Feira Brasileira do Varejo (FBV) 2025 será um evento carbono neutro
Trabalho contará, ainda, com um diagnóstico completo do escopo de práticas ambientais, sociais e de governança da feira
A sustentabilidade e as boas práticas ambientais vão ganhar um papel de maior protagonismo na Feira Brasileira do Varejo (FBV) deste ano. O evento promovido pelo Sindilojas Porto Alegre e Sebrae RS de 21 a 23 de maio, no Centro de Eventos da Fiergs, na Capital, chega a sua 11ª edição tendo a parceria da startup gaúcha AKVO ESG, de Erechim, que atuará na implementação de um programa de compensação de emissões para tornar a feira um evento carbono neutro.
Inédita, a iniciativa inclui, ainda, a elaboração de um relatório ESG que fará um diagnóstico completo do escopo de práticas ambientais, sociais e de governança do evento a fim de influenciar a tomada de decisão de processos de melhoria a serem implementados ou aperfeiçoados em edições futuras da feira. Segundo a organização da FBV, todo o trabalho reflete a valorização do pilar sustentabilidade enquanto diferencial competitivo dentro da estratégia em que atuam os principais players do setor no mundo. Outras ações sustentáveis estarão presentes no evento e serão divulgadas oportunamente.
Carbono neutro
Tanto a implementação do programa de compensação de emissões quanto a elaboração do relatório ESG são feitas em diferentes etapas – algumas já em curso. As ações executadas nos períodos pré, durante e pós-evento incluem iniciativas que vão desde o mapeamento e a avaliação do local, montagem e desmontagem da infraestrutura da feira, geração e destinação de resíduos, gestão de fornecedores e produtos alinhados com boas práticas sustentáveis, entre outras.
Com um Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), a organização da feira fará a compra de créditos de carbono certificados para sua compensação, tornando-a um evento Carbono Neutro. Cada tonelada de CO2 emitida pela FBV equivale a um crédito de carbono. O valor correspondente será utilizado como incentivo financeiro para projetos de preservação e combate ao desmatamento de florestas. O cálculo será feito dentro da Plataforma AKVO com base na metodologia GHG Protocol, reconhecida mundialmente.
Para o relatório ESG, o trabalho será orientado pela aplicação da norma técnica ISO 20121, principal norteador internacional para a realização de eventos de grande porte.
“Com o inventário final, além de aplicar o plano de compensação, vamos auxiliar a organização da feira a formular novas ações sustentáveis para as próximas edições”, explica o diretor técnico da AKVO ESG, Thomaz Tomazoni. Surgida em 2022, a AKVO ESG oferece soluções em três grandes áreas: agronegócio, empresas e eventos. Neste último segmento, a companhia tem acumulado experiências em feiras de grande representatividade no Rio Grande do Sul, como a Mercopar e a Gramado Summit.
FBV 2025
Focada nos pilares tecnologia, inovação e empreendedorismo, a FBV 2025 espera receber mais de dez mil pessoas no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, de 21 a 23 de maio. Em sua 11ª edição, o evento contará com mais de 70 horas de programação e mais de 100 palestrantes que irão dividir os palcos Negócios, Mão na Massa, MKT & Vendas e Pequenos Gigantes para abordar alguns dos principais temas que são tendência no segmento, como novos modelos de negócios, venda online, redes sociais, experiência do consumidor e Inteligência Artificial (IA).
SERVIÇO
O que: 11ª Feira Brasileira do Varejo
Quando: de 21 a 23 de maio (quarta a sexta-feira)
Onde: Centro de Eventos da Fiergs (Avenida Assis Brasil, 8787 – bairro Sarandi – Porto Alegre)
Horário: 10h às 19h
Ingressos: Link
Mais informações: Link