rede-rs-cidade-2024-plataforma-brasil-inovador-rio-grande-sul-ceo-sos-plano-reconstrucao-retomada-economica-doacoes-governo-gabriel-souza-ocergs-cooperativa
industria-inovadora-2024-rede-brasil-inovacao-esg-ia-innovation-startup-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante-cni-sesi-senai-iel-sesi-fiergs-mercopar-feira-caxias-sul-programacao
marcas-e-lideres-2024-top-marketing-advb-rs-vencecores-fotos-corporates-fusao-aquisicao-investimento-rede-brasil-inovador-aldo-cargnelutti-ceo-palestrante-(2)

ChocolaTCHÊ de 10 a 11.09.24 em Canoas

ChocolaTCHÊ de 10 a 11.09.24 em Canoas

A segunda edição da Feira e Congresso de Confeitaria Artesanal do RS acontece no Centro de Eventos do ParkShopping Canoas.

Ingressos em: chocolatche.com.br

A segunda edição da ChocolaTCHÊ – Feira e Congresso de Confeitaria Artesanal do Rio Grande do Sul será realizada pelo Instituto Sul Doce nos dias 10 e 11 de setembro, no Centro de Eventos do ParkShopping Canoas, para impulsionar a retomada, a valorização e a qualificação do setor. Maior evento no Sul do Brasil neste segmento, reunirá as principais tendências e grandes nomes do mercado, fornecedores, aulas-show com culinaristas trazendo técnicas e experiências práticas em cozinha colaborativa, grade de mentorias e rodadas de negócio, além de uma programação especial de painéis com histórias de empreendedorismo e receitas para crescer como confeiteiro. Para garantir vaga, as inscrições estão disponíveis via site oficial: chocolatche.com.br.

Considerando o cenário do Estado, após as enchentes, foi escolhido como tema “Passos para Recomeçar – Lute como uma Confeiteira” e a cidade de Canoas, muito impactada com a tragédia, como a sede, simbolizando o foco na superação. Além disso, a ChocolaTCHÊ mobilizará doações para ajudar empreendedores diretamente afetados com as cheias. O mapeamento dos profissionais está sob condução da Associação Gaúcha de Confeitaria Artesanal. “Vamos fomentar a cooperação e continuar incentivando a cultura de parceria, como fizemos na edição de estreia. Há espaço para que todos cresçam e a união, especialmente agora, só nos fortalece”, destaca Mariane Rehm, co-fundadora do Instituto Sul Doce.

“Nosso setor, tão importante na economia, é feito de micro e pequenos negócios. A maior parte deles comandado por mulheres, que trabalham de casa mesmo, buscando a sua realização e independência. Temos o propósito de valorizar quem coloca a mão na massa e de conectar essas pessoas com mais oportunidades de evoluir. Especialmente em gestão empresarial e profissionalização, que são desafios no ramo da confeitaria artesanal”, explica a empresária.

Referências nacionais e protagonistas gaúchos confirmados no congresso

O congresso terá uma programação exclusiva que traz expoentes nacionais e também valoriza protagonistas gaúchos nesta área. Entre os destaques, Mara Cakes – uma das mais reconhecidas empresárias do ramo e criadora do Mara Cakes Fair, considerado o maior evento de confeitaria das Américas. Falando de receitas para o sucesso nos negócios que vão além das massas, recheios e coberturas, ainda estarão Rodney Caco, chef de cozinha, professor e especialista em bolos artísticos; Ana Carolina Couto (a Ana Formiga), culinarista, professora e influenciadora; Tábata Romero, jornalista e confeiteira, que se define como uma “caçadora de tendências” e tem um dos maiores canais do segmento na internet; João Rodrigues, criador do Movimento Comportamento de Dono; e Ricardo Mello, consultor para a alta performance de empresas e CEO da Bello Festas. Entre as referência no RS, estarão em painéis nomes como: Bibiana Loureiro (Consuela’s Brownies); Bruna Longaray (Bruna Trufas); Franciele Ramires (LeFran Doceria); Jeison Scheid (Alfajores Odara); e Marina Berleze (Tua Vitrine – foto de confeitaria).

Programação da feira

O evento conta com mais de 20 marcas apoiadoras, que apresentarão soluções em equipamentos e insumos. E múltiplas ativações de aprendizagem e relacionamento na feira, como o Lounge #gostosoécrescerjunto, para promover networking e parcerias; espaços #inovadoce – laboratório de inovação, criatividade e empreendedorismo – e de benchmark – para imersão nas melhores práticas; além de uma arena com oficinas e workshops – demonstrando técnicas e modalidades como pasta americana, coberturas, tortas, cupcakes e personalizações em doces. Entre as novidades, um laboratório “mão na massa” junto com o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) terá corpo docente ensinando sobre panificação e bolos. Na grade de mentorias para confeiteiros, serão contemplados temas como gestão, produto e marca, em aulas para pequenos grupos com especialistas de cada área. A organização da ChocolaTCHÊ projeta receber cerca de 1.200 visitantes por dia.

