A Associação Brasileira de Recursos Humanos do Rio Grande do Sul (ABRH-RS) entregou os prêmios de Destaque Empresarial e Top Cidadania 2024 ao Sistema FIERGS, Sesi, Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais e Banco de Alimentos do RS. A cerimônia ocorreu na noite de quinta-feira, no Grêmio Náutico União, em Porto Alegre.
O Sistema FIERGS conquistou o prêmio Destaque Empresarial Top Cidadania, que valoriza pessoas, entidades e empresas pela atuação na tragédia climática do Rio Grande do Sul e auxílio aos atingidos pelas cheias. Foi a primeira vez que a ABRH-RS concedeu a distinção. O prêmio foi recebido pelo vice-presidente da FIERGS, Gilberto Ribeiro.
Na categoria organização do Top Cidadania, o Serviço Social da Indústria (Sesi-RS) foi agraciado com o Conectando Saberes: integração entre escola e mundo do trabalho, distinção que foi entregue ao superintendente regional do Sesi-RS, Juliano Colombo.
Já a Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais venceu com o case do Banco de Mobiliários, que capta, seleciona, armazena e restaura mobiliários junto às indústrias, empresas e pessoas físicas para destiná-los para doações a entidades e pessoas carentes. A Fundação foi reconhecida também com o Banco de Alimentos do Rio Grande do Sul, com o case Exercícios terapêuticos e acompanhamento nutricional de idosos: Apresentação do projeto Funcionalidade do Banco de Alimentos, em parceria com a Unisinos. O diretor superintendente da Fundação e presidente do Banco de Alimentos, Paulo Renê Bernhard, recebeu a premiação.
No evento deste ano, a ABRH-RS premiou 57 organizações, sendo 41 no Top Ser Humano e 16 no Top Cidadania. O Top Ser Humano foi criado em 1993 para reconhecer iniciativas que valorizam o ser humano como diferencial estratégico para o crescimento das pessoas e das empresas. Já o prêmio Top Cidadania, criado em 2001, reconhece as ações sociais realizadas pelas organizações na comunidade gaúcha. Ao longo dos anos, o Top Ser Humano já premiou mais de 600 cases e o Top Cidadania mais de 200.