Opondo-se ao tradicional, a inovação reversa é um movimento que parte das ‘dores’ do comércio local na busca de soluções sob medida para cada necessidade. E é justamente isso que o Sindilojas Regional Bento quer priorizar no próximo ano. Com este pensamento, a entidade deu o primeiro passo, trazendo para Bento Gonçalves o Lab Fecomércio-RS. O hub de inovação da Casa do Comércio Gaúcho foi apresentado durante a palestra ‘Inteligência Artificial e Inovação Reversa’, realizada em parceria com o Inova Bento no dia 10 de dezembro.
Depois de ter oportunizado a aproximação entre as iniciativas de inovação, o presidente do Sindilojas Regional Bento, Daniel Amadio, aposta em um forte trabalho de difusão da cultura empreendedora e fomento da inovação para o comércio, conectando soluções eficazes e personalizadas para cada problema. “A inovação reversa está no topo das nossas metas para 2025. Queremos ajudar cada empresa a pensar e encontrar as melhores soluções para suas necessidades. E vamos fazer isso com o suporte do Lab Fecomércio-RS, em conjunto com o Inova Bento. Juntos, conseguiremos ser mais eficazes, ágeis e assertivos”, acredita.
A primeira sensibilização ao tema ocorreu durante a palestra sob a conduções de Carolina Filippelli, Líder de Desenvolvimento de Negócios, e Gelson Junqueira, coordenador do Lab Fecomércio-RS. Juntos, eles compartilharam com mais de 40 profissionais do varejo local, a estrutura e as possibilidades do hub. Para atrair mais empresas, o Sindilojas Regional Bento promoverá mais encontros com o objetivo de engajar o setor em torno do projeto. Amadio explica que as ações incluem a geração de um QR Code que disponibilizará um formulário inicial onde cada lojista poderá relatar suas carências. “As informações coletadas serão encaminhadas para o Lab Fecomércio-RS que vai apurar quais as melhores estratégias e táticas para solucionar cada problema”, conclui.
Benefícios da inovação reversa
Cria produtos mais acessíveis a vários perfis de consumidores.
Inverte o fluxo tradicional de inovação.
Permite que as empresas desenvolvam produtos e serviços relevantes.
Adaptação a novas tecnologias.
Aprimora processos produtivos.
Incentiva a inovação.
Traz vantagens competitivas.
FECOMÉRCIO-RS