Entrega dos troféus contemplou as grandes áreas da ciência e uma startup.
Com edição especial, quatro agraciados receberam o troféu do Prêmio.
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – (Fapergs) realizou a entrega do troféu alusivo à edição especial do Prêmio Pesquisador Gaúcho 2024, nesta quinta-feira (5), no Palácio Piratini, na presença do governador Eduardo Leite, integrando a solenidade de comemoração dos 60 anos da Fundação.
O Prêmio Pesquisador Gaúcho é um reconhecimento ao trabalho de pesquisadores e profissionais que se destacaram na academia, nos setores público e empresarial. O prêmio incentiva a cultura da inovação nas cadeias produtivas e a integração entre governo, comunidade científica e meio empresarial para a geração de melhorias à sociedade gaúcha.
Na sua 14ª edição, a premiação ganhou uma roupagem especial, com quatro categorias, três delas são das grandes áreas da ciência e uma é dedicada à startup que atuou de forma significativa no período das enchentes no Rio Grande do Sul. Os quatro agraciados são das seguintes categorias: Pesquisador Destaque em Ciências Exatas; Pesquisador Destaque em Ciências Humanas; Pesquisador Destaque em Ciências da Vida e Startup Inovadora.
As indicações ao prêmio mobilizaram a comunidade científica gaúcha, que, com a participação de Institutos de Ciência e Tecnologia (ICTs) e empreendedores, realizaram a submissão dos concorrentes para premiação desta edição especial.
Conheça os agraciados do Prêmio Especial Pesquisador Gaúcho 2024:
Destaque em Ciências Exatas – Éder Cláudio Lima – UFRGS
Destaque em Ciências Humanas – Claudia Lima Marques – UFRGS
Destaque em Ciências da Vida – Adriano Brandelli – UFRGS
Startup Inovadora – TideSat – UFRGS
Fotos: Neitor Correa