Figura ativa na América Latina na temática do desenvolvimento urbano, o antropólogo colombiano Santiago Uribe não poupou insights e provocações positivas durante sua agenda da Mercopar 2024. Tecnologia, inovação e desenvolvimento sustentável foram três dos principais tópicos que permearam no painel “Ciencia, Tecnología, Innovación en las industrias de las Smart Cities”. A agenda foi realizada na tarde desta sexta-feira (18/10), último dia da feira, no palco do Espaço Inovação.
“Você precisa de ciência e tecnologia para criar inovação. Sem a tecnologia ou ciência, não existe inovação”, provocou Uribe. Um dos principais nomes internacionais que passaram pela Mercopar deste ano, o cientista tem muito a agregar na temática das grandes cidades e suas relações com tecnologias, novos comportamentos e o meio ambiente.
Para aproximar o público do assunto “cidades inteligentes”, Uribe fez referência ao case de sucesso de Medellín. A cidade é considerada hoje um modelo referência de inovação e desenvolvimento para a América Latina e o mundo, com diversos exemplos que vão desde infraestruturas sustentáveis ao uso de inteligência artificial e energias renováveis para o seu desenvolvimento. “São sujeitos, que criam comunidades e depois criam tecnologias e a partir de projetos de longo prazo criam uma narrativa, uma história. Deste modo, surge o termo cidadania inovadora, pois as pessoas são o mais importante para uma mudança de cenário nas realidades locais”, declarou.
Para Uribe, há pelo menos quatro pontos a serem seguidos para a melhora da qualidade de vida e de moradia das pessoas: investimento em cultura local, geração de capital humano, desenvolvimento de cidade pacífica e desenvolvimento de cidade educadora.
Mercopar 2024
Considerada a maior feira de inovação industrial da América Latina, a Mercopar chega à sua 33ª edição de 15 a 18 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. O evento é promovido pelo Sebrae RS em parceria com a Fiergs. Em 2023, a feira recebeu um público de 39,5 mil visitantes – somados os acessos presenciais e virtuais – durante os quatro dias de programação. Foram 625 expositores e a geração de R$ 563 milhões em negócios. Em termos de conteúdo técnico, foram 285 horas de atividades.
Mais informações: https://feira.mercopar.com.br/24
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