No painel, eles destacaram os esforços empreendidos para valorizar o RS como destino para se visitar, investir e morar
O palco Growht do South Summit Brazil 2025 recebeu, na quinta-feira (11/4), o painel “Visitar, investir e morar: o RS como destino para novos negócios”. Participaram como painelistas o governador Eduardo Leite e os titulares das secretarias de Comunicação, Caio Tomazelli, e de Desenvolvimento Econômico, Ernani Polo. A mediação foi do presidente da Invest RS, Rafael Prikladnicki.
Durante cerca de 30 minutos, os painelistas abordaram iniciativas e esforços empreendidos para valorizar o Rio Grande do Sul como destino para se visitar, investir e morar. O governador destacou que um lugar onde as pessoas querem viver é um local capaz de atrair investimentos.
“Todo o ambiente conta, inclusive um ambiente político que favoreça as interações e faça do local um bom lugar para se viver. Temos aqui boas universidades, demos um salto na segurança e na valorização da cultura, da diversidade e das interações. Também quando conseguimos reter talentos e pessoas com maior qualificação, além de atrair investidores que querem acessar esses talentos. Estamos nesse caminho no Rio Grande do Sul. Leva tempo, mas é algo que vai sendo percebido por todos”, afirmou o governador.
O secretário de Comunicação destacou o turismo como uma alavanca dentro do Plano de Desenvolvimento Econômico, Inclusivo e Sustentável do Estado. O plano é um amplo estudo desenvolvido em uma perspectiva sobre o estágio econômico atual do Rio Grande do Sul e sobre sua trajetória de crescimento nos últimos 20 anos, além de ser alicerçado em análises de indicadores socioeconômicos e de competitividade.
“O Rio Grande do Sul tem enorme vocação para o turismo. O gaúcho sabe receber e sabe também levar a sua cultura, sua gastronomia e um pedaço da sua terra para outros locais do Brasil. Nosso Estado tem uma grande diversidade e uma capacidade de desenvolver cada vez mais esse setor. Por isso o turismo aparece como uma alavanca para o desenvolvimento”, afirmou Tomazelli.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, a valorização do equilíbrio fiscal é fator essencial para a atração de investimentos. “Temos um governo que preza pela responsabilidade fiscal, que colocou as contas em dia e que está retomando a capacidade de investimento. Isso é essencial para a segurança de quem investe aqui”, disse Polo.
O presidente da Invest RS ressaltou que atrair investimentos para o Rio Grande do Sul não é apenas atrair empresas. “É ser capaz de ser atrativo para que as pessoas nos visitem e também para que decidam morar no nosso Estado. O South Summit é um evento que expressa este sentimento e por isso resolvemos falar aqui sobre esta estratégia que usamos para valorizar nosso estado como destino para negócios”, enfatizou Prikladnicki.
Texto: Thamíris Mondin/Secom
Edição: Rodrigo Toledo França/Secom