Saldo da ABAV Expo 51, em Brasília, mostra como esse tipo de realização fomenta a cultura, a economia e a história em destinos diversificados
Os eventos itinerantes desempenham um papel crucial no fomento do turismo em diversas regiões do Brasil. Com o objetivo de descentralizar grandes encontros e fortalecer economias locais, a Associação Brasileira de Agências de Viagens (ABAV Nacional) tem promovido e apoiado iniciativas que buscam levar oportunidades de negócios, capacitação e networking para diferentes estados do país. Esse formato de eventos possibilita que novas cidades sejam inseridas no mapa de grandes discussões e decisões do setor, aumentando o potencial turístico e econômico de cada localidade.
De acordo com dados do Ministério do Turismo, o turismo é responsável por cerca de 8% do PIB brasileiro, e gera milhões de empregos diretos e indiretos. Eventos itinerantes contribuem diretamente para esse crescimento ao movimentar não apenas o setor de turismo, mas também setores de comércio, hotelaria, transporte e serviços em geral.
Ana Carolina Medeiros, presidente do conselho da ABAV Nacional, ressalta a importância desse formato para o fortalecimento do turismo de forma ampla: “Quando levamos grandes eventos para diferentes estados, promovemos o turismo local e incentivamos o desenvolvimento regional. Cidades que recebem esse tipo de evento conseguem mostrar suas potencialidades e atrair novos visitantes, o que impacta diretamente no crescimento do setor”, afirma.
Além disso, eventos itinerantes permitem que diferentes atores do turismo tenham acesso a capacitações e parcerias estratégicas, o que contribui para a diversificação e qualificação do setor. “Cada cidade tem sua própria realidade e seus desafios. Ao realizar eventos itinerantes, conseguimos nos aproximar dos profissionais locais, entender melhor suas necessidades e oferecer soluções específicas que fazem a diferença no desenvolvimento sustentável do turismo”, destaca Ana Carolina.
Um exemplo de sucesso na itinerância é a ABAV Expo, que, ao longo de suas edições, percorreu diferentes cidades brasileiras, promovendo uma ampla rede de negócios e aumentando a visibilidade do Brasil como destino turístico.
“A cada nova cidade que recebe a ABAV Expo, vemos o impacto positivo tanto no setor local quanto nacional. O legado que esses eventos deixam vai além do momento em que acontecem, pois fomentam o turismo contínuo e a valorização da cultura local. De acordo com uma pesquisa realizada pela ABAV Nacional, o destino anfitrião da feira apresenta um crescimento em comercialização de pacotes e passa a figurar entre os 5 destinos nacionais mais comercializados em até 6 meses após a realização do evento”, acrescenta a presidente.
O ABAV Buyers Club, realizado durante a 51ª edição da ABAV Nacional, destacou-se como um exemplo claro da importância de expandir os horizontes em eventos voltados ao turismo. O programa foi considerado um sucesso, cumprindo com excelência seus objetivos de promover famtours e rodadas de negócios que conectaram empresas brasileiras a compradores internacionais.
Marcelo Freixo, presidente da Embratur, ressaltou a importância da colaboração entre as entidades: “Essa parceria entre Embratur e ABAV no programa ABAV Buyers Club tem ganhado eficiência e resultado a cada ano, gerando novos negócios que significam mais turistas no Brasil, mais emprego e renda em todo o país”. A realização desse programa na ABAV Expo reitera o papel central da ABAV Nacional em fomentar o turismo e estreitar laços comerciais com players internacionais, potencializando o crescimento do setor.
Ao todo, o ABAV Buyers Club trouxe ao Brasil 30 compradores internacionais de países como Argentina, Chile, Colômbia, Uruguai e México. Além disso, em parceria com o Sebrae, outros 30 compradores de mercados estratégicos como Estados Unidos, França, Suíça, Alemanha e Reino Unido participaram de importantes negociações. Essas rodadas de negócios, promovidas pela Embratur, envolveram os DMCs (Destination Management Companies) de todas as regiões do país, resultando em geração de negócios e maior visibilidade para a diversificação dos produtos turísticos brasileiros no cenário internacional.
“Com o uso de dados e inteligência de mercado, convidamos operadores estrangeiros que já possuem em suas carteiras de clientes o perfil de turistas que nos interessa. Eles vieram e puderam viver as experiências mais alinhadas com o seu perfil de cliente, e logo em seguida, sentaram-se para fechar novos negócios com os responsáveis, no Brasil, por garantir a melhor experiência para quem nos visita. É um modelo que funciona e será repetido nos próximos anos”, finaliza Freixo.
Com a realização de eventos itinerantes, a ABAV Nacional cumpre seu papel de entidade representativa, e contribui ativamente para o fortalecimento do turismo como um todo, garantindo que todos os estados possam ter suas vocações turísticas reconhecidas e potencializadas.
O que são eventos itinerantes
Um evento itinerante é aquele que não possui um local fixo de realização, sendo realizado em diferentes cidades ou regiões a cada edição. Esse formato de evento busca descentralizar o acesso às oportunidades de negócios, conhecimento e networking, permitindo que diferentes localidades se beneficiem do impacto econômico e social gerado pela sua realização.
Ao levar um evento para diversas regiões, a organização consegue promover o turismo local, valorizar a cultura de cada destino e integrar os profissionais do setor de maneira mais abrangente. Além disso, os eventos itinerantes fomentam o desenvolvimento regional ao atrair visitantes e expositores, gerando movimentação em setores como hotelaria, transporte e comércio.
A itinerância também facilita a inclusão de novas audiências, que muitas vezes não teriam a oportunidade de participar de eventos de grande porte devido à distância ou custo. Isso torna o formato itinerante uma ferramenta estratégica para o desenvolvimento sustentável do setor de eventos e turismo.
Sobre a Embratur
A imagem do Brasil no mundo passa pela atuação da Embratur, da gestão de Marca Brasil à promoção dos destinos turísticos. A Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo) é um serviço social autônomo que tem como objetivo o planejamento, a formulação e a implementação das ações de promoção comercial de produtos, serviços e destinos turísticos brasileiros no exterior, em cooperação com a administração pública federal e em parceria com governos, prefeituras e setor privado. O objetivo é atrair turistas internacionais e fortalecer a economia do país em parceria com os destinos e empreendimentos da cadeia de serviços que fazem a experiência destes turistas inesquecível.
Sobre a ABAV Nacional
A ABAV Nacional (Associação Brasileira de Agências de Viagens) é a entidade brasileira de maior representatividade do agenciamento no turismo nacional. Presente nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal, foi fundada em 1953, e hoje conta com mais de 2 mil empresas associadas, entre agências de viagens, operadoras e consolidadoras, que, juntas, respondem por cerca de 80% de toda a movimentação de vendas e distribuição de produtos e serviços turísticos no País. A ABAV é membro do Conselho Nacional do Turismo desde a sua fundação e integrante do WTAAA – World Travel Agencies Association Aliance, Folatur – Fórum Latino-Americano de Turismo, atuando em prol do agenciamento em nível global.
Sobre a ABAV Expo
A ABAV Nacional organiza a ABAV Expo, que é a maior feira de turismo da América Latina. O evento reúne profissionais do Turismo do mundo todo e é a grande vitrine para o lançamento de novidades e tendências, promovendo um ambiente de negócios, relacionamentos e capacitações. Considerado como o único evento itinerante no país, promove destinos, equipamentos e fornecedores. Sua última edição aconteceu no Riocentro, Rio de Janeiro, em setembro de 2023, sendo considerada a maior feira de Turismo no Brasil dos últimos anos, com mais de 42 mil visitantes.