A Health Meeting Business & Innovation é a primeira feira na área da saúde no Sul do Brasil e vai acontecer de 2 a 4 de outubro no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre. Durante os três dias de feira, os participantes entrarão em contato com alguns dos temas mais relevantes da área da saúde durante o Fórum Health Meeting. Com curadoria científica do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (SINDIHOSPA), o evento trará para o centro do debate, assuntos essenciais para o setor.
A entidade, que reúne as principais instituições de saúde da capital, realizará quatro eventos paralelos à programação:
– 7ª Jornada de Estudos sobre Processamento de Produtos para Saúde (02/10)
As instituições de saúde, em especial os hospitais, tornaram-se sistemas organizacionais complexos, diferenciando-se de qualquer outra instituição de prestação de serviço. Essa complexidade é composta pelo advento da resistência de microrganismos, o surgimento de novas tecnologias e pela necessidade de conciliar o atendimento ininterrupto, seguro e eficiente aos pacientes. Nesse cenário, o papel do CME vai, além de garantir a qualidade do processo, buscar melhorias e soluções para questões relativas à segurança no processamento de produtos para a saúde. Clique aqui para conferir a programação e fazer a sua inscrição!
– 8ª Jornada de Farmácia Hospitalar (03/10)
Na Farmácia vivenciamos diariamente os desafios permanentes de novas recomendações, diretrizes, tecnologias, programas, legislações e a efetiva aplicação destas na prática clínica, em todos os segmentos do ciclo da assistência farmacêutica, com ênfase nas ações que refletem qualidade e segurança ao paciente. Um evento para os profissionais que buscam acompanhar essas constantes evoluções, que tem como base no compromisso com a excelência nos processos de gerenciamento e uso de medicamentos. Clique aqui para conferir a programação e fazer a sua inscrição!
– 4º Encontro Nacional de Gestão Ambiental (03/10)
A sustentabilidade ambiental envolve muitos fatores, sobretudo quando concerne estabelecimentos de saúde, grandes consumidores de insumos como materiais, água e energia. A utilização de mecanismos de gestão ambiental pode contribuir significativamente na sustentabilidade econômica e financeira das nossas instituições, necessidade premente de todos os serviços da saúde. Clique aqui para conferir a programação e fazer a sua inscrição!
– 2º Encontro da Cadeia de Suprimentos (04/10)
O evento trará importantes debates para qualificar a gestão de suprimentos hospitalares, compartilhando cases e contando com palestrantes de referência no setor. Um momento de atualização, interação e troca de experiências, no qual contaremos com renomados convidados e parceiros. Clique aqui para conferir a programação e fazer a sua inscrição!
Sobre a Health Meeting
A Health Meeting – Business & Innovation é a primeira feira internacional de saúde no Sul do Brasil e vai acontecer em Porto Alegre, de 2 a 4 de outubro, no Prédio 40 da PUCRS, em Porto Alegre. O evento é direcionado para executivos e gestores de hospitais, clínicas e outros negócios da área, health techs, médicos, enfermeiros e demais profissionais. Credenciamento gratuito para visitação da feira no site: https://www.hmbrasilfeiras.com.br/
Quem Somos
A Health Meeting – Business & Innovation nasce da vontade de pessoas e instituições ligadas ao setor de saúde. É a primeira feira internacional na área da saúde da região sul do Brasil e vai trazer grandes oportunidades de negócios e networking para o desenvolvimento do setor no Estado. Um evento direcionado para executivos e gestores de hospitais e clínicas, médicos, enfermeiros e demais profissionais e empresários da área da saúde, que vai fortalecer o setor através da promoção de conhecimento, geração de negócios e acesso às últimas tecnologias. Nos dias 2, 3 e 4 de outubro, o espaço de 5 mil metros quadrados do Centro de Eventos da PUCRS em Porto Alegre contará com expositores das maiores marcas de produtos, serviços e equipamentos médicos, hospitalares e de laboratórios, além de um Fórum com extensa programação que abordará os principais desafios e soluções para a saúde em todos os níveis.
Por que Porto Alegre?
O Rio Grande do Sul possui um ambiente fértil para o setor da saúde. Prova disso é que existem hoje no Estado 19 Universidades de Medicina; 277 mil profissionais; 600 hospitais, entre públicos e privados, com mais de 17 mil leitos disponíveis; além de mais de 17.000 consultórios e 6.500 farmácias. Como um todo, o setor de saúde no Rio Grande do Sul faturou 10.8 bilhões de reais em 2019 (ABRAMGE). Por sua vez, a capital gaúcha vive um momento único e vibrante. Impulsionada pela visão inovadora da sua gente, a cidade é hoje a capital do Brasil com o melhor ambiente de negócios, segundo o Ministério da Economia. Ao longo dos últimos anos, tornou-se também uma referência em saúde, um verdadeiro HUB preparado para atender a sua população e também visitantes de outras partes do país e exterior com serviços de classe mundial.
Objetivos
• Proporcionar aos executivos, gestores hospitalares e profissionais de saúde o compartilhamento de conhecimentos em gestão e inovação na área da saúde.
• Conectar o mercado e aproximar compradores e fornecedores do setor da saúde, promovendo relacionamentos entre eles, grandes negócios e parcerias.
• Posicionar o setor da saúde de Porto Alegre no mapa dos grandes eventos do país e do Mercosul.
Estrutura
Área de 5.600m² sendo 900m² para congressos e 4.700m² para montagem da feira, recepção e ruas. A Feira terá uma grande arena com capacidade para 900 pessoas, podendo ser utilizada de forma fracionada com mais de um palestrante utilizando os equipamentos de escuta individual.
Por que participar?
Gere negócios dentro do mercado de saúde: Encontre novos clientes, parceiros e investidores para o seu negócio. Conheça as últimas inovações em saúde: Uma área da feira será reservada para as Startups que desenvolvem soluções para a área da saúde. Exponha a sua marca para o ecossistema de saúde: Líderes de mercado, gestores, investidores, médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde circulando durante os três dias de feira. Conecte-se com novas oportunidades de negócios: Potenciais clientes, parceiros de negócios e investidores, todos reunidosem um mesmo ambiente.
Quem Realiza
HM BRASIL FEIRAS E EVENTOS
A empresa nasce com o propósito de fortalecer o setor de saúde através da promoção de conhecimento, geração de negócios e acesso às últimas tecnologias. Buscamos conectar o mercado aproximando fornecedores, compradores e profissionais do setor da saúde, promovendo relacionamentos, gerando negócios e parcerias. Com a experiência de mais de 15 anos de seus diretores em feiras e congressos nacionais e internacionais nas áreas de saúde, moda e beleza, promovemos eventos presenciais potencializando a construção coletiva através de parcerias com Empresas, Governos e Instituições/Entidades do setor.
Comissões e Curadoria
Comissão: captação e seleção de startups
SEBRAE (Ana Paula Rezende, Paula Emília, Jakson)
GROW (Andréia Dullius, Augusto Bombassaro)
VENTIUR (Carlos Klein)
TECNOPUC (Rafael Baptista)
Comissão: organização geral e marketing
HM Brasil (Gilmar Dalla Roza)
UFRGS (Andréa Rehm)
Curadoria Científica
Prof. Geraldo Jotz
Dr. Salvador Gullo Neto
Prof. Alsones Balestrin
Alessandra Dewes (SINDIHOSPA)
Localização
PUCRS – Prédio 40
Av. Ipiranga, 6681 – Partenon, Porto Alegre – RS, 90619-900
A Health Meeting Business & Innovation vai trazer muito conhecimento, gerar negócios e apresentar as últimas novidades e inovações no setor.
De 2 a 4 de outubro, das 10 às 19h, no Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre. Durante os três dias de feira, os profissionais entrarão em contato com alguns dos temas mais relevantes da área da saúde durante o Fórum Health Meeting. Com curadoria do SINDIHOSPA, o fórum traz para o centro do debate assuntos essenciais para o setor. Dividido em três eixos de conhecimento: GESTÃO, INOVAÇÃO e ASSISTÊNCIA 4.0, serão abordados temas como: as novas tendências no mercado de saúde, ESG, gestão assistencial e financeira, eficiência operacional, cooperativismo, inteligência artificial em saúde, tendências na área, saúde baseada em valor, desospitalização, experiência do paciente e muito mais. Além do Fórum, quatro eventos da programação anual do SINDIHOSPA terão espaço na feira: 4º Encontro Nacional de Gestão Ambiental, 2º Encontro da Cadeia de Suprimentos de Saúde, 8ª Jornada de Farmácia Hospitalar e 7ª Jornada de Processamento de Produtos para a Saúde.
Eventos confirmados
FÓRUM HEALTH MEETING
Durante os dias 2, 3 e 4 de outubro acontece o Fórum Health Meeting. O evento foi dividido em três grandes eixos de conhecimento: GESTÃO, INOVAÇÃO e ASSISTÊNCIA 4.0. Com curadoria do SINDIHOSPA (Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre), o Fórum traz para o centro do debate assuntos essenciais para a área da saúde com a presença de palestrantes de todo o país. Convidamos você a participar deste momento de atualização sobre as novidades que estão pautando o setor de saúde em todo o país.
Comissão Organizadora
Alessandra Dewes (SINDIHOSPA)
Gilmar Dalla Rosa (HM Brasil)
Adriana Wander (Hospitalar Atenção Total à Saúde)
Ana Paula Rezende (SEBRAE)
André Wajner (CEO IMPROVE)
Fabricio Avini (CEO da Care Intelligence – Inteligência Artificial para saúde)
Geraldo Aguiar (Hospital Ernesto Dorneles)
Rafael Guerra (UNIMED POA)
Salvador Neto (SAFETY4ME)
PALESTRANTES
Eixo: Gestão | 02 de outubro
Alceu Alves da Silva
Formado em Ciências Contábeis e Administração Hospitalar. Vice-Presidente da MV, empresa líder no seguimento de Tecnologia de Informações na área da saúde, com atuação em todo o Território Nacional e na América Latina – Recife PE. Conselheiro Fiscal da Rede Mater Dei de Saúde – Belo Horizonte – MG. Conselheiro do Real Hospital Português – Recife – PE. Conselheiro do Hospital Santa Marta – Brasília – DF. Conselheiro da Rede de Franquias de Clínicas DocctorMed – São Paulo;
Conselheiro do Hospital Santa Lúcia – Cruz Alta – RS. Conselheiro do Instituto RAIAR , instituição filantrópica privada destinada a Alfabetização de Crianças – Brasília. Professor, Consultor e Coordenador dos Programas de Pós-Graduação na Área da Saúde da Fundação Don Cabral , 7º melhor Escola de Negócios do Mundo – Nova Lima – MG. Professor do Curso de Pós Graduação da Fasaúde – Porto Alegre – RS. Professor da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS – São Leopoldo – RS. Professor do Curso de Pós Graduação da FEEVALE – Novo Hamburgo – RS. Membro Titular da Academia Brasileira de Administração Hospitalar – desde outubro de 1997- Rio de Janeiro – RJ. Fellow do Colégio Brasileiro de Executivos Hospitalares – CBEXs.
