O Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB) é reconhecido como uma das Melhores para o Brasil 2025 na categoria Pequenas e Médias Empresas. O reconhecimento foi feito a partir de pesquisa conduzida pela empresa de inteligência de dados Humanizadas, que consultou mais de 125 stakeholders do Instituto e avaliou cerca de 500 comentários sobre a organização. Com nota A, no chamado Hu Rating, este é o terceiro reconhecimento do ICCB no Melhores para o Brasil.
“É uma honra para nós mais uma vez sermos reconhecidos como uma das organizações ‘Melhores para o Brasil’. Esse prêmio reforça nosso compromisso com o empoderamento econômico de pessoas em vulnerabilidade social e nos dá um gás ainda maior para cumprir nossa meta de impactar 5 milhões de pessoas até 2030, em especial jovens, mulheres e negros”, afirma Daniela Redondo, diretora-executiva do Instituto Coca-Cola Brasil.
De acordo com a Humanizadas, o estudo avaliou mais de 2.500 empresas brasileiras, a partir de cerca de 100 mil dados privados referentes a métricas de sustentabilidade, além de coletar mais de 150 mil dados públicos e escutar mais de 300 mil stakeholders. O estudo identificou que, em comparação à média do mercado brasileiro, as empresas de destaque apresentam 567% maior capacidade de inovação, 408% melhor bem-estar dos colaboradores, 167% maior compromisso socioambiental, 92% melhor engajamento dos colaboradores e 97% melhor engajamento dos clientes.
“O reconhecimento dessas empresas mostra a coragem de ouvir, de fato, seus diferentes públicos de interesse — algo ainda raro no mercado brasileiro, mas realmente transformador. Essa escuta ativa gera não apenas maior engajamento, impacto mais positivo e inovação contínua, como também fortalece a resiliência e a sustentabilidade do próprio negócio. As organizações que integram propósito e performance, oferecem uma proposta de valor diferenciada e mais competitiva no mercado — para clientes, colaboradores, sociedade, meio ambiente e, sobretudo, para a perenidade de seus próprios resultados”, afirma Pedro Paro, CEO e fundador da Humanizadas.
Impacto exponencial
O Instituto Coca-Cola Brasil atua na inclusão produtiva de pessoas em vulnerabilidade social. Em 2024, por meio da iniciativa Coletivo Jovem, o ICCB capacitou 71 mil jovens, número 55% superior em relação ao ano anterior. Considerando as parcerias públicas e privadas da instituição, também visando a qualificação e conexão com o mercado de trabalho, o impacto é ainda maior, são mais 76 mil jovens formados em 2024, totalizando 147 mil pessoas beneficiadas. Entre os impactados no geral, 62% são mulheres e 61% negros.
Segundo Daniela Redondo, o Instituto atua como agente de transformação social para reduzir as desigualdades e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população brasileira é formada por 45 milhões de jovens, dos quais 31 milhões são jovens de baixa renda.
“Vivemos no Brasil o último bônus demográfico, quando há mais jovens do que crianças e idosos. As juventudes de hoje serão a maior parte da população economicamente ativa, em 2050. É por isso que, desde 2020, focamos nossos esforços no empoderamento econômico dessa parcela da população, concentrando esforços em um grande objetivo para exponencializar os resultados. Buscando, por meio de programas de capacitação e empregabilidade, promover oportunidades para jovens brasileiros”, afirma.
Sobre o Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB)
Criado há 25 anos, o Instituto Coca-Cola Brasil (ICCB) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) e tem como propósito ser agente de transformação social para reduzir as desigualdades e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país, potencializado por parcerias e pelo Sistema Coca-Cola.
Reconhecidos por sua tecnologia social e capacidade de escala, assumiu o compromisso público de, até 2030, promover o empoderamento econômico, através da geração de oportunidades no mundo do trabalho para 5 milhões de pessoas, prioritariamente jovens, mulheres e negros em situação de vulnerabilidade socioeconômica no país. Até hoje, o ICCB já beneficiou 806 mil pessoas através de diversas causas.