Em sua 33ª edição, a Mercopar reafirma seu compromisso com o desenvolvimento socioambiental, promovendo práticas que estimulam o crescimento local e a responsabilidade social. Pelo segundo ano consecutivo, a feira se destaca como um evento Carbono Neutro, graças à parceria com a startup AKVO ESG, Erechim. Essa colaboração é essencial para a gestão ambiental do evento.
“A Mercopar se empenha em implementar práticas que promovam o desenvolvimento local, alinhadas aos princípios da sustentabilidade industrial e à responsabilidade social corporativa. Essas ações visam otimizar a interdependência entre os aspectos sociais, ambientais e econômicos da região. O objetivo é estabelecer um legado positivo que não apenas fortaleça a economia local, mas também contribua para a construção de um ecossistema industrial mais resiliente”, explica.”, afirma Kelly Valadares, analista de competitividade setorial do Sebrae RS.
Compensação de carbono
No ano passado, através do Programa de Redução e Compensação de Emissões (PRCE), foram compensados 257,0 tCO2e (toneladas de CO2 equivalente) por meio da aquisição de Créditos de Carbono. Essa iniciativa faz parte de uma estratégia que inclui a elaboração do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e a compra de créditos de carbono certificados, tornando a Mercopar um evento Carbono Neutro. Para cada tonelada de CO2 emitida durante o evento, adquirimos um crédito de carbono proveniente de projetos certificados, tanto no Brasil quanto no exterior.
Neste ano, o trabalho contará com um totem digital para coletar dados sobre o deslocamento dos visitantes até a feira, o que contribuirá para um cálculo ainda mais abrangente das emissões associadas ao evento. Com uso de uma plataforma digital, o objetivo é medir a pegada de carbono a partir de indicadores como consumo de combustíveis (gás, gasolina, diesel), consumo de energia elétrica e geração de resíduos, agilizando o processo de coleta de dados, a geração dos resultados em tempo real e a gestão das emissões.
“Ações alinhadas ao enfrentamento das mudanças climáticas são essenciais, não apenas por contribuir diretamente, mas por inspirar e engajar mais empresas e pessoas, especialmente neste momento crítico em que o RS enfrenta as graves consequências de eventos climáticos extremos”, conta o diretor técnico da AKVO ESG, Thomaz Tomazoni.
Mercopar 2024
Maior feira de inovação industrial da América Latina, a Mercopar chega à sua 33ª edição de 15 a 18 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. O evento é promovido pelo Sebrae RS em parceria com a Fiergs. Em 2023, a feira recebeu um público de 39,5 mil visitantes – somados os acessos presenciais e virtuais – durante os quatro dias de programação. Foram 625 expositores e a geração de R$ 563 milhões em negócios. Em termos de conteúdo técnico, foram 285 horas de atividades.
Mais informações: https://feira.mercopar.com.br/24
Siga a Mercopar nas Redes Sociais: @mercopar
Parabéns!