O segundo dia do Fórum da Liberdade começa com recorde de público nesta sexta-feira (4), na PUCRS, em Porto Alegre. Conforme a diretoria do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), que organiza o evento, 6,6 mil pessoas se inscreveram para acompanhar os mais de 70 palestrantes em três palcos diferentes. O número anterior que foi superado, do ano passado, era de 6 mil pessoas.
O recorde foi anunciado pela presidente do IEE, Paola Coser Magnani, durante a abertura oficial do Fórum da Liberdade, na quinta-feira (4). Ela discursou para uma plateia repleta, focando no tema do evento, “Coragem para Escolher”. “Saber fazer escolhas, necessariamente, passa por uma virtude esquecida nos dias de hoje. Falamos muito em sermos éticos, termos moral, sermos coerentes e bondosos, mas esquecemos que, diante do medo, do temor e da intimidação, somente a coragem pode nos fazer agir”, declarou.
A abertura levou também muita emoção durante a entrega dos prêmios Liberdade de Imprensa e Libertas. Filha do comunicador Silvio Santos, falecido no ano passado, Renata Abravanel falou sobre o pai e da luta dele por uma imprensa livre e responsável. “Meu pai foi um grande defensor intransigente da liberdade de imprensa e de expressão, da independência da imprensa, e compreendia que uma sociedade livre e democrática precisa de veículos de comunicação que atuem com credibilidade, imparcialidade e responsabilidade”, afirmou.
Em seguida, o empresário Leonardo Fração, um dos criadores do Instituto Cultural Floresta (ICF), recebeu o Prêmio Libertas e dedicou sua fala ao momento mais difícil de sua vida, a luta contra a leucemia. Ele fez uma alusão ao tema do evento a partir desse desafio particular. “Crescemos ouvindo que a nossa vida é resultado das nossas escolhas. É mentira. Apenas parte de nossa vida é resultado delas. A outra parte é sorte mesmo. A sorte tem papel gigantesco, muito mais do que gostamos de admitir. Eu não escolhi ter leucemia, ela me escolheu. Mas o jeito que eu encarei, me alimentando disciplinadamente, me exercitando todos os dias e tendo a sorte de ter uma leucemia tratável, me tiraram de lá”, relatou.
Os painéis do dia trataram de negócios (com Laércio Cosentino, Pedro Bartelle e Sônia Hess), Educação (com Johanna Karanko, Leonardo Pascoal e Renato Feder), geopolítica (com Marcos Troyjo) e liberdade de expressão (com André Marsiglia, Karim Miskulin e Marcel Van Hattem).
Presidente do IEE, Paola Coser Magnani, durante a abertura oficial do Fórum da Liberdade.
Nesta sexta-feira, a programação do Fórum da Liberdade se alonga durante todo o dia:
9h – Além do Verde: O Pilar Econômico da Sustentabilidade, com Antônio da Luz, Gustavo Montezano e Mario Haberfeld
10h30 – Sucesso: Sorte ou Escolha, com Edu Lyra, Giovanna Mel e Renato Moicano
12h – Os Bastidores do Poder, com Christian Lohbauer e Nikolas Ferreira
14h – O Preço das Escolhas: O Brasil e a Estabilidade Econômica, com Adolfo Sachsida, Bruno Carazza e Solange Srour
15h30 – Alcançando a Paz Através da Prosperidade Econômica, com Fleur Hassan-Nahoum
16h15 – Lançamento do 29º Pensamentos Liberais
16h30 – Qual é o Futuro do Brasil?, com Eduardo Leite e Romeu Zema
18h – Impérios, Mercados e Guerras: O Futuro da Ordem Global, com Adriano Gianturco, André Lajst e Daniel Mitchell
19h30 – Mídia e Liberdade: Quem Narra a Narrativa?, com Ana Campagnolo, Caio Coppolla e Samy Dana