Elenara Ribas
Médica intensivista, especialista em gestão em saúde, especialista em melhoria pelo IHI, parte do grupo de especialista da IsQua, educadora de ferramentas de trabalho em equipe para segurança – TeamSTEPPS. Yellow bel em valor em saúde.Consultora médica de projetos pelo HIAE. Experiência em implantação de melhoria da qualidade em larga escala, gestão de qualidade e segurança e equipe de alto desempenho.
André Wajner
Doutor em Cardiologia (UFRGS), Mestre em Epidemiologia (UFRGS), Senior Fellow em Hospital Medicine (Society of Hospital Medicine, EUA) e Fellow em Epidemiologia (Erasmus University e Netherlands Institute for Health Sciences, Holanda) e Fellow do American College of Physicians (ACP). Atualmente é CEO da Eficiência Hospitalista e Improve e Professor da Fundação Dom Cabral e Hospital Israelita Albert Einstein. Membro fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar – SOBRAMH (Gestão 2017/21), Preceptor da Residência de Medicina Interna do Hospital Nossa Senhora da Conceição (RS) (2008/2019) e Consultor médico do Hospital Sírio-Libanês (2019/20).
Elizandra Borba
Bacharelado em Enfermagem , especialista em: Formação Pedagógica de Docentes para Educação Profissional Técnica e Tecnológica pela Faculdade de Tecnologia Saint Pastous. Administração Hospitalar e Negócios em Saúde pelo IAHCS. Cuidados Paliativos pela Faculdade Unyleya. Gestão de Resíduos Sólidos Hospitalares pela Facuminas. Gestão e Governança Corporativa direcionada às práticas de ESG pela Faculdade Metropolitana ( em andamento). Coordenadora de Gestão Ambiental no Hospital Ernesto Dornelles. Responsável pelo Projeto de Implantação ESG. Membro do Comitê de Gestão Ambiental e de Hotelaria do SINDIHOSPA.
Emerson Irion de Oliveira
Fabio Milman
Mestre pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Especialista em Direito Civil – Contratos, pela Universidade Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Autor dos livros “Franchising”, Editora Livraria do Advogado, “Impropriedade processual: comportamento das partes e de seus procuradores no processo civil”, Editora Forense, e “Partes, procuradores, litisconsórcio e intervenção de terceiros”, Editora Verbo Jurídico. Colaborador em obras coletivas, articulista e parecerista.
Fernando Andreatta Torelly
Graduado em Ciências Econômicas pela PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Especialista em Gestão de Recursos Humanos, Administração Hospitalar e Negócios na Saúde e mestrado em Administração de Empresas. Administra hospitais desde 1988. Atuou como Vice-Presidente do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, CEO do Hospital Moinhos de Vento e Diretor Executivo do Hospital Sírio Libanês.
Atualmente ocupa o cargo de CEO–Superintendente Corporativo do HCor, Hospital do Coração SP, também é idealizador e administra o grupo Voluntários da Saúde, composto por profissionais da saúde que dedicam parte do seu tempo em apoiar, voluntariamente, a qualificação da gestão em saúde no país.
Fernando Ritter
Secretário da Saúde do Município de Porto Alegre. Ex-secretário de Saúde do municípios de Canoas
Ex-diretor da Vigilância em Saúde do município de Porto Alegre. Dentista Sanitarista. Mestre em Epidemiologia. Doutor em Odontologia. Professor em Odontologia pela PUCRS
Francisco Balestrin
Graduado em Medicina. Residência Médica em Administração em Saúde no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Especialista em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Presidente do SindHosp – Sindicato dos Hospitais, Clínicas, Laboratórios e Estabelecimentos de Saúde do Estado de São Paulo I 2020 – atual. Presidente do Conselho de Administração do CBEXs – Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde | 2015 – atual. Diretor Adjunto do COMSAÚDE – Comitê da Cadeia Produtiva da Saúde e Biotecnologia, da FIESP – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo | 2016 – atual. Presidente do Conselho de Administração da ANAHP – Associação Nacional de Hospitais Privados | 2012 – 2018. Presidente da IHF – International Hospital Federation (Associação Mundial de Hospitais) | 2017 – 2020.
Gerson Luis da Silva
Graduado em Comunicação Social pela PUC/RS e em Direito pela Universidade Luterana do Brasil. Tem MBA em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É mestre em Administração com ênfase em Marketing pela UFRGS com mestrado sanduiche nas escolas de negócio de Paris (HEC) e Barcelona (EAD). Tem longa experiência em área corporativa atuando como executivo em Recursos Humanos, Mercado e Marketing. É Diretor Institucional voluntário da ABRH-RS. Atualmente é Gerente Executivo de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Unimed Porto Alegre.
Gustavo Justo Schulz
Médico formado na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Residência Médica em Cirurgia Geral no Serviço de Cirurgia do Aparelho Digestivo (CAD) – HC/UFPR, Residência Médica em Cirurgia do Aparelho Digestivo no Serviço de Cirurgia do Aparelho Digestivo (CAD) – HC/UFPR. Mestrado em Clínica Cirúrgica no Departamento de Cirurgia do Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pós Graduação Latu Sensu em Gestão de Saúde pelo Hospital Sírio-Libanês / Fundação Dom Cabral. Pós Graduação Latu Sensu em Gestão de Emergências pelo Hospital Sírio-Libanês / Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP). MBA em Gestão e Inovação em Saúde pela Faculdade Unimed. Professor da Universidade Positivo. Speaker da Bayer Pharmaceutycals na área de desenvolvimento de protocolos de prevenção do tromboembolismo venoso em pacientes hospitalizados. Atual Diretor de Práticas Assistenciais do Hospital Nossa Senhora das Graças em Curitiba-PR.
Henri Siegert Chazan
Advogado e Empresário. Proprietário do Residencial Geriátrico Pedra Redonda Ltda. Diretor da Viveo. Presidente do SINDIHOSPA – Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre.
Membro do Moderna Idade – Núcleo de residenciais geriátricos do SINDIHOSPA e Conselheiro Titular do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.
Jorge Bajerski
Graduado em Farmácia pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Administração Hospitalar pelo IAHCS – Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde e PUC-RS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Administração de Empresas pela PUC-RS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Atuando no Hospital de Clínicas de Porto Alegre – HCPA desde 1988, inicialmente na área técnica e posteriormente na gestão. Desde 2015 como Diretor Administrativo. Desde 2015 sou Conselheiro de Administração do Sindihospa. Desde 2017 Presidente do Conselho Fiscal da BB Previdência – Fundo de Pensão do Banco do Brasil.
Leandro Firme
Gestor de Serviços da Saúde e Professional Coach, Graduado em Administração, com Especialização em Administração Hospitalar, MBA em Gestão Financeira e Controladoria, MBA em Contabilidade – Governança e Controle e MBA em Liderança, Inovação e Gestão 3.0. Ampla experiência em planejamento, liderança e gestão de projetos com foco em: (remodelagem organizacional, processo de gestão da mudança, cultura organizacional, recuperação econômica e financeira, turnaround, start de operações, inovação, plano de viabilidade e expansão de novos negócios), com atuação em operadora de planos de saúde, hospitais públicos e privados.
Miguel Paulo Duarte
Executivo Sênior, Economista, Administrador, especialista em Finanças e Controladoria, Administração Hospitalar e Docência do Ensino Superior, graduando em Matemática. Possui formação em Conselheiro Profissional pela PUC-PR, perito e auditor econômico financeiro, Auditor em gestão da qualidade para instituições saúde.
Robson Morales
Administrador Hospitalar. Mestre em Eng. De Produção – UFRGS. Profissional Certificado em Healthcare Compliance. Estudou melhoria da qualidade em serviços de saúde na Escola de Saúde Pública de Harvard. Especialista em Economia e Finanças e Gestão Empresarial – PUC. Vice-presidente do Colégio Brasileiro de Executivos da Saúde Chapter RS. Conselheiro do Instituto Brasileiro de Saúde. Empresário Proprietário da Florence Hotelaria Assistida e Morada 60+.
Rogério Almeida
Gestor Ambiental com especialização em Gestão e Educação Ambiental. Atualmente, coordenador de meio ambiente do Hospital Moinhos de Vento.
Eixo: Inovação | 03 de outubro
Alvacir Prietos Bertazzo
Ana Carolina Campos
Breno Duarte
Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário UNA-BH, atualmente é Diretor Executivo e de Novos Negócios no Grupo IAG Saúde. Mestre em Gestão de Serviços de Saúde e de Enfermagem pela UFMG. Especialista em DRG pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais.
Carlos Klein
Co-fundador e Diretor de Investimentos da Ventiur Aceleradora. Investidor e mentor de Startups. Graduado em Economia e Mestre em Administração pela UFRGS. Foi fundador e CEO Centro Universitário FADERGS. Foi COO da Uniritter, também COO do IBGEN, Head de Ensino, Pesquisa e Inovação da Santa Casa de Porto Alegre e Head de Inovação do Hospital São Lucas e Coordenador do BIOHUB ambos da PUCRS. Conselheiro da SBDC – Sociedade Brasileira de Desenvolvimento Comportamental.
Cristiane Pimentel Hernandes
Médica pela Universidade Católica de Pelotas, com residência médica em Infectologia pela Universidade de Ciências da Saúde, Mestrado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Título de Especialista em Medicina de Família e Comunidade. Atua como Coordenadora Médica das áreas de Atenção e Promoção à Saúde da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, e é consultora da Unimed Federação do RS. Atualmente é doutoranda em Promoção da Saúde na Universidade de Santa Cruz do Sul.
Cristiano Englert
Médico anestesiologista, empreendedor, investidor anjo
Professor MBA PUCRS em inovação na saúde.
Fundador da plataforma Connext Health.
Daniel Giccheri
Sócio Fundador do Grupo São Pietro.
