eletrico-inovador-gwm-ora-haval-rede-brasil-inovacao-midia-kit-publicidade-propaganda-marketing-agencia-assessoria-imprensa-leads-vendas-lancamento-4
eletrico-inovador-gwm-ora-haval-rede-brasil-inovacao-midia-kit-publicidade-propaganda-marketing-agencia-assessoria-imprensa-leads-vendas-lancamento-4
Essas quatro startups terão a chance de vivenciar uma imersão completa no SXSW 2025, que ocorrerá entre 7 e 15 de março, em Austin, Texas.

Caldeira: Conheça as 4 startups selecionadas para o SXSW 2025

Após uma jornada de intensa seleção, que envolveu mais de 400 startups de mais de 23 estados brasileiros, o programa Let’s GO to SXSW revelou as quatro startups vencedoras que representarão o Brasil no South by Southwest (SXSW) de 2025, um dos maiores e mais prestigiados eventos de inovação do mundo.

Em 2025, as startups brasileiras Abstra, Aprix, Drome e Planton se juntarão a outras startups e empreendedores ao redor do mundo, trocando experiências e ampliando suas possibilidades de impacto no mercado global. Com o apoio do Instituto Caldeira, Dell Technologies® e Intel Corporation®, o Let’s GO to SXSW tem como objetivo oferecer a empreendedores brasileiros a chance de imersão em um ambiente único, que promove a convergência de ideias inovadoras e disruptivas nas áreas de tecnologia, cultura, música e negócios.

A etapa final da seleção foi marcada por uma pitch competition, na qual 20 startups escolhidas entre as mais de 400 inscrições apresentaram seus modelos de negócios a uma banca de especialistas. A avaliação foi minuciosa e contou com a presença de grandes nomes do setor, como Marcelo Castiglia Pereira, Sales Senior Director na Dell Technologies; Carolina de Oliveira Cavalheiro, Diretora de Novos Negócios e Comunidade no Instituto Caldeira; Marcelo Hoffmann, Founding Partner na ABSeed Ventures; Marta Saft Valli, Senior Vice President of Engineering LATAM na Thoughtworks.

Esses jurados avaliaram critérios cruciais, como escalabilidade, inovação tecnológica, impacto social e ambiental, além da qualidade do time de cada startup. A diversidade também foi um fator importante, com destaque para iniciativas que incluem mulheres em posições de liderança, refletindo o compromisso do programa com a inclusão e a equidade no ecossistema de inovação. Após esse processo rigoroso, as startups Abstra, Aprix, Drome e Planton foram as grandes vencedoras, conquistando a oportunidade de representar o Brasil em um evento que reúne empreendedores, investidores e especialistas de todo o mundo.

As Startups Vencedoras do Let’s GO to SXSW

A Aprix é uma startup especializada em precificação de serviços e produtos. A empresa desenvolve soluções éticas e baseadas no método científico para resolver problemas reais. Dentre suas inovações, ela oferece plataformas de otimização de preços, utilizando inteligência artificial para aumentar a eficiência operacional e estratégica dos processos de pricing. Além disso, a Aprix monitora milhões de preços diariamente, fornecendo dados essenciais para a tomada de decisão em diversos setores, como bancos de investimento, indústrias, transportadoras, entre outros.

Bernardo Queiroz, CRO da Aprix, compartilhou sua experiência com a seleção. “É sempre legal participar de momentos como esse da seleção, especialmente pelo fato de que, para competir com tantas empresas interessantes de todo o país, é essencial o exercício de avaliar tudo o que temos feito por aqui e organizar o raciocínio para expor de maneira coesa e objetiva o trabalho. Nunca é fácil, mas a reflexão é sempre muito rica! No fim das contas, o momento serve para fazer um balanço dos resultados atingidos e dos pontos de melhoria que temos na empresa.”

Ele também destacou suas expectativas em relação ao SXSW. “Pessoalmente, é um evento que sempre tive muito interesse. Desde o ano em que o Hyperloop foi anunciado, fiquei fascinado. Tenho duas expectativas claras. A primeira está mais relacionada ao ambiente de inovação, que é bastante único. Acho fantástica a forma como eles abordam a inovação sob óticas diversas, trazendo música, entretenimento, artes, todos para a conversa. A segunda expectativa é de ordem mais prática: conhecer pessoas, empresas e investidores de todo o mundo e, eventualmente, explorar alguma oportunidade de negócio”

A Abstra é uma ferramenta low-code que permite que empresas criem software e aplicativos internos de forma ágil e simplificada. Com ela, as empresas conseguem desenvolver soluções personalizadas rapidamente, sem a necessidade de conhecimentos técnicos avançados.

Bruno Costa, Fundador e CEO da Abstra, falou sobre o que espera do evento. “Foi uma feliz coincidência esse evento acontecer no momento em que iniciamos nossa expansão internacional. Acredito que bons relacionamentos vão ser construídos a partir desta viagem.”

A Drome é uma empresa que oferece soluções tecnológicas para o monitoramento de insumos sensíveis à temperatura, como medicamentos, vacinas e alimentos. Sua missão é evitar desperdícios causados por falhas de equipamentos e erros humanos, garantindo a integridade e eficácia dos insumos desde a fabricação até a distribuição.

A Planton é uma climatetech que oferece uma solução completa para a gestão das emissões de carbono. A empresa utiliza inteligência artificial para realizar cálculos de inventário e pegada de carbono, além de propor ações de descarbonização, tudo de maneira rápida, precisa e com custos mais competitivos.

Raiane Vargas, sócia fundadora da Planton, comentou sobre a experiência de participar do processo.  “Consegue-se perceber o cuidado e a excelência em cada etapa do processo. Nos sentimos honrados em poder fazer parte desta equipe que irá pra Austin.” Ela também compartilhou suas expectativas.

Assim como quando nos expomos ao sol, ficamos marcados por ele, creio que a exposição a um ambiente tão vivo em tecnologia não nos deixará passar ilesos. Traremos grandes oportunidades e muito conhecimento para o Brasil, certamente.

Essas quatro startups terão a chance de vivenciar uma imersão completa no SXSW 2025, que ocorrerá entre 7 e 15 de março, em Austin, Texas. O evento é uma verdadeira vitrine para o que há de mais inovador no cenário global, reunindo grandes nomes do empreendedorismo, líderes de grandes empresas, investidores e visionários da tecnologia e da cultura. Participar do SXSW significa, para essas startups, uma oportunidade para expandir suas redes de contatos, buscar parcerias estratégicas e se conectar com investidores internacionais.

Durante o evento, as startups terão acesso a palestras, workshops e exposições, além de oportunidades de networking com líderes e tomadores de decisão de todo o mundo. O SXSW é conhecido por ser um ponto de encontro para quem está à frente das tendências globais de inovação.

O programa Let’s GO to SXSW é um catalisador para o crescimento das startups brasileiras, proporcionando visibilidade global e abrindo portas para novos negócios, investidores e colaborações internacionais. O sucesso do programa Let’s GO to SXSW é uma prova do crescente potencial das startups brasileiras, que estão cada vez mais preparadas para competir em um mercado global cada vez mais exigente e dinâmico. Com o apoio de parceiros como o Instituto Caldeira, Dell Technologies e Intel®, essas startups têm agora uma plataforma poderosa para alcançar novos horizontes e acelerar seus negócios para o futuro.

CALDEIRA

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp