No painel “Missão Ásia e transformações energéticas: oportunidade para municípios”, realizado na tarde desta quinta-feira (20/02) durante a Assembleia de Verão da Famurs, o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos, deu detalhes sobre a missão ao Japão e à China, realizada entre 18 e 27 de novembro de 2024, junto ao governador Eduardo Leite, ao presidente da Famurs, Marcelo Arruda, e outras lideranças do estado, que buscou parcerias para o Rio Grande do Sul em estratégias de desenvolvimento sustentável e resiliência climática.
Durante a missão ao Japão foram realizados encontros com a Toyota e Mitsubishi Heavy Industries, visando oportunidades de negócios e expansão de projetos no estado, incluindo veículos movidos a hidrogênio verde. Um memorando de entendimento foi assinado com a Shizen Energy para estudar a viabilidade de um parque eólico offshore no litoral gaúcho. E também foram visitados centros de excelência em gestão de desastres e inovação, buscando aprimorar a resiliência climática do estado.
Já na China, foram realizadas reuniões com empresas como Huawei e BYD, com foco em mobilidade sustentável e tecnologia de ponta, explorando possibilidades de investimentos no Rio Grande do Sul, além da participação no evento International Supply Chain Expo (CISCE) em Pequim, destacando as potencialidades econômicas do estado em um estande próprio.
Em sua explanação, Lemos falou de um dos resultados da missão: a aprovação de um projeto estratégico para a elaboração de um “Master Plan”, visando a produção e consumo de hidrogênio verde no Rio Grande do Sul, através do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão (METI). “Nossa missão consolidou parcerias, e uma delas foi junto ao METI, do Japão, que deve fazer com que o nosso estado tenha, ainda neste ano, a possibilidade de iniciar a implementação de uma fábrica que irá produzir hidrogênio verde no estado, reforçando o compromisso do Estado com a sustentabilidade e a inovação energética”, afirmou.
Para o presidente Arruda, essa foi uma oportunidade dos prefeitos terem mais detalhes sobre o processo de transição energética que o estado está buscando e que, após essas parcerias firmadas, está mais próxima de acontecer. “Tive a oportunidade de acompanhar a missão e reitero que o governador Eduardo Leite, o secretário Artur Lemos e outras lideranças do estado estão fazendo é muito importante, com um dos maiores investimentos em produção de hidrogênio verde do Brasil. Certamente é um momento oportuno para desenvolvermos as nossas cidades, mostrar o potencial energético que o RS tem e atrair cada vez mais investimentos e inovação em nossos municípios”, finalizou.
A Assembleia segue com programação até esta sexta-feira (21/02). O evento recebe o patrocínio master de Banrisul, Secretaria de Turismo do RS (Setur) e Caixa, e o patrocínio de Corsan, Serpro, 1Doc, Badesul, BRDE, GovBR, Aprende Brasil, Crea-RS, CSG, Kunzler e Shantui, Gestão, XCMG e GRA, No Paper Clound, Priori e LiuGong, Monteiro e Monteiro, A Página, Recicle Bem, Moinhos de Vento, GlobalGov, Somos, Delta, Editora do Brasil, Portal de Compras Públicas, Geap, Lux, Delta, Kodefy, MasperTV, Banco do Brasil. A assembleia também recebe apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), Planalto, Emater e Sorvelândia.