Graduado em Administração de Empresas pelo Insper/SP.
Mestre em Administração de Empresas pela PUC-SP – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Conselheiro de Administração do Sindihospa.
Membro da CBEXs e associado a SBAO.
Diego Ramirez
Fabricio Avini
CEO da Care Intelligence – Inteligência Artificial para saúde. Fundador da Salux e Investidor/Conselheiro em Healthtechs. Mais de 27 anos de experiência em software para saúde. MBA Executivo em Saúde HMV/FGV com extensão nos EUA. Mestrado Unisinos e Poitiers, França. Doutorado em negócios e inovação. Reconhecido duas vezes como um dos 100+ Influentes da Saúde. Prêmio Destaque Indústria Health IT na South American Health Exhibition.
Fabricio Campolina
É referência no setor quando o assunto é tecnologia, inovação e transformação digital e, atualmente, é presidente da Johnson & Johnson MedTech Brasil. Graduado em ciência da computação pela UFMG, possui ainda MBA em administração de negócios pela Duke University, onde se graduou entre os top 10% de sua classe. Foi também presidente do conselho da ABIMED, onde liderou o processo de reposicionamento estratégico da associação, e é membro-fundador do Instituto Coalização Saúde.
Flávio Bordignon da Silva
Bacharel em Sistemas de Informação e Pós-graduado em Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação, ambos pela PUCRS. Profissional com mais de 10 anos de atuação na área de T.I. em Saúde, compreendendo todos os processos inerentes às práticas de gestão hospitalar, nos segmentos Privado e SUS. Hoje atua como Coordenador de Tecnologia do Hospital São Lucas da PUCRS.
Henrique Dias
Doutor em Ciência da Computação pela PUCRS, com projeto focado em Inteligência Artificial na Saúde, premiado durante três anos consecutivos no Latin America Google Research Awards como uma das pesquisas mais relevantes para computação. Atualmente, o pesquisador se dedica à NoHarm, startup sem fins lucrativos, gratuita para o SUS, que tem como objetivo desenvolver tecnologia para trazer mais segurança para os pacientes. A NoHarm já foi contemplado em editais do CNPq e da Fundação Bill e Melinda Gates.
Hilton Mancio
Atualmente exerce a Superintendência Executiva da Associação Dr. Bartholomeu Tacchini, tendo nos últimos 24 anos atuado em funções de direção em grandes empresas do setor saúde e outros. Atualmente, é diretor da Federação dos Hospitais e Estabelecimentos de Saúde do Rio Grande do Sul (Fehosul) e membro do Conselho Fiscal da Associação Nacional dos Hspitais Privados (Anahp). É formado em Administração de Empresas pela PUCRS com especialização em Gestão da Qualidade, Dinâmica de Grupo e também tem formação como Conselheiro de Administração pela Fundação Dom Cabral. Possui ainda MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral e Post-MBA pela Kellogg Graduate School of Management.
João Batista Loredo de Souza
José César Batista
Kevin Yun Kim
Gerente de Educação e Projetos Médicos Estratégicos do Hcor
Dermatologista e Doutorando pela Faculdade de Medicina da USP
Médico assistente do Departamento de Dermatologia da EPM-UNIFESP
Leandro Firme
Gestor de Serviços da Saúde e Professional Coach, Graduado em Administração, com Especialização em Administração Hospitalar, MBA em Gestão Financeira e Controladoria, MBA em Contabilidade – Governança e Controle e MBA em Liderança, Inovação e Gestão 3.0. Ampla experiência em planejamento, liderança e gestão de projetos com foco em: (remodelagem organizacional, processo de gestão da mudança, cultura organizacional, recuperação econômica e financeira, turnaround, start de operações, inovação, plano de viabilidade e expansão de novos negócios), com atuação em operadora de planos de saúde, hospitais públicos e privados.
Luciano Lorenz
Atualmente Fundador e CEO/CIO da WebMed. Bacharel em Sistemas de Informação, Administração, MBA em Gestão e Saúde, BSC e Gestão de Projetos. Atuou como Consultor na área de saúde de 2006 até dezembro de 2020, em áreas estratégicas, processos, projetos, implantando Lean Healthcare e BSC; com a expertise em avaliação e abertura de novos negócios em saúde, alavancagem orgânica; como também, forte atuação em players da saúde em redução de endividamento e solvência.
Luis Fernando de Aguiar Goulart
Gerente Corporativo de Tecnologia da Informação da Associação dos Funcionários Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Mantenedora do Hospital Ernesto Dornelles e do Hospital Regional de São Jerônimo) e colaborador do Centro de Inovação e Tecnologia em Saúde do Hospital Ernesto Dornelles (CITS). Formação Acadêmica: Administrador com especialização em Gestão de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), especialização em Ciências de Dados pelo Instituto de Gestão e Tecnologia da Informação (IGTI) e Mestrando em Administração e Negócios pela PUCRS pesquisando a temática da informação relacionada à experiência do paciente nas organizações hospitalares.
Luiz Carlos Pinto
Engenheiro Civil UFRGS (1989). Mestre em Engenharia Civil/Construção/Durabilidade do Concreto (PPGEC/UFRGS,1994). PhD em Civil Engineering/Gestão da Conservação de OAEs (Leeds University, 1998). Professor Titular – Departamento de Engenharia Civil. Coordenador do Grupo de Pesquisa LEME (Laboratório de Ensaios e Modelos Estruturais). Coordenador do Grupo de Pesquisa GRID (Gestão de Riscos de Desastres). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (2009-2013). Diretor da Escola de Engenharia (2012-2020). Membro do Conselho do Parque Científico e Tecnológico ZENIT. Membro do Conselho Superior da FAPERGS
Membro do Conselho de Inovação e Tecnologia da FIERGS. Membro do Comitê de Engenharias da Mobilização Empresarial pela Inovação da CNI. Membro do Angels Investors Club. Membro do Comitê Gestor da Aliança pela Inovação UFRGS-PUCRS-UNISINOS (2018-2020). Coordenador do PACTO ALEGRE – Pacto de Inovação de Porto Alegre (desde 2018). Secretário de Inovação de Porto Alegre (desde 2021).
Melina Schuch
Superintendente de estratégia e mercado na Associação Hospitalar Moinhos de Vento, lidera projetos de abertura de novos negócios e de remodelamento dos processos de gestão e governança. Possui graduação em comunicação social – relações públicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS e especialização em administração em saúde pela Fundação Getúlio Vargas – FGV. É certificada pela Academy of Competitive Inteligence – ACY como profissional de inteligência master level e pela PROSCI® em Gestão de Mudança.
Rafael Cremonese
Médico intensivista de formação, atuando na área de gestão desde 2010. Atualmente Diretor Geral do Hospital Mãe de Deus, um dos dez melhores Hospitais do Brasil e também vice-presidente do Sindihospa.
Rafael Felipe Spier
Formado em Sistemas de informação pela FACCAT, com MBA em Gestão de Negócios de TI e Inovação pela Unisinos. Certificado CpTICS, pela Sociedade Brasileira de Informática na Saúde em 2017. Na Unimed Porto Alegre há 10 anos, atuou em grandes projetos estratégicos como o Portal Unimed, o de Inovação e de Canais Digitais de cliente. Participou da construção do primeiro time ágil da Unimed e atualmente atua como Consultor Especialista de Sistemas no time de arquitetura da Unimed, onde realiza concepção e definição de soluções tecnológicas para atender as áreas de negócio da cooperativa.
Saulo Mengarda
Diretor geral do Hospital São Lucas da PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Administrador, especialista em Gestão Hospitalar e Serviços de Saúde e Qualidade e Segurança no Cuidado do Paciente. Tem domínio em operações de hospitais de diversas complexidades e forte atuação na gestão estratégica com foco na qualidade e melhoria contínua, com conquistas de certificações nacionais e internacionais da área da saúde, como a Acreditação ONA, Qmentum e MEG (Metodologia de Excelência em Gestão). Entre outras habilidades e experiências, Saulo também conta com grande experiência na implantação e gerenciamento de sistema de custos hospitalares.
Vitor Ferreira
Atuando no setor saúde, como executivo Sênior, expertise em: Gestão | Estratégia | Tecnologia da Informação | Processos | Operações | Contas | Qualidade | Gestão de Projetos e Inovação. Fala sobre inovação, gestão em saúde, tecnologia digital, liderança positiva e tecnologia da informação. MBA em Gestão Estratégica de Hospitais (IACHS) e em Gestão da Inovação em Saúde (Butantã). Gerente de TI do Hospital Moinhos de Vento/RS. Presidente da ABCIS. Coordenador do GT de TI da Anahp. Coordenador do Grupo de Negócios em Saúde da Sucesu-RS.
Eixo: Assistência 4.0 | 04 de outubro
Adriana Wander
Sócia fundadora da Hospitalar ATS, da Clínica de Internação La Fontana e da Happy Saúde – Gestão de Saúde Populacional. Coordenadora do Núcleo de Alta Segura e Desospitalização do Sindihospa. Formada em Administração de Empresas – PUC-RS. Especialista em Administração Hospitalar – IAHCS. MBA em Gestão de Saúde pela FGV.Pós-MBA em Governança Corporativa – Unisinos
Adriano Londres
Socio fundador da Arquitetos da Saude, consultoria técnica em saúde
Ex-Diretor de Negócios Empresariais da Qualicorp
Ex-Superintendente Comercial do Hospital do Coração (SP)
Fundador e ex-Diretor da Associação Nacional de Hospitais Privados (ANAHP)
Ex-Presidente do Sindicato de Hospitais do Município do Rio de Janeiro (SINDHRIO)
André Wajner
Doutor em Cardiologia (UFRGS), Mestre em Epidemiologia (UFRGS), Senior Fellow em Hospital Medicine (Society of Hospital Medicine, EUA) e Fellow em Epidemiologia (Erasmus University e Netherlands Institute for Health Sciences, Holanda) e Fellow do American College of Physicians (ACP). Atualmente é CEO da Eficiência Hospitalista e Improve e Professor da Fundação Dom Cabral e Hospital Israelita Albert Einstein. Membro fundador e presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar – SOBRAMH (Gestão 2017/21), Preceptor da Residência de Medicina Interna do Hospital Nossa Senhora da Conceição (RS) (2008/2019) e Consultor médico do Hospital Sírio-Libanês (2019/20).
