto: divulgação

Brasil Júnior tem nova liderança e traça metas para fortalecer empreendedorismo jovem

A Brasil Júnior, Confederação Nacional que representa 1.470 empresas juniores e 26 mil jovens empreendedores, anunciou sua nova diretoria executiva para 2025 em um evento realizado em 31 de janeiro, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), em parceria com o Comitê de Jovens Empreendedores (CJE). O mineiro Caio Leal, estudante de Ciência Política na Universidade de Brasília (UnB), assumiu a presidência executiva e destacou como prioridade a expansão do impacto do Movimento Empresa Júnior (MEJ) nas universidades e no mercado, com parcerias estratégicas que impulsionam o desenvolvimento do setor.

Entre as autoridades presentes na solenidade estavam Ryo Penna, ex-presidente da Brasil Júnior; Marcelo Strama, Diretor de Fomento do Ministério do Empreendedorismo, Marcelo Gavião, Gerente de Nova Economia e Indústria Verde da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Roger Appolinário, Diretor Titular do Comitê de Jovens Empreendedores da Fiesp, que ressaltaram a importância do empreendedorismo jovem para a economia nacional.

O impacto do Movimento Empresa Júnior (MEJ)

Durante a cerimônia, Ryo Penna enfatizou a força do Movimento Empresa Júnior na formação de líderes. “Nesse momento, milhares de jovens iniciam sua jornada no MEJ e percebem que podem ir além do que a faculdade oferece. A experiência na empresa júnior transforma trajetórias, fortalece aprendizados e mantém um ciclo contínuo de crescimento para as próximas gerações”.

Além disso, Marcelo Strama, Diretor de Fomento do Ministério do Empreendedorismo, destacou a relevância do setor para a economia brasileira. “O Brasil tem mais de 15 milhões de microempreendedores individuais, sendo 3,5 milhões jovens com menos de 30 anos. Nosso compromisso é garantir que essas pessoas tenham acesso a crédito e capacitação para consolidar seus negócios”.

Roger Appolinário, reforçou a importância do apoio ao MEJ. “Aproximar a juventude da indústria é, não apenas importante, como necessário para que consigamos ter um processo positivo de oxigenação e transformação da indústria brasileira”.

Renan Franceschini, Diretor Membro do CJE, testemunhou sobre como a experiência no MEJ facilita o processo de ingresso ao mercado “As empresas juniores são formadoras de jovens mais capacitados para liderar no mercado de trabalho, mas também comprometidos com o país, gerando uma onda de talentos dispostos a gerar valor.”

Comitê de Jovens Empreendedores e as Empresas Juniores

O Comitê de Jovens Empreendedores da Fiesp vem atuando diretamente com as instâncias responsáveis por representar e desenvolver as empresas juniores à regional, estadual e nacional, com o objetivo de colaborar com a formação dos jovens empreendedores, assim como gerar uma aproximação positiva destes talentos com a indústria. Em 2024, foram mais de 2.000 jovens impactados pelas ações realizadas em conjunto, através de premiações de cases, pautas em eventos e workshops online.

Nova diretoria e metas para o ano

A nova gestão da Brasil Júnior terá como objetivo a formação de lideranças, inovação no ensino empreendedor e o fortalecimento das parcerias com universidades e empresas. A diretoria executiva de 2025 é composta por:

Presidência do Conselho: Sofia Malta de Lima (FEJEPE-PE)
Presidência Executiva: Caio Augusto Aguiar Leal (CONCENTRO-DF)
Vice-Presidência de Negócios: Micaell Wouglle Cabral de Paiva (PB JUNIOR-PB)
Vice-Presidência de Gestão e Gente: João Pedro Alves do Nascimento (FEJECE-CE)
Desenvolvimento da Rede: Pablo Eduardo da Cruz Morais (MAJU – MA)
Formação Empreendedora: Millena Garcia Ferreira de Oliveira (FEJEMG-MG)

Em 2024, o MEJ faturou R$ 80 milhões, valor reinvestido integralmente na capacitação dos membros das empresas juniores. A nova diretoria pretende ampliar a presença do movimento nas universidades e consolidar parcerias estratégicas com empresas para oferecer mais oportunidades aos estudantes.

João Pessoa receberá maior evento de empreendedorismo jovem do país

A Brasil Júnior também confirmou João Pessoa como sede do Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ) 2025, que acontecerá entre 28 e 31 de agosto. O evento reunirá mais de 4 mil universitários e se consolidará como um espaço para inovação e networking entre jovens empreendedores e empresas.

Na edição do ano passado, realizada em Florianópolis (SC), o ENEJ movimentou R$ 56 milhões na economia local e impactou setores como turismo, hotelaria e serviços. Além disso, o encontro fortaleceu conexões entre empresas juniores e grandes corporações, e abriu espaço para novas parcerias e oportunidades de negócios.

Criado para conectar jovens empreendedores ao mercado, o MEJ já apresentou mais de 24 mil soluções para desafios reais. O ENEJ 2025 será um dos principais eventos do setor com o objetivo de formar lideranças no Brasil, segundo a organização. “João Pessoa será o palco de um evento transformador, que fortalece a conexão entre jovens empreendedores e empresas. O ENEJ não é só um encontro, é um movimento que impulsiona inovação e desenvolvimento no Brasil”, conclui Caio Leal.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp