Associação Médica do Rio Grande do Sul foi expositora no maior evento de inovação em saúde do Sul do Brasil
A Health Meeting – Business & Innovation, realizada no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre, reuniu, ao longo de três dias, profissionais e estudantes da área da saúde para uma imersão nos avanços tecnológicos que estão transformando a prática da Medicina. O evento iniciou na segunda-feira, 11 de novembro, e estendeu-se até o final desta quarta-feira, dia 13, com uma programação composta por feira, congressos, fóruns e palestras. Visando promover a atualização contínua, a Associação Médica do Rio Grande do Sul foi uma das expositoras do evento, apresentando o conceito de formação médica de excelência, enfatizando o papel essencial da Prova AMB/AMRIGS, que será aplicada neste domingo, 17 de novembro, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.
“A Prova AMB/AMRIGS é um instrumento que acompanha as transformações da Medicina e tem a finalidade de preparar os jovens médicos para os desafios da Residência, com uma estrutura cada vez mais consistente e atualizada”, explica o diretor de Comunicação da AMRIGS, Dr. Marcos André dos Santos. Ele ressalta que a inclusão de uma referência em São Paulo, neste ano, facilita o acesso dos candidatos e amplia o alcance da avaliação.
Centro de Simulação e Treinamento AMRIGS
O evento também ofereceu ao público a oportunidade de explorar novas tecnologias aplicadas à Medicina. No estande da AMRIGS, foi apresentado o avançado equipamento de realidade virtual Lap Mentor, voltado para cirurgias videolaparoscópicas e utilizado no Centro de Simulação e Treinamento AMRIGS, em parceria com o Instituto Simutec. “Essa feira proporciona aos profissionais e acadêmicos um contato direto com inovações que aceleram a aprendizagem e a qualificação médica. Hoje, é essencial que todos se mantenham em constante atualização, pois a tecnologia tem se mostrado uma aliada indispensável para o desenvolvimento de competências”, completa Dr. Marcos. Durante a Health Meeting, os visitantes puderam testar o aparelho, como fez a estudante de Medicina Amanda Brandt, que saiu impressionada com a precisão.
“Foi minha primeira experiência com uma máquina desse tipo, mas, pelo que conheço de outros modelos, nenhum oferece tanto realismo quanto este. Já assisti a algumas cirurgias, e a sensação que ele proporciona é realmente próxima do que vivemos em um centro cirúrgico. Quando simulamos a retirada da vesícula, por exemplo, a resposta é muito fiel à realidade. Isso agrega muito ao nosso conhecimento, bem mais do que treinar com métodos antigos, como o uso de feijões”, relata Amanda.
A participação da Associação Médica do Rio Grande do Sul na Health Meeting – Business & Innovation reforçou o compromisso da entidade com a promoção da excelência na formação médica e com a integração de tecnologias avançadas à prática da Medicina, além de reafirmar o papel e a missão da instituição gaúcha como promotora de conhecimento técnico-científico.
Redação: Marcelo Matusiak
Sobre a AMRIGS
A Associação Médica do Rio Grande do Sul é uma organização sem fins lucrativos voltada para a atualização do conhecimento técnico-científico e para a realização de debates científico-culturais relacionados à saúde, à Medicina e à vida profissional. Desde o momento de sua fundação em 1951, a AMRIGS integra a vida do médico em todas as etapas da profissão, tendo como objetivos:
Fomentar a ciência e a cultura médica;
Promover a defesa profissional;
Fortalecer o associativismo e a representatividade médica;
Ser influenciadora como entidade protagonista de ações em prol da saúde.
Saiba mais:
https://www.amrigs.org.br/