Carlos Dias
Daniela Medeiros
Formada em Administração Hospitalar e Direito, com especializações em Direção Hospitalar e Gestão em Novos Negócios de Saúde. Profissional com 23 anos de atuação na área da saúde e executiva por 8 anos na Unimed Porto Alegre. Atuação nas áreas de negociação, inovação, liderança, gestão de processos e projetos. Experiência em VBHC, modelos assistenciais, novos modelos de negócios, regulação (ANS), gestão comercial em saúde, gestão de operações, gestão de rede prestadora, supply chain, marketing e Recursos Humanos. Professora, palestrante e pesquisadora no tema Saúde Baseada em Valor (VBHC), com diversos cases implementados. Amplo conhecimento em gestão de custo assistencial, com importantes implementações em Modelos Assistenciais, atuação em ineficiências, auditorias e coordenação de cuidado e desenho de modelos de incentivos para gestão da sinistralidade. Experiência e resultados no ciclo da receita, com reversão de cenário econômico atuando em recuperação de ticket, por meio de processos comerciais hospitalar e eficiência em faturamento, foco em processos e performance.
Fabrício Fonseca
Médico – Residência médica em Medicina Interna. MBA em Gestão de Serviços em Saúde Pela Fundação Getúlio Vargas (FHV). Fellow pelo Colégio Brasileiro de Executivos em Saúde (CBEX). Fellow pela Society of Hospital Medicine (SHM). Atual: Presidente da Sociedade Brasileira de Medicina Hospitalar (SOBRAMH) e Diretor Médico na Eficiência Hospitalista.
Frederico Berardo
Formação pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) – 1979. Residência Médica em Medicina Preventiva – Departamento de Medicina Preventiva – FMUSP – 1980 a 1982. Formação em Epidemiologia de Doenças Crônicas Não Transmissíveis – Organização Pan-americana de Saúde – 1988. Sócio Fundador e Diretor de Relações Institucionais da Premium Care – Clinica de Transição, desde 2007. Professor convidado do Curso de Administração em Saúde – PROHASA – FGV. Presidente da ABRAHCT – Associação Brasileira de Hospitais e Clínicas de Transição
Gisele Alsina Nader Bastos
Médica de Família e Comunidade; Mestrado e Doutorado em Epidemiologia; Fellow na Universidade de Oxford; Yellow e Green Belt em VBHC; Consultora de VBHC; Professora Associada da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre e Diretora de Operações da Santa Casa de Misericórdia de Poro Alegre
Juliana Correia
Enfermeira com MBA em Gestão, Inovação e Serviços em Saúde pela PUCRS e especialização em urgência e emergência. Atuando como Enfermeira Analista de Práticas Médicas e do Núcleo de Apoio e Planejamento da Alta do Hospital BP – Beneficência Portuguesa de SP unidade Paulista, com objetivo na coordenação do cuidado de casos com demanda assistenciais pós alta, buscando estratégicas e solucionadores para promoção da continuidade de cuidado e nos objetivos de alta segura, experiência em gestão de protocolos institucionais, contribuição no desenvolvimento, análise e divulgação dos indicadores, assegurando os padrões de qualidade para segurança do paciente, inserida na Gerência de Práticas Médicas.
Juliana Raphaeli
Graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Pós Graduada em Gestão em Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Membro do Grupo Técnico de Terapia Nutricional no Domicílio – COREN-RS. Atua na área de Atenção Domiciliar no âmbito do SUS, desde 2015. Coordenadora de 12 equipes de Atenção Domiciliar no município de Porto Alegre – RS. Coordenadora de 01 equipe de Atenção Domiciliar no município de Santo Antônio da Patrulha – RS;
Mauricio Menna Barreto
Salvador Gullo Neto
Cirurgia o geral e do aparelho digestivo. Mestre e Doutor em Ciências da Saúde. MBA em gestão de serviços de saúde. Professor da Escola de Medicina da PUCRS. CEO da plataforma SAFETY4ME
Autor dos livros: O novo Mindset médico. Segurança do paciente – a verdadeira revolução da saúde.
Seméia Corral
Enfermeira. MBA em Gestão Estratégica FARGS – Faculdades Rio Grandenses. Mestre em Engenharia Biomédica PUCRS – Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutorado em Ciências da Saúde PUCRS – Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Especialista em Melhoria pelo IHI ( Institute for Healthcare Improvement). Diretora da Corral&Associados – Consultoria em Saúde e Educação. Docente de Pós Graduação do IDOR – Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, IPOG – Instituto de Pós-Graduação do RS e PUCRS – Pontifica Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
Tiago Ramos
Gerente Médico do Hospital Mãe de Deus e Líder do Escritório de Valor em Saúde. Dr. Tiago Ramos possui ainda grande experiência em gestão na área da saúde, com especialização em Gestão de Operações em Saúde e Ferramentas Avançadas de Gestão Lean aplicadas a Serviços de Saúde (UFRGS), MBA em Gestão, Inovação e Serviços em Saúde, pela PUCRS e Yellow Belt em VBHC pelo Value Based HealthCare Center Europe.
PROGRAMAÇÃO
07h30 | Recepção | |
08h15 | Boas-vindas/Abertura | |
08h30 | Saúde pós-pandemia – novas tendências no mercado da saúde
Palestrante: Moderador: |
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09h30 | ESG – Environmental, Social and Governance: cases práticos
A implantação de boas práticas ESG em um Hospital de 60 anos Eixo Ambiental Eixo Social Eixo Governança Moderador: |
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11h00 | SOLENIDADE DE ABERTURA COM AUTORIDADES | |
12h00 | VISITAÇÃO À FEIRA E INTERVALO PARA O ALMOÇO | |
14h00 | O executivo de saúde do futuro
Palestrante: Moderador: |
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15h15 | A responsabilidade das instituições de saúde por eventos adversos
Palestrante: Moderadora: Elenara Ribas – PROADI SUS/RS |
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16h | Gestão assistencial e eficiência operacional: fazendo mais com menos
Palestrantes: Moderador: |
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17h | Gestão financeira e cooperativismo
Palestrantes: Moderador: |
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17h50 | Se eu voltasse a ser executivo hospitalar
Palestrante: Moderador: |
|
18h50 | Encerramento |
07h30 | Recepção |
08h15 | Boas-vindas/Abertura |
08h30 | Transformação digital e o futuro da saúde
Palestrantes: Moderador: |
09h30 | As dores dos CEO’s no cenário da inovação
Palestrantes: Moderador: |
11h00 | Inteligência artificial em saúde – mitos e realidades
Palestrante: Debatedores: |
12h00 | VISITAÇÃO À FEIRA E INTERVALO PARA O ALMOÇO |
14h00 | Cases de Gestão em Saúde Populacional
Palestrantes: Moderador: |
15h | Interoperabilidade – O que está faltando para sair do papel?
Palestrantes: Moderador: |
16h | DRG Brasil – experiência nos hospitais públicos e privados
Palestrante: Moderador: |
17h | Painel Uni4Life – Case de Inovação na Área da Saúde
Palestrante: Moderador: |
18h00 | Encerramento |
07h30 | Recepção |
08h15 | Boas-vindas/Abertura |
08h30 | A competitividade saudável do mercado de saúde
Palestrantes: Moderador: |
09h30 | Saúde baseada em valor
Palestrantes: Moderador: |
11h00 | Os Desafios da Segurança e Experiência do Paciente
Palestrantes: Moderador: |
12h00 | VISITAÇÃO À FEIRA E INTERVALO PARA O ALMOÇO |
14h00 | Ecossistema hospitalar: Núcleo de desospitalização e suas interfaces na promoção da alta segura
Palestrantes: Moderador: |
15h00 | Cases de Transição de Cuidados
Palestrantes: Moderador: |
16h30 | Engajamento do Corpo Clínico e agregação de valor
Palestrantes: Moderador: |
17h30 | Premiação da Startups |
18h00 | Encerramento |
VII JORNADA DE ESTUDOS SOBRE PROCESSAMENTO DE PRODUTOS PARA SAÚDE
Em 02 de outubro, o SINDIHOSPA, por meio de seu Comitê de Processamento, promove a sétima Jornada de Processamento para a Saúde. As instituições de saúde, em especial os hospitais, tornaram-se sistemas organizacionais complexos, diferenciando-se de qualquer outra instituição de prestação de serviço. Essa complexidade é composta pelo advento da resistência de
microrganismos, o surgimento de novas tecnologias e pela necessidade de conciliar o atendimento ininterrupto, seguro e eficiente aos pacientes. Nesse cenário, o papel do CME vai, além de garantir a qualidade do processo, buscar melhorias e soluções para questões relativas à segurança no processamento de produtos para saúde. Convidamos a todos os profissionais interessados da área para juntos aprimorarmos nossos conhecimentos e trocarmos experiências durante a 7ª Jornada de Estudos sobre Processamento de Produtos para Saúde do SINDIHOSPA.
Comissão Organizadora
Alessandra Dewes (SINDIHOSPA)
Claudia Feldmann Gonçalves (Hospital Nossa Senhora da Conceição)
Daniela Silva dos Santos Schneider (Hospital de Clínicas de Porto Alegre)
Elise da Silva (Hospital São Lucas da PUCRS)
Fernanda Freitas Pinto (Hospital Ernesto Dorneles)
Gisele Arruda Pereira (Instituto Cardiologia)
Luane Martins do Canto (Hospital Independência)
Marcia Arsego (Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre)
Renata Artioli (Hospital Moinhos de Vento)
Rosangela Sawitzki (Hospial Cristo Redentor)
Sílvia Pedroso Tavares Sares (Hospital São Lucas da PUCRS
William Santos (Hospital Divina Providência)
Zuleimar Urbano de Melo (Hospital de Clínicas de Porto Alegre)
PALESTRANTES
Ana Clara Ferreira Veiga Tipple
Profa. titular da Faculdade de Enfermagem (FEN) da Universidade Federal de Goiás (UFG) com atuação também nos cursos de odontologia e fisioterapia; Docente permanente nos níveis mestrado e doutorado do Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGENF) e do Programa em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina (PPGCS); Bolsista produtividade em pesquisa do CNPq; Membro da coordenação de prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde/ ANVISA; Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Enfermagem em Prevenção e Controle de Infecção Relacionadas à Assistência à Saúde (NEPIH) e membro da comissão de controle de infecção da Faculdade de Odontologia da UFG.
Ana Luiza Teixeira Novo
Enfermeira. Especialista em CME e Centro Cirúrgico. Membro do CTH da ABINT. Gerente de Treinamento para a América Latina da Halyard/Owens & Minor.
