O conjunto de tecnologias apresentadas na Mercopar ajudam a justificar o status de maior feira de inovação industrial da América Latina. Nesta edição, robôs, óculos de realidade mista, sistemas de inteligência artificial (IA), drones autônomos, impressoras 3D e sensoriamento de dados serão algumas das soluções que vão despertar a curiosidade e estimular conexões entre os visitantes.
Sensoriamento
De acordo com o especialista em indústria inteligente do Sebrae RS, Fabiano Dallacorte, uma das tecnologias que poderá ser observada na prática são os sensores instalados em máquinas para coleta de dados. Com o sensoriamento, é possível medir em uma linha de produção, por exemplo, a quantidade de peças produzidas, tempo por peça, refugos, entre outros, permitindo que o gestor de produção analise os dados em tempo real. Outra aplicação é a coleta de dados de vibração, ruídos e consumo energético dos equipamentos, técnica que permite identificar estágios iniciais de defeitos nas máquinas para antecipar possíveis reparos. “Essa é uma das alternativas mais viáveis para que empresas de menor porte possam iniciar sua transição para os conceitos da indústria inteligente”, afirma Dallacorte.
Robôs de baixo custo
Outra inovação que costuma chamar atenção são os robôs. Alguns modelos poderão ser vistos em operação, inclusive, os de baixo custo que estão ajudando a democratizar a automação industrial. Dallacorte explica que os robôs econômicos podem ser usados em uma variedade de aplicações – desde montagem e manuseio até inspeção e embalagem – e têm permitido que as indústrias automatizem tarefas repetitivas e de baixo valor agregado.
Inteligência Artificial
A tão falada Inteligência Artificial (IA), que tem revolucionado a maneira como as indústrias operam, também vai ser destaque na Mercopar. A IA tem permitido às máquinas aprender com dados gerados no chão de fábrica, tem ajudado a reduzir custos operacionais e a identificar as melhores práticas de treinamento e otimização da mão de obra. Uma das demonstrações de IA, durante a feira, será o trabalho de inspeção feito por drones autônomos em robôs.
MIM
Outra tecnologia que será exibida no evento é a moldagem por injeção de material (MIM), ideal para a produção de peças pequenas e com design complexo, que seriam difíceis de fabricar por métodos convencionais. O desenvolvimento de peças também pode ser feito por meio do uso de prototipagem por impressão 3D em metal, permitindo ajustes rápidos no design e otimização da produção.
Para Dallarcorte, as tecnologias exibidas na feira são um recorte do que o futuro prevê para a indústria. “A integração das tecnologias transformará a indústria em um ecossistema altamente interconectado e autossuficiente. Isso resultará em uma produção mais sustentável, com custos operacionais reduzidos, maior personalização em massa e uma capacidade quase ilimitada de adaptação às necessidades dos clientes, levando a um novo padrão de competitividade global”, avalia.
Tour guiado
Parte das tendências poderão, inclusive, ser vistas durante os Tours Guiados, que ocorrem em todos os dias da feira. Os interessados em participar dos roteiros devem se inscrever por meio do WhatsApp, no número (54) 3083-0103, selecionando a opção “Tour Guiado”. A iniciativa terá vagas limitadas e será voltada para grupos de até 25 pessoas.
Mercopar 2024
Considerada a maior feira de inovação industrial da América Latina, a Mercopar chega à sua 33ª edição de 15 a 18 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. O evento é promovido pelo Sebrae RS em parceria com a Fiergs. Em 2023, a feira recebeu um público de 39,5 mil visitantes – somados os acessos presenciais e virtuais – durante os quatro dias de programação. Foram 625 expositores e a geração de R$ 563 milhões em negócios. Em termos de conteúdo técnico, foram 285 horas de atividades.
Mais informações: https://feira.mercopar.com.br/24
Siga a Mercopar nas Redes Sociais: @mercopar