A edição 2024 do Encontro Sindical do Sistema FIERGS reuniu representantes de Sindicatos de diferentes regiões do Estado, na sede da entidade, nesta quinta-feira (12). Um momento de rever os resultados do ano que está terminando e iniciar os preparativos para enfrentar os desafios de 2025. Na abertura do evento, o presidente do Sistema FIERGS, Claudio Bier, ressaltou que a missão da entidade só é possível graças à dedicação de cada Sindicato. “Vocês trazem as demandas e perspectivas que moldam o presente e o futuro da indústria. As enchentes trouxeram sofrimento, mas também mostraram a força da nossa união. Muitos lideraram ações para apoiar comunidades e empresas, demonstrando o verdadeiro espírito da indústria: solidariedade, adaptação e compromisso. Unidos, superamos limites, posicionando nossas indústrias como referência em qualidade, competitividade e responsabilidade social”, declarou Bier.
Já a diretora de Relações Institucionais do Sistema FIERGS, Ana Paula Werlang, reforçou os quatro pilares definidos pela atual gestão. “A competitividade é sobre garantir que a gente consiga crescer e se destacar, sem perder a essência de quem somos. A inovação, não como tecnologia ou grandes laboratórios, pode ser uma ideia simples que resolve um problema. E só conseguimos inovar de verdade quando escutamos, quando aprendemos com quem está na linha de frente – vocês e as empresas que representam”, refletiu a diretora. Também mencionou que o terceiro pilar, a retenção de talentos, mostra a importância de pessoas preparadas para os desafios e as mudanças. “E temos a reconstrução. Sabemos que o cenário não está fácil, mas quando caímos, levantamos mais fortes. E, mais do que isso, levantamos juntos”, finalizou Ana Paula.
A gerente da Unidade de Desenvolvimento Sindical (Unisind) da FIERGS, Patrícia Manica, apresentou alguns dos principais serviços oferecidos aos 107 sindicatos filiados à FIERGS. Entre eles, estão ações técnicas, como o apoio às negociações coletivas, assessoria e consultoria jurídica, suporte institucional e de comunicação, bem como eventos de qualificação e troca de conhecimento, entre eles o Congresso Sindical da Indústria, as visitas técnicas a empresas e feiras de negócios.
Outro ponto importante são os incentivos às iniciativas desenvolvidas pelos Sindicatos, como o Programa de Apoio a Projetos Sindicais 2024-2025 (Prosind), que, neste ano, teve 50 projetos contemplados, totalizando a participação de 56 sindicatos. Já o Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Empresas Industriais 2023-2026 (Procompi), com dez projetos em execução e outros quatro aprovados e prontos para sair do papel.
No Encontro Sindical, uma das tradições é a homenagem aos Sindicatos Industriais de todo o Estado, que completam décadas de atividades na defesa das indústrias. Confira os premiados de 2024:
90 anos
Sindicato da Indústria do Arroz no Estado do Rio Grande do Sul
Sindicato Interestadual da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e Rodoviários
80 anos
Sindicato das Indústrias de Celulose, Papel, Papelão, Embalagens e Artefatos de Papel, Papelão e Cortiça do Rio Grande do Sul
Sindicato das Indústrias de Olaria e de Cerâmica para Construção no Estado do Rio Grande do Sul
Sindicato da Indústria da Pesca, de Produtos Derivados da Pesca e Armadores de Pesca do Estado do Rio Grande do Sul
60 anos
Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Cachoeira do Sul
Sindicato da Indústria de Óleos Vegetais no Estado do Rio Grande do Sul
Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias de Pelotas, Morro Redondo e Capão do Leão
50 anos
Sindicato da Indústria da Construção Civil de Caxias do Sul
30 anos
Sindicato das Indústrias da Alimentação de Bento Gonçalves
Sindicato das Indústrias de Calçados de Dois Irmãos
FIERGS