Daniela Santos Schneider
Enfermeira, Doutora em Enfermagem,. Mestre em toxicologia, Especialista em Gestão de Operações em Saúde, Especialista em Enfermagem em CC, RA e CME pela SOBECC. Chefia do CME do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Membro do Comitê de Processamento de Produtos para a Saúde do SINDIHOSPA.
Elise Silva
Enfermeira Líder na CME do Hospital São Lucas Da PUCRS
Bacharel em Enfermagem pela PUCRS.
Especialista nas áreas de Central de material e esterilização (CME), Sala de Recuperação pós-anestésica e Bloco cirúrgico, pelo Hospital Moinhos de Vento.
Especialista em estética avançada, pela faculdade Dom Alberto
Fernanda Freitas Pinto
Bacharel em Enfermagem pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Pós-graduada em Enfermagem CC, SR, CME pela CBES, MBA em Gestão de Pessoas: carreira, liderança e coaching PUCRS-Em andamento. Membro efetivo do Comitê de Processamento de Produtos para Saúde do Sindihospa. Presidente da Comissão de Processamento de Produtos para Saúde do Hospital Ernesto Dornelles. Enfermeira Coordenadora do CC/CME/SR do Hospital Ernesto Dornelles
Kazuko Uchikawa Graziano
Enfermeira. Mestra e doutora pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Pesquisadora docente do Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica da EEUSP, desde 1986; atualmente Titular Sênior. Recebeu o Título de Professora Emérita do Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica da EEUSP em 07/11/2022. Coordenadora do sub grupo de pesquisa “Processamento de Produtos para Saúde” cadastrado no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. Coordenadora Científica do Curso MBA em CME da FAMESP.
Luciano Lemos Doro
Enfermeiro, Mestrando em enfermagem pelo PPGENF UFRGS, é especialista em enfermagem em centro cirúrgico, cardiologia e hemodinâmica, docência no ensino superior e engenharia de produção. Possui MBA em Gestão de Centro de Materiais e Esterilização. Atualmente é Coordenador do CME e Serviço de Endoscopia do Complexo Hospitalar Unimed Nordeste RS e Docente da Graduação em Enfermagem na Faculdade Anhanguera Caxias do Sul. É também Membro do Núcleo de Estudos sobre Gestão em Enfermagem (NEGE) UFRGS.
Marcia Arsego
Bacharel em Enfermagem pela Universidade da Ulbra em Canoas. Especialização em Segurança do Paciente pela Fiocruz. Membro efetivo do Comitê de Processamento de Produtos Para a Saúde do Sindihospa. Membro efetivo da Associação Gaúcha de Profissionais em Controle de Infecção – AGIH. Enfermeira do Controle de Infecção Hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.
Renata Artioli
Atua como coordenadora da Área cirúrgica do Hospital Moinhos de Vento.
Mestranda da Escola de Enfermagem da UFRGS- Mestrado Acadêmico.
MBA Gestão em Saúde pela FGV.
Pós graduação em Enfermagem em Centro Cirúrgico, Centro de Recuperação e CME.
Membro do Comitê de Processamento de Produtos para a Saúde do SINDIHOSPA.
Rodrigo Castro de Oliveira Freitas
Ronaldo Bernardo
Químico industrial e mestre em geoquímica pela UFRGS, possui amplos conhecimentos em análise e sistemas de ultrapurificação de água. Com 20 anos de experiência em processamento de produtos para saúde e esterilização, (especialmente esterilização por óxido de etileno), já participou da revisão de normas nacionais relacionadas a este tema..
Rosangela Sawitski
Formada em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande Do Sul – UFRGS. Atualmente Enfermeira do CME e Bloco Cirúrgico do Hospital Cristo Redentor do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Membro efetivo do Comitê de Processamento de Produtos Para a Saúde do Sindihospa.
William Cunha dos Santos
Técnico de Enfermagem – Escola FACTUM. Instrumentação Cirúrgica – Escola Lafayette. Enfermeiro pelo Centro Universitário Metodista – IPA. MBA Gestão em Saúde na Universidade La Salle. Pós Instrumentação Cirúrgica, Centro Cirúrgico e Central de Material e Esterilização pelo Centro Educacional Dom Alberto em Andamento. Atualmente Enfermeiro Administrativo CME no Hospital Divina Providência/RS. Membro do Comitê de Processamento de Produtos para a Saúde do SINDIHOSPA.
Zuleimar Urbano de Melo
Graduação: pela unisinos. Pós graduação: especialização- enfermagem do trabalho e administração em serviços de enfermagem, título de especialista em enfermagem em centro cirúrgico, recuperação anestésica e centro de material e estilização ( esse pela SOBECC). Enfermeira do HCPA/ CME. Faço parte dos comitês do HCPA: comitê para produtos para saúde e programa de educação permanente de enfermagem
PROGRAMAÇÃO:
07h30 | Recepção |
08h15 | Boas-vindas/Abertura |
08h30 | Cenário da enfermagem na área CME no Rio Grande do Sul
Palestrante: Moderador: |
09h10 | Indicadores de controle de qualidade em CME
Palestrante: Moderadora: |
09h35 | Avaliação de custo-benefício para conversão de paramentação de algodão para descartável
Palestrante: Moderadora: |
10h15 | Detergente Enzimático X Alcalino: Como escolher e quais são as indicações?
Palestrante: Moderadora: |
11h00 | SOLENIDADE DE ABERTURA COM AUTORIDADES |
12h00 | VISITAÇÃO À FEIRA E INTERVALO PARA O ALMOÇO |
14h00 | O executivo de saúde do futuro
Palestrante: Moderador: |
15h30 | Os desafios do processamento na Robótica
Palestrante: Moderadora: |
16h15 | Desafios em processar OPMEs
Palestrante: Moderadora: |
17h | Monitoramento e análise de água em CME
Palestrante: Moderadora: |
18h | Encerramento |
JORNADA DE FARMÁCIA HOSPITALAR
Em 03 de outubro, o SINDIHOSPA, por meio de seu Comitê de Farmácia, promove a Oitava Jornada de Farmácia Hospitalar. Na Farmácia vivenciamos diariamente os desafios permanentes de novas recomendações, diretrizes, tecnologias, programas, legislações e a efetiva aplicação destas na prática clínica, em todos os segmentos do ciclo da assistência farmacêutica, com ênfase nas ações que refletem qualidade e segurança ao paciente. No intuito de acompanhar essas constantes evoluções e com base no compromisso com a excelência nos processos de gerenciamento e uso de medicamentos, o Comitê de Farmácia do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre promove a “8ª Jornada de Farmácia Hospitalar do SINDIHOSPA”. Convidamos você a participar desse momento de atualização, interação e troca de experiências, no qual contaremos com renomados convidados e parceiros.
Comissão Organizadora
Alessandra Dewes (SINDIHOSPA)
Bianca Gubert Borges (Hospital Moinhos de Vento)
Raquel Petry (Hospital Fêmina)
Shirley Frosi Keller (Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre)
Thalita Jacoby (Hospital de Clínicas de Porto Alegre)
PALESTRANTES
Ana Paula de Souza
Mestra em Envelhecimento Humano – Área de Envelhecimento Humano, Saúde e Sociedade pela Universidade de Passo Fundo – UPF (2019). Pós-graduada em Farmacologia Clínica Aplicada à Atenção Farmacêutica – UPF (2014). Possui graduação em FARMÁCIA BIOQUÍMICA – UPF (2006). Farmacêutica no Hospital São Vicente de Paulo – HSVP da cidade de Passo Fundo, RS, desenvolve atividades de manipulação de medicamentos e assistência farmacêutica na Farmácia Magistral (Central de misturas intravenosas). Experiência em Sistema de Gestão pela Qualidade – ISO 9001:2015 em Farmácia Magistrais. Responsável pela manipulação de Nutrição Parenteral – NPT (medicamentos específicos), é integrante da Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional – EMTN – HSVP (desde 2012). Ministra a disciplina de Demografia e Epidemiologia do Envelhecimento, no Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde do Idoso da Universidade de Passo Fundo – UPF.
Arielen Dagostim Borges
Coordenadora de farmácia na saúde suplementar da AESC representando os hospitais: Hospital Mãe de Deus, Hospital Mãe de Deus center e o Centro integrado de oncologia. MBA em Gestão da Saúde com Ênfase administração hospitalar pela Estácio Pós-graduação Gestão e Liderança em Serviços de Saúde pela Uninter e especialista em Farmácia hospitalar e clínica. Membro do Comitê de Farmácia do SINDIHOSPA.
Bianca Gubert
Farmacêutica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialista em Farmácia Hospitalar pelo Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde (IAHCS). Possui MBA em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Atualmente é Coordenadora do Serviço de Farmácia do Hospital Moinhos de Vento (HMV). Coordenadora dos Cursos de Pós Graduação em Farmácia da Faculdade Moinhos. Membro do Comitê de Farmácia do SINDIHOSPA.
Elenara Ribas
Médica intensivista. Especialista em gestão em saúde. Especialista em melhoria pelo IHI. Parte do grupo de especialista da IsQua. Educadora de ferramentas de trabalho em equipe para segurança. TeamSTEPPS. Yellow bel em valor em saúde. Consultora médica de projetos pelo HIAE. Experiência em implantação de melhoria da qualidade em larga escala, gestão de qualidade e segurança e equipe de alto desempenho.
Fábio Jorge Ramalho de Amorim
Farmacêutico. Especialista em Gestão de Farmácia Hospitalar. Mestre e Doutor em Ciências de Saúde. Farmacêutico do HU/UFS/EBSERH. Presidente do SBRAFH/SE.
Francieli Zanella Lazaretto
Farmacêutica especialista em Farmacologia Aplicada pela CBES. Farmácia Clínica e Hospitalar pela UNINTER. Mestre em Ensino na Saúde pela UFCSPA. Atua como supervisora de Farmácia, responsável pelos serviços de farmácia clínica e hospitalar da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e como docente em curso de pós-graduação na escola de Saúde La Salle | Santa Casa.
Marinalda Predebon
Farmacêutica graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Especialista em Farmácia Hospitalar e Farmácia em Oncologia pela Faculdade de Ciências da Saúde Moinhos de Vento. No hospital Moinhos de Vento, desempenha a atividade de Farmacêutica Clínica na area Materno Infantil, além do gerenciamento de estoque e pessoas da Farmácia satélite da área.
