Com a missão de fortalecer a educação no Rio Grande do Sul e incentivar o desenvolvimento socioeconômico nos municípios em que a CMPC possui atuação, o Instituto CMPC celebra o primeiro ano de atividades no Brasil. Ao longo do período, a organização que atua como braço social da companhia desenvolveu projetos para oportunizar melhorias na qualidade de vida de milhares de pessoas por meio de programas e ações sociais incentivadas.
Destaque neste período de atuação do Instituto CMPC foi a formação da primeira turma de alunos do programa Criando e Crescendo, que aconteceu em dezembro. O projeto social iniciou em outubro deste ano com o objetivo de fortalecer vínculos entre pais e filhos de 2 a 3 anos. A iniciativa foi realizada na Casa da CMPC, em Barra do Ribeiro, e contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e contemplou um grupo de 14 famílias com alunos das escolas de educação infantil Cantinho da Alegria e Tia Romana.
Outro pilar fundamental desenvolvido pelo Instituto CMPC foram as iniciativas do programa Fibra do Bem, que realizou dezenas de ações para auxiliar as vítimas das enchentes no RS. Ao todo, foram destinados R$ 30 milhões para medidas de resgate, reconstrução e doações.
A iniciativa dividiu-se em duas etapas. Inicialmente, ofereceu auxílio ao resgate de pessoas e animais com a utilização de caminhões, retroescavadeiras e um helicóptero para operar e ajudar no reestabelecimento de serviços básicos, como desobstrução de ruas e retorno de água e luz, em diversos municípios da região metropolitana. Também realizou atividades de recreação em abrigos com o apoio de mais de 200 voluntários.
Em um segundo momento, a companhia realizou iniciativas de limpeza e reconstrução de casas e escolas, compra de materiais escolares e de higiene e equipamentos de cozinha para a retomada das aulas. Também apoiou a reconstrução de estradas, com investimentos na revitalização de rodovias que levam a municípios de diferentes regiões do RS.
Entre outras iniciativas, a CMPC também entregou mil mochilas com kits escolares contendo caderno, lápis de cor, caneta, borracha, tesoura, cola, estojo, caderno de desenho, jogos e brinquedos para estudantes da rede pública municipal de ensino de Guaíba, onde está localizada a unidade da companhia.
“O ano de 2024 representou o início das atividades do Instituto CMPC, uma iniciativa tão sonhada por nós e que hoje vemos os resultados serem atingidos com excelência”, afirma Antonio Lacerda, diretor-geral de Celulose da CMPC no Brasil. “É muito gratificante observarmos o impacto positivo com as ações realizadas nas cidades que possuímos atuação no Rio Grande do Sul, um indicativo que nossos esforços estão verdadeiramente melhorando a vida de milhares de pessoas. Desta forma, seguiremos buscando oferecer cada vez mais ações de valor compartilhado”, completa.
A atuação do Instituto CMPC seguirá a pleno no ano de 2025, incluindo uma série de iniciativas voltadas à alfabetização e ao desenvolvimento de crianças em escolas de diferentes regiões do Rio Grande do Sul.
Sobre a CMPC
A CMPC é uma empresa centenária do setor florestal que atua em três segmentos de negócio: celulose, itens de higiene pessoal (tissue) e embalagens. A companhia é uma representante da bioeconomia e possui suas operações alicerçadas na sustentabilidade e na economia circular. Presente no Brasil desde 2009, a CMPC possui operações em sete estados. O grupo CMPC conta com mais de 25 mil colaboradores, 54 unidades produtivas distribuídas em nove países da América Latina e cerca de 24 mil clientes atendidos ao redor do mundo. Em 2023, conquistou a 1ª posição do ranking de sustentabilidade corporativa da S&P Global. Em 2024, foi apontada pela segunda vez consecutiva como a Empresa Florestal Mais Sustentável do Mundo pelo Índice Dow Jones de Sustentabilidade e, com o BioCMPC, de forma inédita no Brasil, a CMPC levantou o Prêmio PMI Awards de Projeto do Ano de Engenharia, Construção e Infraestrutura, o reconhecimento mais importante do setor em nível global. O CEO do Grupo CMPC, Francisco Ruiz-Tagle, foi eleito pela Council of the Americas o CEO do Ano (2023) em Sustentabilidade. Em 2024, Ruiz-Tagle recebeu o título de CEO do Ano pela Fastmarkets Forest Products PPI Awards, que também elegeu a CMPC como líder mundial em Sustentabilidade.