A farmacêutica Moderna anunciou, nesta segunda-feira (11/9), um acordo com a criadora de terapias anti-câncer Immatics para acelerar o desenvolvimento de vacinas contra o câncer. A empresa fará um investimento imediato de 120 milhões de dólares na Immatics para potencializar as pesquisas neste campo.
As empresas trabalharão juntas combinando duas técnicas avançadas que cada uma delas domina. A primeira é a tecnologia da vacina mRNA – que foi usada pela Moderna para lançar seu imunizante contra a Covid – e a segunda é a imunoterapia, tratamento que vem se destacando no combate ao câncer.
A imunoterapia trabalha com o melhoramento em laboratório das células de defesa do próprio paciente para que elas se tornem capazes de reconhecer e aniquilar células cancerígenas. A técnica é semelhante ao CAR-T, que está sendo testada experimentalmente e também é considerada uma aposta no combate à doença.
Além do desenvolvimento de vacinas contra o câncer, a Moderna e a Immatics vão atuar em conjunto para elaborar terapias que melhorem os remédios imunoterápicos.
“Acreditamos que esta colaboração acelerará o desenvolvimento de novas terapias oncológicas e nos deixará um passo mais perto de dar uma vida nova para pacientes com grandes necessidades médicas não atendidas”, celebrou a vice-presidente sênior de pesquisa e desenvolvimento da Moderna, Rose Loughlin, em comunicado à imprensa.
Parabéns!