Cônsul geral dos Estados Unidos em Porto Alegre desde setembro, Jason Green foi recebido pelo presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, nesta quinta-feira. Green e Bier conversaram sobre a situação da indústria e do Estado após as enchentes do primeiro semestre. O presidente reforçou a importância de contar com o apoio dos EUA neste momento. “Vamos precisar muito de vocês, da experiência que possuem, para nos ajudar”, disse.
Uma das propostas do consulado é a elaboração de um programa para o Rio Grande do Sul nesta área de desastres naturais, já que o país tem bastante conhecimento sobre o tema. A FIERGS é convidada para participar em 2025 deste programa, que mostrará como os EUA se preparam e atuam para enfrentar estes fenômenos da natureza.
Foto: Dudu Leal
Claudio Bier apresentou a Jason Green os quatro pilares de sua gestão: Inovação, Competitividade, Retenção de Talentos e Reconstrução da Indústria. Comentou sobre os desafios até 2027 e ressaltou que a FIERGS é a primeira federação industrial do país a contar com um CEO, Paulo Hermann, que esteve na reunião ao lado de Bier e do gerente de relações internacionais e comércio exterior da FIERGS, Luciano D’Andrea. Pelo consulado, participaram ainda a assessora para assuntos políticos e econômicos, Aline Dalla Vecchia, e a conselheira para assuntos políticos e econômicos, Katie Hughies.
No ano passado, a corrente de comércio entre Brasil e Estados Unidos superou os US$ 74,8 bilhões, queda de 15,6% na comparação a 2022. Já com o RS, o impacto da queda foi ainda maior, 27,4% (em um total de US$ 3,5 bilhões comercializados).