eletrico-inovador-gwm-ora-haval-rede-brasil-inovacao-midia-kit-publicidade-propaganda-marketing-agencia-assessoria-imprensa-leads-vendas-lancamento-4
inovadores-pix-midia-tv-corporativa-endomarketing-comunicacao-interna-plataforma-app-celular-imidia-sala-espera-renan-rede-brasil-inovador
midia-inovadora-anamid-find-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-rede-brasil
“Precisamos qualificar nossos jovens para um mercado de trabalho que cada vez mais será exigente e disruptivo”, disse Gabriel - Foto: Rodrigo Ziebell/GVG

Gabriel Souza aborda a crise climática e os impactos sociais no RS em painel no SSB

Vice-governador apresentou as ações e políticas públicas do governo para atender os mais atingidos e os desafios

O vice-governador Gabriel Souza abordou, nesta sexta-feira (11/4), no palco do Demo Stage, no Cais Mauá, os impactos sociais dos eventos meteorológicos que, somados aos desafios demográficos, impactam a formação do capital humano no Estado. No painel realizado no South Summit Brazil 2025, correalizado pelo governo do Estado e coordenado pelo gabinete do vice-governador, Gabriel também apresentou políticas públicas do Estado para melhorar os índices escolares e ações para a primeira infância.

Gabriel Souza iniciou a apresentação falando sobre os impactos das enchentes de 2023 e 2024, que atingiram especificamente de forma mais grave a população mais vulnerável, que inclui crianças e adolescentes, os quais tiveram seus estudos comprometidos de diversas formas. “Crianças e adolescentes são os que mais sofrem com esses impactos, porque estão em plena fase de desenvolvimento. Aqui no Estado, cerca de 740 mil estudantes ficaram sem poder ir às aulas em razão das consequências dos desastres climáticos”, explicou.

O vice-governador apresentou as políticas públicas já implementadas e que foram ampliadas para mitigar as consequências dos desastres climáticos. Uma delas é o Todo Jovem na Escola, que fornece apoio financeiro como forma de incentivo à permanência de estudantes do ensino médio na comunidade escolar. “Quando a gente fala sobre esse tipo de auxílio, é pensando na qualificação do maior patrimônio do nosso Estado, que é o capital humano. A nossa população hoje conta com menos jovens em relação às gerações passadas e isso é preocupante. Precisamos qualificar nossos jovens para um mercado de trabalho que cada vez mais será exigente e disruptivo. Por isso, manter o jovem na escola é o primeiro passo para garantir um futuro melhor e diminuir nossos índices de evasão que hoje são preocupantes”, avaliou.

O programa fornece uma bolsa mensal de R$ 150 para estudantes da rede de ensino estadual que tenham ao menos 75% de frequência. Segundo o vice-governador, esse investimento também evita gastos ainda maiores com os jovens fora da escola.

Gabriel também citou as políticas estaduais de apoio à primeira infância e citou a necessidade de ações que engajem o cuidado e a dedicação às crianças de zero a seis anos. “A primeira infância é a faixa etária de ouro de qualquer indivíduo, em que não pode ter violência, não pode ter trauma, não pode ter doenças graves. Precisamos cuidar muito das crianças nessa fase da vida, que começa desde a gestação”, explicou.

O vice-governador também reforçou o compromisso do governo do Estado de, até o final de 2026, alcançar o índice de 50% das escolas de Ensino Médio em tempo integral. Hoje, 27% das escolas de ensino médio já estão nesses moldes no Estado.

Gabriel finalizou lembrando que a preparação do Rio Grande do Sul para um futuro mais resiliente passa pela pelos avanços em infraestrutura, sistemas de drenagem, diques, pontes e estradas mais robustas, mas que acima de tudo isso é preciso cuidar das pessoas. “Não podemos esquecer do nosso ativo mais importante, que são os gaúchos e as gaúchas. Somos a quarta economia nacional, líder de inovação em virtude da qualidade da nossa mão de obra, da nossa população. Nesses tempos de crise climática, o mais importante é cuidar de políticas públicas para qualificar nosso capital humano”, finalizou citando o Plano Rio Grande, programa de Reconstrução, Adaptação e Resiliência Climática que propõe medidas para atenuar os impactos causados pelas enchentes que assolaram o Estado em 2024.

Texto: Dayanne Rodrigues e Juliana Affeldt/Ascom GVG
Edição: Éder Kurz/Secom

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp

Gabriel Rosa

Especialista em comunicação corporativa, Gabriel Rosa é editor de conteúdo no Inova Canoas. Estamos promovendo a inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br

Gabriel Rosa

Especialista em comunicação corporativa, Gabriel Rosa é editor de conteúdo no Inova Canoas. Estamos promovendo a inovação, impulsionando negócios e acelerando o crescimento. Participe!

+55 11 94040-5356 / rede@brasilinovador.com.br