eletrico-inovador-gwm-ora-haval-rede-brasil-inovacao-midia-kit-publicidade-propaganda-marketing-agencia-assessoria-imprensa-leads-vendas-lancamento-4
rede-brasil-inovador-sebrae-plano-inovacao-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-
Objetivo é alcançar as chamadas metas glicêmicas, melhorando a qualidade de vida de mais de 5 mil portadores da doença no estado. Foto: divulgação

ICD/RS apresenta ferramenta de monitorização da diabete em crianças e adolescentes

Em mais uma oportunidade de discutir saúde, uma das pautas da manhã desta sexta-feira (21/02), na Assembleia de Verão da Famurs, em Xangri-Lá, foi o tratamento da diabete tipo 1 para crianças durante a infância. O painel foi apresentado pelo defensor público-geral do Estado do RS, Nilton Leonel Arnecke Maria, a diretora técnica e endocrinologista pediátrica do Instituto da Criança com Diabetes (ICD/RS), Márcia Puñales e a gerente executiva do ICD/RS, Ana Bertuol.

O objetivo foi mostrar o trabalho desenvolvido pelo ICD/RS, responsável pelo tratamento de milhares de crianças com diabete tipo 1, doença auto-imune caracterizada por destruir as células produtoras de insulina, em todo o estado.

De acordo com o defensor público-geral do Estado do RS, Nilton Leonel Arnecke Maria, a Defensoria Pública tem recebido muitos chamados para resolver ações sobre o tratamento da diabete em crianças e adolescentes gaúchas, e que tem atuado para resolver as questões na conciliação e na resolução extrajudicial.

Já a diretora Márcia Puñales disse que o instituto atende hoje 5.164 pessoas entre 0 a 20 anos, espalhadas por 371 municípios do Rio Grande do Sul.

Puñales ainda detalhou que o tratamento é feito através de um método de monitorização que tem três pilares: aplicação da insulina, alimentação balanceada e a prática de atividades físicas. Isso, aliado ao acompanhamento médico, tem o objetivo de alcançar as chamadas metas glicêmicas. “Esse método faz com que os portadores da diabetes evitem complicações agudas como a hipoglicemia, tenham o crescimento e desenvolvimento adequados, promove a saúde mental e autoestima e melhora a qualidade de vida”, explicou.

O monitoramento da glicose é feito por meio do glicosímetro (ponta de dedo) ou através do sistema de monitoramento contínuo, um filamento inserido abaixo da pele do braço e que faz o monitoramento contínuo da glicose através do celular. Esse sistema mostra o perfil da glicose 24h por dia, gera alarmes e alertas e pode ser ligado com um cuidador do portador da diabete.

“Queremos mostrar que a tecnologia vem para trazer mais segurança também aos pais das crianças portadoras de diabete. Com esse sistema uma hipoglicemia, por exemplo, gera alerta em tempo real no celular antes dela acontecer na criança. O sistema ajuda muito no dia a dia, podendo evitar uma crise convulsiva ou uma situação mais grave de desmaio”, alertou Puñales.

A ideia foi mostrar o sistema aos gestores para que possam disponibilizar aos portadores de diabete nos municípios, gerando menos internações e complicações a longo prazo aos portadores da doença.

O presidente da Famurs, Marcelo Arruda, reiterou a importância do trabalho do ICD/RS no cuidado de crianças e adolescentes com diabete, lembrando que o monitoramento deve ser tratado sempre como uma prioridade e que as novas tecnologias vem para tornar isso cada vez melhor, gerando qualidade de vida aos portadores da doença.

A Assembleia de Verão, que encerrou nesta sexta-feira (21/02), recebe o patrocínio master de Banrisul, Secretaria de Turismo do RS (Setur) e Caixa, e o patrocínio de Corsan, Serpro, 1Doc, Badesul, BRDE, GovBR, Aprende Brasil, Crea-RS, CSG, Kunzler e Shantui, Gestão, XCMG e GRA, No Paper Clound, Priori e LiuGong, Monteiro e Monteiro, A Página, Recicle Bem, Moinhos de Vento, GlobalGov, Somos, Delta, Editora do Brasil, Portal de Compras Públicas, Geap, Lux, Delta, Kodefy, MasperTV, Banco do Brasil. A assembleia também recebe apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), Planalto, Emater e Sorvelândia.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp