Referência nacional em inovação no ambiente corporativo, o Prêmio Valor Inovação Brasil, realizado pelo jornal Valor Econômico em parceria com a Strategy& – consultoria estratégica da PwC –, chega à sua 11ª edição. Em 2025, a pesquisa seguirá destacando as empresas mais inovadoras do país, tanto no ranking geral das 150 companhias de maior destaque quanto nas categorias setoriais.
As inscrições começam em 17 de fevereiro, e as empresas interessadas terão até 7 de abril para preencher e enviar o questionário na plataforma da pesquisa, disponível no site oficial.
A metodologia consagrada do estudo incorpora pelo segundo ano novos aspectos à avaliação estruturados em quatro pilares: planejamento, execução, resultados e reconhecimento. Com isso, o prêmio reforça sua análise da capacidade das empresas de inovar diante das crescentes expectativas em relação à sustentabilidade e à adoção de tecnologias disruptivas, como a inteligência artificial generativa. A pesquisa se baseia em estratégias robustas que vão além da transformação digital, contemplando também a adaptabilidade da força de trabalho e a evolução dos modelos de negócio.
O estudo analisa, de forma consistente e sistemática, as práticas de inovação de empresas que atuam no Brasil em diferentes setores da economia. Ao todo, 25 segmentos são avaliados: agronegócio; alimentos, bebidas e ingredientes; automotivo e veículos de grande porte; bancos; bens de capital; comércio; construção e engenharia; cosméticos, higiene e limpeza; educação; eletroeletrônica; energia elétrica; farmacêuticas e ciências da vida; infraestrutura; materiais de construção; mineração, metalurgia e siderurgia; papel e celulose; petróleo, gás e petroquímica; química; seguros e planos de saúde; serviços; serviços financeiros; serviços médicos; tecnologia da informação; telecomunicações; e transportes e logística.
A participação é gratuita e aberta a empresas com pelo menos 5% de capital privado e receita líquida no Brasil igual ou superior a R$ 500 milhões em um dos dois últimos anos fiscais.
Os resultados serão divulgados no início de agosto, em um evento que reconhecerá as empresas mais inovadoras do país. Além disso, a 11ª edição do anuário Valor Inovação Brasil trará o ranking atualizado das 150 empresas mais inovadoras, bem como reportagens sobre iniciativas, investimentos e exemplos práticos das 10 empresas que mais se destacaram no último ano, além das líderes de cada setor analisado.
Prêmio Valor Inovação Brasil 2025
Realização: Valor Econômico
Apoio: Strategy&
Pesquisa: de 17 de fevereiro até 7 de abril de 2025
Inscrições: Link
ORGANIZADORES
Strategy&
A Strategy& é uma firma global de consultoria de estratégia com mais de um século de experiência, durante o qual acumulamos profundo conhecimento e compreensão do mundo dos negócios. Unimos forças com a PwC em 2014 para lançar um novo tipo de negócio de consultoria – que combina experiência em estratégia com a tecnologia e a escala necessárias para torná-la realidade.
A Booz & Company, que deu origem à Strategy&, estabeleceu a profissão de consultoria em Chicago em 1914 e foi a primeira empresa a usar o termo “consultor de gestão”. Por quase um século, a firma ajudou clientes em todo o mundo a enfrentar cenários de mudança, se diferenciar e ganhar mercados.
Ao longo dos anos, participamos de grandes desafios de negócio, como a criação do sistema de contratos para filmes de Hollywood nos anos 1950, a recuperação que evitou a falência da Chrysler nos anos 1970, a invenção do conceito de supply chain management nos anos 1980 e, mais recentemente, o apoio à transformação da McGraw-Hill na S&P Global.
A Strategy& realiza uma das mais tradicionais e conhecidas pesquisas de inovação em todo o mundo: The Global Innovation 1000. Realizado anualmente desde 2005, esse estudo avalia as mil empresas de capital aberto do mundo que mais investem em pesquisa e desenvolvimento (P&D) e a relação desses investimentos com seu desempenho em vários indicadores de sucesso corporativo.
Valor Econômico
Lançado em maio de 2000, o Valor Econômico é uma publicação da Editora Globo S/A. Com abrangente cobertura sobre economia, política, negócios, finanças, carreira e legislação, o Valor conquistou a credibilidade e a confiança dos principais empresários, executivos e formadores de opinião do país.
Suas reportagens, artigos de opinião e análises, assinados por uma equipe de jornalistas e colunistas altamente qualificados, ajudam a identificar oportunidades e apoiam decisões que levam a grandes negócios.
Além do jornal impresso, o Valor publica mais de 100 suplementos e 20 revistas e anuários por ano, com análises aprofundadas sobre temas que impactam o cenário econômico. Todo esse conteúdo está também disponível nas plataformas digitais – internet, smartphones e tablets – para ser acessado a qualquer hora e em qualquer lugar. Em 2013, o Valor lançou o serviço de informação em tempo real Valor PRO, que oferece notícias, análises, dados de empresas, gráficos e ferramentas para orientar as melhores decisões nos negócios.
O Valor sabe da importância da inovação no meio corporativo. Todos os anos publica o anuário Valor Inovação Brasil e a revista “Valor Especial Inovação”, além de suplementos voltados ao tema. Realiza também eventos e seminários que abordam o assunto.