Todos os brasileiros e brasileiras podem sugerir propostas de políticas públicas para serem recomendadas à nova Estratégia Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (ENCTI) que será construída após a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (5CNCTI). O evento, de caráter consultivo, iniciou nesta terça-feira (30), no Espaço Brasil 21, em Brasília (DF), e seguirá até a quinta-feira (01). As sugestões poderão ser feitas durante os três dias de evento.
O mecanismo servirá para sistematizar as propostas numa única plataforma, chamada de Strateegia, criada pela empresa pernambucana TDS Company, instalada no Porto Digital do Recife. A Subcomissão de Sistematização e Documentação da conferência fica na coordenação deste processo.
As propostas podem ser sugeridas via Plataforma de Recomendações no site – https://5cncti.org.br/plataforma-de-recomendacoes/ ou pelo QrCode da imagem. Ao entrar, o participante deve cadastrar o seu nome e e-mail, criar senha e clicar no hexágono azul. Na plataforma, o participante poderá recomendar uma ou mais proposta(s), além de curtir e/ou comentar as recomendações de outras pessoas.
As recomendações devem estar dentro dos quatro eixos temáticos que são diretrizes da conferência:
Eixo I – Recuperação, expansão e consolidação do Sistema Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação
Eixo II – Reindustrialização em novas bases e apoio à inovação nas empresas Eixo III – Ciência, tecnologia e inovação para programas e projetos estratégicos nacionais; e
Eixo IV – Ciência, tecnologia e inovação para o desenvolvimento social.
A 5CNCTI é uma realização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com organização do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE), unidade vinculada ao ministério e tem patrocínio do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal e da Finep.