A expertise única de quem ajuda pequenas indústrias brasileiras do setor de alimentos e bebidas a escalarem suas vendas no varejo foi compartilhada na tarde desta sexta-feira (18/10) durante o último dia da 33ª Mercopar. Co-fundadora da Local.e, a empresária Leila Okamura trouxe um pouco de sua trajetória que tem inspirado empresas e marcas a alinharem sua atuação ao que há de mais assertivo em termos de estratégias de venda e posicionamento de mercado.
Leila, que atuou por 16 anos com marcas grandes como Unilever e P&G, subiu ao palco para apresentar a palestra “Tendências do setor A&B”. Na visão da profissional, o varejo está mudando, e essa é uma boa oportunidade para os pequenos. Entre os exemplos, citou a busca maior por produtos saudáveis e a necessidade dos supermercados de se diferenciarem dos atacarejos. “Se você quer preço, você vai no atacarejo. E o supermercado que não atua dessa forma precisa se diferenciar para atrair consumidores. Um dos caminhos é incluir marcas menores, locais, que não são encontradas em todos os lugares”, explicou.
Para ocupar esses espaços, os pequenos precisam pensar com a cabeça do consumidor, apostar em marketing e buscar algo que as demais marcas com quem concorrem não tenham. “Já existe praticamente tudo no supermercado, o que vocês vão oferecer que ainda não está lá? Não precisa ser uma grande inovação, pode ser um ingrediente, algo na embalagem, preço”, detalhou.
Com uma comunidade de marcas já atendidas com quem mantém contato diariamente em um grupo de WhatsApp, Leila afirma que consegue evitar que empreendedores cometam erros que já fizeram parte da jornada de outros. “Com esse contato frequente, todos aprendemos juntos, é um grande valor da Local.e”, finalizou.
Mercopar 2024
Maior feira de inovação industrial da América Latina, a Mercopar chega à sua 33ª edição de 15 a 18 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. O evento é promovido pelo Sebrae RS em parceria com a Fiergs. Em 2023, a feira recebeu um público de 39,5 mil visitantes – somados os acessos presenciais e virtuais – durante os quatro dias de programação. Foram 625 expositores e a geração de R$ 563 milhões em negócios. Em termos de conteúdo técnico, foram 285 horas de atividades.
Mais informações: https://feira.mercopar.com.br/24
Siga a Mercopar nas Redes Sociais: @mercopar