A assinatura foi realizada durante painel na Expofavela – Foto: Jéssica Moraes/Ascom Sict
Executado pela Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia, programa visa levar inovação para dentro das periferias
O governo do Estado, por meio da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict), assinou um termo de colaboração com a Central Única das Favelas (Cufa) para a execução do programa Comunidades Inovadoras. A assinatura foi realizada na manhã desta sexta-feira (29/11) durante painel na Expofavela, maior feira de empreendedorismo do Brasil, que acontece no Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Também participaram da atividade a Secretaria da Cultura (Sedac) e o programa RS Seguro.
Durante a atividade, o secretário-adjunto interino da Sict, Sandro Kirst, destacou a importância de levar a inovação para a periferia do Rio Grande do Sul. “A inovação precisa impactar a vida das pessoas, mas inovação não se faz sozinho. Por isso, o RS Seguro é nosso parceiro nisso, em levar para dentro das comunidades o que importa para cada uma delas.”
Conforme Krist, a equipe do programa vai até as comunidades e conversa com as lideranças para identificar quais as necessidades e estruturas disponíveis. “Estamos atuando em quatro municípios neste momento: Porto Alegre, Pelotas, Santa Maria e Caxias do Sul, e no ano que vem vamos ampliar para oito cidades”, destacou.
“É uma alegria assinar esse projeto. Estamos confiantes que vai ser um sucesso. Estamos abrindo hub de inovação nas periferias e também já temos parceiros da iniciativa privada nos auxiliando para receber as pessoas”, comentou o coordenador da Cufa RS, Júnior Torres.
Além da assinatura, o painel contou com a apresentação do RS Seguro, realizada pelo secretário-executivo Antônio Padilha, e teve também a participação de Clara Tonelli, da Sedac, que destacou as iniciativas da pasta dentro do programa.
Comunidades Inovadoras
O programa Comunidades Inovadoras é uma iniciativa da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) que visa promover a inovação social em áreas vulneráveis do Estado. O objetivo é levar a inovação para dentro das comunidades, prevenindo a violência e promovendo a cultura de paz. O Comunidades Inovadoras será executado nos territórios do Programa RS Seguro COMunidade, que faz parte do RS Seguro.