rede-eu-amo-canoas-2024-via-atacadista-passarela-supermercados-lojas-inova-inovação-campanha-guia-compras-ofertas-promocao-sebrae-cinema-shopping-preco-loja-bar-2
eletrico-inovador-gwm-ora-haval-rede-brasil-inovacao-midia-kit-publicidade-propaganda-marketing-agencia-assessoria-imprensa-leads-vendas-lancamento-4

Health Meeting: Debates sobre gestão de pessoas para lideranças em saúde

Programação contou ainda com debates sobre segurança do paciente e cadeia de suprimentos

Os cuidados com as pessoas dentro de uma instituição de saúde vão além dos pacientes. Eles se estendem aos colaboradores, médicos e comunidade. Essa é uma das principais tendências da área de gestão de pessoas discutidas nesta quarta-feira (13), durante o evento que marcou o último dia da Health Meeting – Business & Innovation, maior feira de saúde do Sul do Brasil, em Porto Alegre.

Na abertura, a consultora em desenvolvimento de lideranças Katia Magni disse que quando se fala de hospitais, fala-se de tecnologia, medicina, infraestrutura, mas, principalmente, de pessoas. “Hoje falamos muito em bem-estar no trabalho, mas ao mesmo tempo, a incidência de burnout entre profissionais de saúde nunca foi tão alta. Nesse contexto, discutir a jornada da liderança é fundamental”, afirmou.

A primeira palestra do fórum tratou da importância do autoconhecimento e da felicidade. O painel foi apresentado pelo diretor do Centro Holoikos de Educação Integral, teólogo e filósofo Jorge Trevisol. Para ele, o mundo vive uma época de altíssima velocidade e de superexposição. “Ao mesmo tempo, as pessoas buscam cada vez mais atender às expectativas dos outros, no trabalho e na vida pessoal, o que tem gerado um grande desconforto existencial. Nesse cenário, a busca constante pelo autoconhecimento não deve ser apenas uma orientação, mas a maior tarefa que temos na vida”, pontuou.

A velocidade do mundo atual também foi abordada em painel apresentado pelo gerente de RH do Hospital Ernesto Dornelles, José Antônio da Costa, e pelo gerente do RH Summit, Guto Niche. De acordo com Niche, a cultura digital não é uma tecnologia, mas um tempo que vivemos. “É um tempo de complexidade, que provocou mudanças nas dinâmicas e no tempo das nossas vidas. Nosso principal desafio é fomentar nas pessoas as oportunidades de melhorias, principalmente, de cuidado pessoal. Precisamos pensar mais no que estamos produzindo na vida dos outros”, alertou.

Jornada do colaborador e saúde mental

A segunda parte do fórum teve a apresentação de cases práticos da jornada da experiência para os colaboradores do Hospital do Coração de São Paulo (Hcor) e do Hospital São Lucas da PUCRS. A gerente de Desenvolvimento Organizacional do Hcor, Marcela Coutinho, apresentou as experiências e práticas da instituição. “Temos um propósito muito vinculado à nossa trajetória e isso está refletido na nossa cultura interna”, destacou. Já a executiva da área de gestão de pessoas do São Lucas, Patrícia Campos, ressaltou que o setor tem um papel importante de construir as práticas e apoiar os líderes na execução dessas práticas. “Mas sabemos que quem leva tudo isso para o dia a dia, em linha com a cultura, respeito e integridade é o líder. A gente precisa se dar conta que a jornada do colaborador está muito associada ao que é praticado no dia a dia”, disse.

A programação discutiu ainda o papel da liderança na saúde mental do colaborador, com a participação de Katia Magni e da gerente médica de saúde e bem estar mental do Hospital Albert Einstein, Dulce Brito. A profissional do Einstein explicou que saúde mental é a capacidade de realizar as tarefas do dia a dia. “E o trabalho é um dos principais aspectos que influenciam essa área. No Einstein, precisamos fazer um trabalho fortíssimo para ressignificar a palavra excelência, por exemplo. Percebemos que algo que nos orgulhava, estava sendo um fardo para muitos colaboradores”, disse.

Kátia Magni também lembrou que a capacidade de conhecer o impacto que um líder pode ter na vida dos colaboradores também é importante. “É claro que isso é um recorte, mas o estilo da liderança, as práticas do dia a dia e até o autocuidado desse líder podem impactar na vida de uma pessoa. Assim como a cultura do ambiente tem grande influência no nível de saúde mental dos colaboradores”, concluiu.

Segurança do paciente e cadeia de suprimentos

O último dia da feira teve mais eventos científicos. Destaque para a quarta Jornada de Segurança do Paciente, organizada pela Safety4Me, e para o terceiro Encontro da Cadeia de Suprimentos da Saúde realizado pelo SINDIHOSPA (Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre). A programação teve ainda a segunda Jornada de Saúde e Segurança do Trabalho do Sindicato, além da primeira edição do Simpósio de Pesquisa Clínica, organizado pelo Instituto Ceos.

Sobre a Health Meeting

A Health Meeting Business & Innovation é a principal feira internacional de saúde na região Sul do Brasil. A HM reúne executivos, gestores e demais profissionais com o objetivo de estabelecer novos negócios e acompanhar as transformações da área da saúde. Seu propósito é fortalecer o setor, promovendo o conhecimento, impulsionando negócios e proporcionando acesso às últimas tecnologias. Tudo isso apoiado em quatro pilares fundamentais: convergência, inovação, conhecimento e sustentabilidade. O evento é uma realização da HM Brasil Feiras e Congressos e Mastercon Inteligência Comercial. Tem o patrocínio da Unicred e Unimed Porto Alegre. Curadoria científica do SINDIHOSPA (Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre).

Foto: Ariosto Paz

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp