Iniciativa “Apoiando Comunidades Afetadas por Inundações” integra as ações sociais do Souh Summit Brazil
Por Luciana Salimen
A comunidade do bairro Rio Branco, em Canoas, recebeu uma ação social do South Summit Brazil, conduzida pelo Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática (CCARC), na noite desta quinta-feira (13). Intitulada Supporting Communities Affected by Floods (Apoiando Comunidades Afetadas por Inundações), a atividade consistiu em ouvir a população e debater soluções para os obstáculos enfrentados durante e após as cheias.
“Este trabalho de escuta de quem foi mais afetado pelas cheias é fundamental para que a gente construa planos de ação adequados às realidades de cada comunidade”, explicou o professor Joel Goldenfum, secretário executivo do Comitê Científico.
“Mais do que respostas emergenciais, é essencial construir soluções de longo prazo junto com as populações atingidas, garantindo que sejam protagonistas desse processo. Somente com cooperação e compromisso podemos fortalecer redes de apoio, ampliar a resiliência e criar caminhos mais justos e sustentáveis para o futuro”, afirmou Manuela Fonseca, coordenadora de Avaliação, Monitoramento e Aprendizagem do Regenera RS.
A ação também acontecerá nas cidades de Alvorada (14/03) e Eldorado do Sul (17/03) e seus resultados serão apresentados durante o South Summit, que acontece de 9 a 11 de abril, no Cais Mauá, em Porto Alegre. O evento é correalizado pelo governo do Estado.
Depoimentos
Durante a reunião, a comunidade relatou os desafios vividos durante a enchente, desde as adversidades enfrentadas no auge das cheias até o momento de reconstrução e pós-enchente. A dinâmica foi dividida em três momentos: Memórias do Desastre, Um Olhar para o Futuro e Síntese e Priorização.
“Fiquei três meses fora de casa”, contou Rafaela Cavalheiro, moradora do bairro Fátima. “Vim até aqui hoje para ser ouvida e contribuir para as soluções. É bom ouvir as diferentes visões de quem foi atingido. Assim se constrói uma estratégia para situações futuras”, complementou.
Mara Madril, que reside no bairro Rio Branco, compartilha da mesma opinião: “É muito importante o que está acontecendo aqui hoje para estarmos preparados caso aconteça de novo. Na enchente de maio ninguém estava. Não sabíamos o que fazer”.
A ação Supporting Communities Affected by Floods (Apoiando Comunidades Afetadas por Inundações) é promovida pelo Comitê Científico de Adaptação e Resiliência Climática em parceria com a Central Única das Favelas Rio Grande do Sul (Cufa RS) e o fundo filantrópico Regenera RS.
Ações Sociais do SSB
Previstas para acontecer antes, durante e depois do evento, tanto na Capital quanto no interior, as ações sociais do South Summit Brail 2025 são focadas em diferentes grupos da comunidade gaúcha e incluem envolvimento de palestrantes, economia circular, dinâmicas artísticas, iniciação empreendedora, capacitação em inovação e tecnologia, entre outras iniciativas.
As iniciativas têm à frente a Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) e a Secretaria Extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade (Seidape). Todas elas estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas e buscam promover um acesso mais amplo ao ecossistema de inovação e empreendedorismo.
Clique aqui para mais informações.