Ações sociais

O propósito da ChocolaTCHÊ, desde a sua criação, é potencializar o poder transformador da confeitaria artesanal gaúcha. Por isso, em 2024 o apoio a iniciativas sociais foi ampliado. Entre elas, ingressos sociais, para a visita de 30 jovens atendidos pelo Centro Infanto Juvenil Monteiro Lobato (ONG sediada no bairro Restinga em Porto Alegre), que estão se capacitando para ingressar neste mercado; também vão participar alunos da APAE Porto Alegre. Ambos os grupos terão atividades exclusivas durante a programação, nos dois dias. Além disso, cerca de 80 confeiteiras atingidas pelas enchentes, cadastradas pela Associação Gaúcha de Confeitaria Artesanal, ganharão inscrição gratuita para o evento e um conjunto de itens, entre produtos e materiais de trabalho, que está sendo chamado de “Kit Recomeço”.

A ChocolaTCHÊ é uma realização do Instituto Sul Doce. A edição de 2024 conta com os seguintes apoiadores – patrocínio Diamond: AND Equipamentos; patrocínio Ouro: Harald Chocolates, Sul Doce Atacado & Varejo, Mix e Selecta Chocolates; patrocínio Prata: Vabene, Iceberg Chef e Associação Brasileira do Comércio de Artigos para Festas (Asbrafe); patrocínio da Cozinha Colaborativa: Arcólor; Cotas  de Apoio: Mago Indústria, Gustosia e Blend, Armazém do Mercado, Divine Chocolates, Mercado de Ideias, Panfácil, Nestlé, Solrak, Florestal Alimentos e Festcolor; Apoio Institucional: Lucrima, Central das Embalagens, JJ Doces, Baggio Festas; Lola Doces e Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Estado do Rio Grande do Sul.

Programação do Congresso:

DIA 10 DE SETEMBRO (terça-feira)

10h – Abertura do Credenciamento

10h30 – PALESTRA “Mentalidade Empreendedora”
Com Mara Cakes, empresária da confeitaria

11h30 – PALESTRA “Como ser um empreendedor de sucesso no meio da tempestade”
Com João Rodrigues, empresário e criador do Movimento Comportamento de Dono

14h – PAINEL “Diante dos obstáculos, você desiste ou persiste?”
Com Jeison Scheid, fundador da Alfajores Odara; Franciele Ramires, da LeFran Doceria; João Rodrigues, consultor e empresário, e Mediação da jornalista Bruna Magalhães

16h – PALESTRA “Vendas: como vender, onde vender e porquê vender – Arte e Ciência”
Com Ricardo Mello, consultor de empresas e CEO da Bello Festas

20h – Encerramento do primeiro dia

DIA 11 DE SETEMBRO (quarta-feira)

10h – Abertura do Credenciamento

10h30 – PALESTRA “Gestão 360º da Confeitaria”
Com o Chef Rodney Caco

11h30 – PALESTRA “Presença profissional no digital: passos para vencer o amadorismo”
Com Marina Berleze, criadora da Tua Vitrine – foto de confeitaria

14h – PAINEL “O sucesso não acontece sem superar barreiras”
Com Bibiana Loureiro, da Consuela’s Brownies; Bruna Longaray, CEO da Bruna Trufas, e Mediação de Silvia Rachewsky, gerente Comercial e Marketing do Shopping Total

16h – PALESTRA “Produto e experiência: como provocar sentidos e sabores”
Com Ana Carolina Couto (Ana Formiga), culinarista, influenciadora e professora em confeitaria e panificação

18h – PALESTRA “Ontem virou hoje e o hoje já é passado”
Com Tábata Romero, jornalista, confeiteira e caçadora de tendências

20h – Encerramento do evento

SERVIÇO
2ª ChocolaTCHÊ – Feira e Congresso de Confeitaria Artesanal do Rio Grande do Sul
Data e horários: 10 e 11 de setembro de 2024, das 10h às 20h
Local: Centro de Eventos do ParkShopping Canoas (Av. Farroupilha, 4545 – Canoas/RS)
Ingressos e programação: https://www.chocolatche.com.br

Sobre o Instituto Sul Doce
O Instituto Sul Doce é o braço educacional nas áreas da confeitaria, gastronomia e panificação da Sul Doce Atacado & Varejo, que possui 44 anos de mercado. Para fortalecer o segmento de confeitaria e proporcionar qualificação aos profissionais da área, a Sul Doce Atacado & Varejo criou o Instituto Sul Doce, considerado o primeiro centro de capacitação na Zona Sul de Porto Alegre. Com cursos livres e rápidos, o objetivo é fomentar o empreendedorismo artesanal e familiar, impulsionando a economia local e a atuação profissional, valorizando o chef culinarista gaúcho e o protagonismo de professores, técnicos e especialistas do Rio Grande do Sul. A partir de 2023, o Instituto Sul Doce também lançou e promove a ChocolaTCHÊ – Feira e Congresso de Confeitaria Artesanal do Rio Grande do Sul.