rede-rs-cidade-2024-plataforma-brasil-inovador-rio-grande-sul-ceo-sos-plano-reconstrucao-retomada-economica-doacoes-governo-gabriel-souza-ocergs-cooperativa
industria-inovadora-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-innovation-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante-cni-sesi-senai-iel-sesi-fiergs-mercopar-feira-caxias-sul-programacao
marcas-e-lideres-2024-top-marketing-advb-rs-vencecores-fotos-corporates-fusao-aquisicao-investimento-rede-brasil-inovador-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante-(2)
rede-brasil-inovador-2024-semana-caldeira-instituto-porto-alegre-rio-grande-sul-ecossistema-inovacao-ia-ai-esg-startup-investidor-universidades-governo-al

ACPA: Prevenção de novos eventos climáticos foi tema de debate

ACPA: Prevenção de novos eventos climáticos foi tema de debate

Como nos prevenir de novos eventos climáticos

Promovido pela Associação Comercial Porto Alegre (ACPA), o MenuPOA desta terça-feira (06/08) teve como tema: “Como nos prevenir de novos eventos climáticos”. O assunto foi apresentado pelo diretor-geral da Defesa Civil de Porto Alegre, Evaldo Rodrigues de Oliveira Júnior, e pelo CEO da Hopeful Brasil, Abner de Freitas.

O presidente em exercício da Associação Comercial, José Paulo Martins, fez a abertura do evento destacando os valores da entidade, como a Livre Iniciativa, a Economia de Mercado e o Respeito ao Estado Democrático de Direita. Ele também evidenciou em sua fala o importante trabalho desenvolvido pelo órgão.

Na sequência, o diretor da Defesa Civil falou sobre a preparação comunitária como fundamental para o enfrentamento de situações como a que o Rio Grande do Sul passou no mês de maio em razão das chuvas. Ele lembrou que prevenção é um tema difícil de se tratar na sociedade brasileira, pois normalmente a atenção ocorre depois dos eventos climáticos, com a mudança de percepção das pessoas sobre os possíveis riscos. Evaldo destacou ainda a importância de se fazer investimentos em equipamentos de monitoramento. Ele também lembrou dos últimos eventos climáticos, iniciados em 2023. Em março, a estiagem, em junho, o ciclone, em setembro, as inundações e deslizamentos, e as chuvas de novembro (segunda maior enchente de Porto Alegre até então), e a grande enchente de maio deste ano, com cinco óbitos registrados na Capital.

O convidado observou ainda que todos esses eventos exigiram ações do poder público e destacou que a Defesa Civil de Porto Alegre passou por uma reestruturação e que está atuando com novos servidores e equipamentos. “Nós tínhamos 11 pessoas trabalhando em uma estrutura física precária, com poucos equipamentos. Hoje, a Defesa Civil de Porto Alegre, além de ter uma sede própria, possui equipamentos atualizados e um quadro em expansão. Então, nós temos uma outra realidade de resposta”, afirmou

O outro palestrante do evento, Abner de Freitas, ressaltou: “vivemos um desastre meteorológico”. Ele afirmou a necessidade de existir uma infraestrutura mínima para reduzir os danos e, principalmente, uma comunidade resiliente. Abner afirmou que as mudanças de percepção estão ocorrendo e a prova disso é o maior interesse pelo assunto em diferentes setores. Igualmente, destacou que as respostas aos desastres são um aperfeiçoamento contínuo, e que o grande benefício é entender o papel de centralidade da Defesa Civil.

Ao final do evento, o presidente em exercício da ACPA entregou a Evaldo uma placa de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela Defesa Civil.