Marizete Balen
Farmacêutica do Serviço do Controle de Infecção Hospitalar e membro do Núcleo de Segurança do Paciente do Serviço de Epidemiologia e Gerenciamento de Risco do Hospital Ernesto Dornelles- Porto Alegre-RS. Graduada em Farmácia pela UFSM. Especialista em Administração Hospitalar – IAHCS. Especialista em Avaliação de Tecnologia em Saúde – UFRGS. MBA em Gestão e Controle de Infecção – INESP. Atuou como Diretora Técnica da Sbrafh gestão 2018 -2020 e 2020-2022. Membro do GTT Gerenciamento de Antimicrobianos no Conselho Regional de Farmácia do RS. Voluntária na Associação de Voluntários da Saúde. Membro do Comitê de Farmácia do SINDIHOSPA.
Mauren Azevedo
Farmacêutica egressa da Universidade Feevale em 2013, possue MBA em Gestão Hospitalar pela Uninter, 10 anos de experiência em farmácia hospitalar, atualmente Coordenadora de Assistência Farmacêutica do Hospital Regina de Novo Hamburgo. Membro do Comitê de Farmácia do SINDIHOSPA.
Raquel Denise Petry
Graduada em Farmácia – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Ciências Farmacêuticas – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Farmacêutica Hospital Fêmina – Grupo Hospitalar Conceição. Membro da Comissão de Farmácia Hospitalar Sindihospa – 2013 – set/23. Membro da Comissão de Medicamentos do Grupo Hospitalar Conceição – 2011 – atual. Responsável Técnica Farmácia Hospital Fêmina – 09/13 – 09/23. Coordenadora Apoio Técnico Hospital Fêmina 11/20 a 07/22
Shirley Forsi Keller
Graduada em Farmácia – UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL. MBA Gestão em Saúde e Controle de Infecções – Comissão de Controle de Infecção Hospitalar – CCIH Med, MBA Executivo Gestão em Saúde – Fundação Getúlio Vargas (FGV). Membro da Comissão de Farmácia Hospitalar do CRFRS – Conselho Regional de Farmácia – 2012 a 2017. Membro da Comissão de Farmácia Hospitalar do SINDIHOSPA 2014/2015 e 2019 a 2022. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar do Rio Grande do Sul – SBRAFH-RS – 2015/2017. Coordenação de Farmácia – Irmandade Santa Casa de Misericórdia de POA – 01/2019 – atual. Coordenadora de Farmácia e RT – Hospitalar ATS – 2015 a 2016. Gerente Assistencial e Operacional – Hospitalar ATS 2016 a 2018. Coordenadora de Farmácia – Hospital Moinhos de Vento – 1997 a 2015. Coordenadora do Comitê de Farmácia do SINDIHOSPA.
Solange Gomes da Silva Ferreira
Farmacêutica Oncologista. Mestre em Biotecnologia (Oncogenética). Membro da Comissão de Cuidados Paliativos SOBRAFO. Farmacêutica do Hospital Pequeno Príncipe em Curitiba
Tamara Trombeta
Graduação em Farmácia com ênfase em Indústria pela PUCRS
Pós Graduação em Regulação e Gestão da Qualidade na Indústria Farmacêutica pelo ICTQ
Responsável Técnica na Messer Gases
PROGRAMAÇÃO
07h30 | Recepção |
08h15 | Boas-vindas/Abertura |
08h30 | Farmácia Clínica em gestantes e puérperas
Palestrante: Moderadora: |
09h15 | Uso de Plataformas de Gestão de Estoque para Farmácias
Palestrantes: Moderadora: |
09h45 | Atuação do farmacêutico na EMTN – Equipe Multidisciplinar de Terapia Nutricional
Palestrante: Moderadora: |
11h00 | Inteligência Artificial em saúde – mitos e realidades
Palestrante: Debatedores: |
12h00 | VISITAÇÃO À FEIRA E INTERVALO PARA O ALMOÇO |
14h00 | Atribuições farmacêuticas na cadeia de fabricação e uso dos gases medicinais
Palestrante: Moderadora: |
15h00 | Gerenciamento de riscos e segurança medicamentosa: desafios e sugestões de segurança com medicamentos controlados e alta vigilância na área hospitalar
Palestrante: Moderadora: |
15h40 | INTERVALO |
16h00 | Normalização de desvios
Palestrante: Moderadora: |
17h00 | Cuidados paliativos em pediatria (case)
Palestrante: Moderadora: |
18h00 | Encerramento |
ENCONTRO NACIONAL DE GESTÃO AMBIENTAL EM SERVIÇOS DE SAÚDE
Em 03 de outubro, o SINDIHOSPA, por meio de seu Comitê de Gestão Ambiental, promove 4 quarto encontro Nacional de Gestão Ambiental. A sustentabilidade ambiental envolve muitos fatores, sobretudo quando concerne estabelecimentos de saúde, grandes consumidores de insumos como materiais, água e energia. A utilização de mecanismos de gestão ambiental pode contribuir significativamente na sustentabilidade econômica e financeira das nossas instituições, necessidade premente de todos os serviços da saúde. Em 2015 ousamos em realizar 1º Encontro Nacional de Gestão Ambiental em Estabelecimentos Assistenciais em Saúde apresentando o desafio e a importância das instituições introduzirem Sistemas de Gestão Ambiental norteados em bases técnicas e legais para persuadir e conseguir apoio da alta direção. Mostramos que nosso trabalho contempla muito mais ações que Gerenciamento de Resíduos!
Neste ano buscamos um novo desafio, trazer temas práticos, mostrar que a Gestão Ambiental é factível, a utilização de Indicadores Sustentáveis, Segregação de Resíduos em Isolamentos, Eficiência Energética, Programas de Compras Sustentáveis. O Comitê de Gestão Ambiental do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre convida para participar no 4º Encontro Nacional e aguarda a presença de todos os profissionais envolvidos, identificados e responsáveis por esta área de tão grande relevância.
Comissão Organizadora
Alessandra Dewes (SINDIHOSPA)
Bruna Valandro (Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre)
Elisabete Reinehr (APHILAV)
Elizandra Borba de Oliveira (Hospital Ernesto Dorneles)
José Volnei Lopes (Cnsultor)
Michele Metz (Hospital Nossa Senhora da Conceição)
Rogério Almeida (Hospital Moinhos de Vento)
Taina Flores da Rosa (Hospital de Clínicas de Porto Alegre)
Viviane Carvalho (Instituto Cardiologia)
PALESTRANTES
Adriano Postal
Graduação Engenharia Mecânica – PUC – RS 1988 – 1992. Pós Graduação Gestão da Qualidade UCS-1994. Pós graduação Gestão empresarial UCS – 2004. Pós Graduação Engenharia Clínica FFFCMPA 2003-2004. Coordenador Corporativo de infraestrutura do Hospital Tacchini (1997- dias atuais) Respondendo por questões de infraestrutura, gestão de energia, manutenção, novos projetos e obras do Tacchini Sistema de Saúde (Hospital Tacchini, Hospital São Roque, ITPS-Instituto Tacchini de Pesquisa em Saúde, Plano de Saúde Tacchimed e Medical Center)
Bruna Trolli
Graduada em Química Industrial e Licenciatura em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Especialização em Gestão Ambiental pela IERGS e Mestrado em Tecnologia Ambiental pela UNISC.
Atualmente atua como Coordenadora de Gestão Ambiental da Santa Casa de Porto Alegre. Membro do Comitê de Gestão Ambiental do SINDIHOSPA.
Carla Guerra
Administradora Hospitalar/2012. MBA’S Gestão Empresarial de Negócios da Saúde. Gestão de Controle de Infecção/2018. Especialização Principal: Gerenciamento de Resíduos Sólidos/2017. Hotelaria Hospitalar. Certificada em Responsabilidade Social Empresarial/Meio Ambiente/2021. Docente da Escola de Saúde RHP/2020.
Carlinho Santos
Graduado em Ciências Contábeis. Com MBA em Gestão de Projetos e MBA em Gestão Empresarial, Inovação e Estratégia Competitiva. Atualmente exerce a função de Analista de Energia e Economia Sustentável no Sebrae Nacional.
Claudia Alves Defendi
Engenheira Ambiental, Pós-Graduada em Segurança de Trabalho e Perícia Ambiental. MBA em Desenvolvimento Sustentável e Economia Circular. Auditora Interna ISO 9001, ISO14001 e ONA. Atualmente na área hospitalar pública e privada a 18 anos. Defensora doa direitos da Natureza, Humanos, Liberdade e Expressão. Atualmente Coordenadora de Meio Ambiente e Sustentabilidade da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein.
Diego Pereira Tarragó
Engenheiro de Materiais e doutor em Engenharia pela UFRGS, desenvolvendo materiais e componentes para geração de energia e integração de sistemas energéticos. Possui MBA em Gestão Integrada de Resíduos e Recuperação Energética pela FGV e atualmente é Coordenador de Novos Negócios na Fundação Proamb, desenvolvendo parcerias, soluções ambientais inovadoras e buscando ampliar do escopo de atuação da empresa.
Elisabete Reinehr
Enfermeira Especialista em Controle de Infecção Hospitalar e Gestão de Serviços de Saúde;
Membro da APHILAV – Associação dos Profissionais de Higienização e Lavanderia do RS;
Consultora Técnica em Higienização, Serviço de Processamento de Roupas e Resíduos de Serviços de Saúde;
Membro do Comitê de Gestão Ambiental e de Hotelaria do SINDIHOSPA.
Elizandra Borba
Bacharelado em Enfermagem , especialista em: Formação Pedagógica de Docentes para Educação Profissional Técnica e Tecnológica pela Faculdade de Tecnologia Saint Pastous. Administração Hospitalar e Negócios em Saúde pelo IAHCS. Cuidados Paliativos pela Faculdade Unyleya. Gestão de Resíduos Sólidos Hospitalares pela Facuminas. Gestão e Governança Corporativa direcionada às práticas de ESG pela Faculdade Metropolitana ( em andamento). Coordenadora de Gestão Ambiental no Hospital Ernesto Dornelles. Responsável pelo Projeto de Implantação ESG. Membro do Comitê de Gestão Ambiental e de Hotelaria do SINDIHOSPA.
Michele Metz
Enfermeira pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).
Sanitarista e Especialista em Saúde Pública pela Fiocruz – Ministério da Saúde / Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP).
Especialista em Cardiologia com Residência pelo Instituto de Cardiologia de Porto Alegre.
Formada há mais de 17 anos, dedicou sua carreira na área de Controle de Infecção Hospitalar e Gestão Ambiental em Estabelecimento Assistencial de Saúde (Gestão de Resíduos de Serviços de Saúde, Análises de Ar e Água).
Há 10 anos é enfermeira da Gestão Ambiental do Grupo Hospitalar Conceição e membro do Comitê de Gestão Ambiental do SINDIHOSPA.
Rafael Martins Lopes
Farmacêutico. MBA Executivo em Saúde pela FGV e atua em Cargos de Lideranças e Gestão há mais de 20 anos. Foi Coordenador do Consórcio Público da Granpal no projeto de compra compartilhada. Atualmente é Gerente de Suprimentos do Hospital Moinhos de Vento e Coordenador do Comitê de Relacionamento com Fornecedores do Sindihospa.
Renato Conci
Coordenador de Saúde Segurança e Meio Ambiente da Associação Dr. Bartolomeu Tacchini Graduação – Engenharia Ambiental Universidade Luterana do Brasil – Ulbra/RS Pós-graduação – Engenharia de Segurança do Trabalho Universidade de Caxias do Sul – UCS/RS Integrante da Comissão que elaborou a norma ABNT NBR 16.651 – Proteção Contra Incêndio em Estabelecimentos Assistenciais de Saúde Membro da Câmara de Engenharia de Segurança do Trabalho em Bento Gonçalves – CREA/RS.
Rogério Almeida
Gestor Ambiental com especialização em Gestão e Educação Ambiental. Atualmente, coordenador de meio ambiente do Hospital Moinhos de Vento.
Rovana Reale Bortolini
Atual Diretora de Projetos e Políticas de Sustentabilidade na Secretaria do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade, Rovana Reale Bortolini é pós-graduada em Arquitetura Paisagística e bacharel em Arquitetura e Urbanismo. Atuou também como Gestora de Projetos Especiais na Empresa Pública de Transporte e Circulação e Coordenadora de Políticas de Sustentabilidade na Secretaria do Meio Ambiente e da Sustentabilidade de Porto Alegre.
Tainá Flores da Rosa
Engenheira ambiental graduada pela UNISC, com MBA em Construções sustentáveis pelo INBEC, especialização em engenharia de Saneamento pela Unisinos e MBA executivo em ESG e Impact pela Trevisan escola de Negócios. Atualmente está como Engenheira Ambiental do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.
Tiago Awad Prudente
Engenheiro Ambiental e Sanitarista. Especialista em Energias Renováveis. Especialista em Direito Ambiental. MBA em Gestão Corporativa e Liderança. Coordenador de Sustentabilidade Ambiental da Santa Casa da Bahia. Atualmente está como Coordenador no Grupo de Estudos de Práticas Sustentáveis da Associação Nacional de Hospitais Privados – ANAHP e Membro do Conselho Consultivo do Projeto Hospitais Saudáveis (PHS).
Victor Kenzo
Engenheiro Ambiental de formação pela UNESP, com especialização em Gestão e Controle Ambiental em Serviços de Saúde pela UNIFESP e atualmente atuando como Coordenador de Sustentabilidade Ambiental do Hospital Sírio-Libanês e membro do Conselho do Projeto Hospitais Saudáveis.
Viviane Pazzini Carvalho
Formada em Técnico em Meio Ambiente pelo CFPSF. Gestão Ambiental e MBA em Gestão de Projetos pela Uniasselvi. Atualmente exerce a função de Analista de Gestão Ambiental na Fundação Universitária de Cardiologia. Membro do Comitê de Gestão Ambiental do SINDIHOSPA.
PROGRAMAÇÃO
07h30 | Recepção |
08h45 | Boas-vindas/Abertura |
09h00 | Sustentabilidade em Saúde: estratégias de gestão ambiental para instituições comprometidas com o futuro do planeta
Palestrante: Moderadora: |
09h30 | Estruturação de gestão ambiental na prática
Palestrantes: Moderador: |
10h45 | Eficiência energética e redução do custo de energia em instituições de saúde
Palestrantes: Moderadora: |
12h00 | VISITAÇÃO À FEIRA E INTERVALO PARA O ALMOÇO |
14h00 | Mudanças Climáticas
Palestrante: Moderadora: |
14:45 | Gestão de produtos químicos em instituições de saúde
Palestrante: Moderador: |
15h30 | Certificações ambientais
Palestrantes: Moderadora: |
16h30 | Politicas de compras sustentáveis na prática
Palestrante: Moderadora: |
17h30 | Encerramento |
ENCONTRO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS DE SAÚDE
Em 04 de outubro, o SINDIHOSPA, por meio de seu Comitê de Relacionamento com Fornecedores, promove o Segundo Encontro da Cadeia de Suprimentos de Saúde. O evento trará importantes debates para qualificar a gestão de suprimentos hospitalares, compartilhando cases e contando com palestrantes de referência no setor. Convidamos você a participar desse momento de atualização, interação e troca de experiências, no qual contaremos com renomados convidados e parceiros.
Comissão Organizadora
Alessandra Dewes (SINDIHOSPA)
Alexandre Machado de Oliveira (Hospital Mãe de Deus)
Denise Michels (Hospital Regina)
Douglas Madruga (Tacchini Sistema Integrado de Saúde)
Fernanda Corso (Hospital Mãe de Deus)
Henrique Oliveira (Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre)
Henrique Pigosso (Hospital Unimed Nordeste)
Luana Baptista Rodrigues Pires (Hospital de Clínicas de Porto Alegre)
Michele Lopes (Hospital Mãe de Deus – AESC)
Rafael Lopes (Hospital Moinhos de Vento)
Régis Ferreira (Hospital São Lucas da PUCRS)
Sergio Ribeiro (Hospital Divina Providência)
Simone Dalla Pozza Mahmud (Hospital de Clínicas de Porto Alegre)
Suhelen Caon (Tacchini Sistema Integrado de Saúde)
PALESTRANTES
Alexandre Machado de Oliveira
Formado em Administração – Uniritter. Especialista em Cadeia de Suprimentos – UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. MBA em Marketing Digital – Uniritter. Gerente de Compras e Suprimentos do Hospital Mãe de Deus. Gerente de Compras e Suprimentos da Associação Educacional São Carlos. Experiência em Lean e Automação de Suprimentos Hospitalares. Coordenador do Comitê de Relacionamento com Fornecedores do SINDIHOSPA.
Anderson Cremasco
Administrador Hospitalar, pós-graduado em Finanças, MBA em logísticas, MBA em Gestão em Saúde e Mestrado em Gestão. Possui mais de 22 anos de experiência em Gestão Hospitalar e atualmente ocupa a posição de Diretor de Logística, Infraestrutura e Facilities no Hospital Sírio Libanês/SP. Professor Convidado do Porgrama de Pós-Graduação do IEP – Sírio Libanês – Ensino de Pesquisa.
Douglas Madruga
Graduação em Administração de Empresas – Universidade Ritter dos Reis (2014). MBA Gestão Estratégica em Compras – Unisinos (2019). Mestrado em engenharia da Produção (em andamento) – UCS (2022). Administração Hospitalar com implementação de processos de Qualidade como ONA e JCI. Desenho e implementação de sistemas como MV, Sistemas WEB Síntese, Bionexo, GT Plan e OPMEnexo. Executivo Sênior de Supply Chain. Coordenador Corporativo de Suprimentos – Hospital Dr. Bartolomeu Tacchini – Ano 2021 (até o momento). Coordenador de Compras – AESC Hospital Mãe de Deus (2021). Especialista de Compras (2017). Mais de 17 anos de experiência com atuação no setor de Saúde, focado na estruturação de Projetos. Membro do Comitê de Relacionamento com Fornecedores.
Douglas Marques Ferreira
Formado em Administração de Empresas. Pós graduação em Marketing Internacional pela UMESP.
MBA executiva pela FGV. Especialização internacional em negociação com fornecedores e compras estratégicas pela Procurement Leaders em Boston USA. Cursou mais de 30 cursos de compras no Brasil e Exterior. Foi Pesquisador de Procurement do EIPM (European Institute of Procurement Management, Paris, França). Membro do conselho consultivo do OECS (Observatório de Estudos de Compras e Suprimentos) da UFABC (Universidade Federal do ABC). Professor pós graduação, MBA. Experiência Internacional nos Estados Unidos, Canadá, Argentina, Paraguai, Itália e França. Idiomas inglês e espanhol.
Felipe Falone
Economista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós graduado em Modelos de gestão estratégica de pessoas pela FIA – Fundação Instituto de Administração. Coordenador do Curso de Pós Graduação em Compras e Suprimentos e Saúde pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Professor titular da disciplina de Supply Chain na Pós Graduação de Excelência Operacional e professor convidado da disciplina de Compras e Suprimentos no MBA de Gestão de Saúde, ambas pelo mesmo Instituto. Experiência em gestão e liderança de equipes, projetos, construção e apresentação de planos de negócio. Conhecimento em gestão de orçamento vertical (por centro de custo) e matricial (por pacote de serviço).
Fernanda Corso
Henrique Pigosso
Formado em Administração pela Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre (2014), possui MBA em Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos (Universidade La Salle, 2017), Gestão em Saúde (Universidade La Salle, 2022) e Controladoria, Finanças e Auditoria (FSG, em andamento). Possui 13 anos de experiências em Compras e Supply Chain nos mercados da Construção Civil e Saúde. Durante os 09 últimos anos atuou no setor de Compras da Santa Casa de Porto Alegre, onde exerceu cargos de Supervisão e Coordenação de Compras. Atualmente ocupa a posição de Gestor de Compras, Suprimentos e OPME da Unimed Nordeste RS.
Jaquelini Messer Sauer
Possui mais de 20 anos de experiência na área hospitalar, graduada em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Laureada ao final da graduação pela PUCRS. Possui Especialização Lato Sensu em Cardiologia pelo IC/FUC. Especialização em Qualidade e Segurança no Cuidado ao paciente pelo Hospital Sírio Libanês/ Ministério da Saúde. Mestre em Ciências da Saúde Cardiologia e Ciências Cardiovasculares pela UFRGS. MBA em Gestão Estratégica e Valor em Saúde, pelo Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Sáude. Atualmente desempenho às atividades relacionadas ao cargo de Gerente da Área de Suprimentos da Rede da Fundação Universitária de Cardiologia e gerência dos setores administrativos do Laboratório de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista Adulto e Pediátrica do IC/FUC.
Karen Angelo
Formação em Economia Orçamentária, especialista em gestão de saúde suplementar, administração hospitalar e engenharia de qualidade de software. Há 19 anos atuando no ciclo de receitas hospitalares. Vencedora na categoria pequenos negócios do Prêmio Sebrae Mulher de Negócios em 2017. Atuou como Consultora Comercial, Supervisora de OPME, sócia fundadora da Expand Soluções e ex sócia na Powertiss Sistemas, atualmente Gerente de Novos Negócios na Bionexo.
Kátia Magni
Graduada em Administração de Empresas pela PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Gestão Empresarial pela FGV-EBAPE/RJ – Fundação Getúlio Vargas – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas. Especialista em Gestão Empresarial pela FGV – Fundação Getúlio Vargas. Especialista em Filosofia e Neurociência, Psicodramatista e Analista Transacional. Especialista em Gestão de Pessoas e Dinâmicas de Grupo, Graduada em Administração. Pós-Graduada em Gestão Empresarial na Saúde pela IAHCS/UCMD – Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde/Universidade Corporativa Mãe de Deus. Formação Internacional em Gestão da Mudança – PROSCI. Especialista em Dinâmica de Grupo pela SBDG – Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos e em Recursos Humanos pela PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Certificada em Coaching pelo Integrated Coaching Institute – ICI. Trainer licenciada da Corporate Coach U International (CCUI/EUA) The Coaching Clinic, Brain-Based Coaching-Results Coaching System. Coach e Mentora de Executivos 3UpTalentos. Premiada pela ABRHS-RS e ABRH Nacional – Associação Brasileira de Recursos Hídricos.
Luciano Maciel dos Santos Junior
Engenheiro de Produção com experiência e domínio em mapeamento de processos; projetos de melhoria e otimização para redução de custos; desenvolvimento de layout de operações para redução de tempos e movimentos; criação e implementação de indicadores para monitoramento e melhoria de resultados; gestão de projetos; estudo de cenários de viabilidade econômica para novos projetos. Especialista em Suprimentos na Santa Casa de Porto Alegre, responsável pela área de projetos em suprimentos e pela área de planejamento de estoques.
Rafael Martins Lopes
Farmacêutico; MBA Executivo em Saúde pela FGV e atua em Cargos de Lideranças e Gestão há mais de 20 anos;
Foi Coordenador do Consórcio Público da Granpal no projeto de compra compartilhada;
Atualmente é Gerente de Suprimentos do Hospital Moinhos de Vento e Coordenador do Comitê de Relacionamento com Fornecedores do Sindihospa.
Régis Ferreira da Silva
Graduação em Tecnólogo em Logística – FADERGS (2017). Pós-graduação em Gestão de Operações e Logística – Uniasselvi (2022). MBA em Administração, Finanças e Geração de Valor – PUCRS (2023). Administração Hospitalar com implementação de ferramentas, processos e Coordenação de Supply Chain. Implementação e melhorias nas ferramentas GT Plan, MV, Tazy e Verzo. Coordenador de Suprimentos – Hospital São Lucas da PUCRS (2023). Supervisor de Compras (2021). Comprador – Hospital São Lucas da PUCRS (2018). Comprador – Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de POA (2016). Comprador – Hospital Mãe de Deus (2012). Mais de 16 anos de experiência com atuação no setor de saúde. Membro do Comitê de Relacionamento com Fornecedores.
Rodrigo Campos
Profissional experiente em gestão de tecnologia e portfólio de produtos, com mais de 20 anos no mercado de tecnologia e supply chain. Ele se destacou como responsável pela construção de produtos em empresas de software, incluindo passagens por gigantes do setor, como Neogrid e Softplan. Especialista em gerenciamento de produtos e processos de negócio, Rodrigo tem expertise em áreas como VMI, DRP e processo de compras, com projetos bem-sucedidos no Brasil, EU e EUA. Possui pós-graduação em Logística Empresarial pela FGV/Sociesc de Joinville/SC e graduação em Administração de Empresas pela Univille, consolidando uma sólida formação acadêmica em conjunto com sua vasta experiência profissional. Atualmente ocupa o cargo de Diretor de Tecnologia e Produto na Bionexo.
Simone Dalla Pozza Mahmud
Farmacêutica; Coordenadora de Suprimentos do Hospital de Clínicas de Porto Alegre; Presidente do COSUDEFH – Coordenação Sul-americano para o Desenvolvimento da Farmácia Hospitalar. Mestre em Epidemiologia pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Farmácia Hospitalar e Farmácia Clínica pela SBRAFH. Especialização em Gestão em Saúde pela UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Segurança do Paciente pela MS-Fiocruz; Membro da Comissão Assessora de Farmácia Hospitalar do CRF-RS. Membro do Comitê de Relacionamento com Fornecedores e de Farmácia do SINDIHOSPA.
Tafarel Maurente
Coordenador de Suprimentos e Logística do Hospital Ernesto Dornelles. Lidera os processos de Compras e Planejamento de Estoques, com ênfase em gestão estratégica de estoques. Possui Graduação em Logística pelo Instituto Educacional do Rio Grande do Sul – IERGS. MBE Engenharia de Produção e Serviços pela Universidade Luterana do Brasil – Ulbra. Atualmente, Pós graduando em MBA em Gestão Estratégica de Compras pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC Minas. Profissional com Certificação Lean Seis Sigma Yellow Belt pela FM2S, possui expertise em Supply Chain e Logística Hospitalar com mais de treze anos de atuação em empresas de grande porte do segmento da saúde.
Vitor Ferreira
Atuando no setor saúde, como executivo Sênior, expertise em: Gestão | Estratégia | Tecnologia da Informação | Processos | Operações | Contas | Qualidade | Gestão de Projetos e Inovação. Fala sobre inovação, gestão em saúde, tecnologia digital, liderança positiva e tecnologia da informação. MBA em Gestão Estratégica de Hospitais (IACHS) e em Gestão da Inovação em Saúde (Butantã). Gerente de TI do Hospital Moinhos de Vento/RS. Presidente da ABCIS. Coordenador do GT de TI da Anahp. Coordenador do Grupo de Negócios em Saúde da Sucesu-RS.
PROGRAMAÇÃO
07h30 | Recepção |
08h00 | Boas-vindas/Abertura |
08h15 | Processo Supply Chain 4.0
Palestrantes: |
10h00 | Gestão e Automação de Estoque em Hospitais
Palestrantes: Moderadora: |
11h00 | Do planejamento ao ciclo de receita hospitalar
Palestrantes: Moderador: |
12h00 | VISITAÇÃO À FEIRA E INTERVALO PARA O ALMOÇO |
14h00 | Os Desafios da qualificação profissional na carreira de compras
Palestrantes: Moderadora: |
15h00 | Gestão de Equipes, Liderança, Desenvolvimento de competências de equipes da área de Suprimentos
Palestrante: Moderador: |
16h00 | Inovação e transformação digital em saúde aplicado a suprimentos
Palestrantes: Moderadora: |
17h00 | Encerramento |
PALCO INOVAÇÃO SEBRAEX
Durante os dias 2, 3 e 4 de outubro, o Palco Inovação SebraeX da Health Meeting Business & Innovation receberá speakers renomados para discutir os avanços em inovação na saúde. Além de palestras e painéis, o espaço será palco para os pitches das startups que participam da Batalha de Startups Health Meeting by Ventiur e competem por R$ 200 mil em investimentos! Outra novidade é o “pitch reverso”, uma abordagem inovadora, onde laboratórios, hospitais, empresas, dentre outros players do ecossistema de saúde apresentam suas dores e necessidades, criando um ambiente colaborativo e inspirador para explorar as últimas tendências e impulsionar a inovação na área da saúde.
Comissão Organizadora do Health Meeting
PROGRAMAÇÃO
02 DE OUTUBRO
10h00 | Abertura |
10h10 | Operabilidade criativa: o uso de ferramentas digitais na saúde | PlugIn Bot
Palestrante: |
10h30 | Inovando na hospitalidade: como a tecnologia contribui para a experiência do paciente | PlugIn Bot
Palestrante: |
10h50 | Batalha de Startups Health Meeting by Ventiur | Parte 1 |
12h00 | INTERVALO ALMOÇO |
13h45 | Batalha de Startups Health Meeting by Ventiur | Parte 2 |
15h00 | Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde para o desenvolvimento nacional
Palestrante: |
15h00 | Engenharia de Resiliência na Saúde: Impulsionando melhorias, inovações e ecossistemas
Palestrantes: |
16h00 | Transformando a saúde por meio da inovação e agilidade: Como podemos criar grandes avanços que mudam a vida das pessoas?
Palestrantes: Moderador: |
17h00 | Pitch Reverso |
18h00 | Pitch Reverso |
19h00 | ENCERRAMENTO |
03 DE OUTUBRO
10h00 | Certificação Funcional – novos olhares para todas as etapas da vida
Palestrante: |
10h30 | Economia Prateada: oportunidades à espera de empreendedores | Sebrae
Palestrante: |
11h30 | Tecnologias para o setor da odontogeriatria
Palestrante: |
12h00 | INTERVALO ALMOÇO |
13h30 | Rastreabilidade em serviços de saúde | TechDec
Palestrantes: |
14h15 | Quantas vidas podemos salvar hoje? A tecnologia acelerando a jornada do paciente até o diagnóstico
Palestrantes: |
15h00 | Biomarcadores e Medicina de Precisão na Oncologia
Palestrante: |
16h00 | Regulação em Saúde Pública – A experiência em Porto Alegre e os desafios
Palestrante: |
16h40 | Conexões que impulsionam negócios inovadores: explorando o papel dos Hubs de Inovação na relação entre startups, grandes empresas e instituições da saúde
Palestrantes: |
17h30 | Cenário de Investimentos em Startups da Saúde
Palestrante: |
19h00 | ENCERRAMENTO |
04 DE OUTUBRO
10h00 | Final da Batalha de Startups Health Meeting by Ventiur |
11h30 | Colaboração para fomento ao ecossistema de saúde | South Collab Health
Palestrantes: |
12h00 | INTERVALO ALMOÇO |
13h30 | Apresentação de pitches das startups finalistas da Jornada Uni4Life | Health Alliance |
16h00 | Inovação na saúde: aliando tecnologia e humanização
Palestrante: |
17h00 | Premiações no palco principal: Batalha de Startups Health Meeting by Ventiur Jornada Uni4Life da Health Alliance |
18h00 | ENCERRAMENTO |
Parabéns!