Termo designado para classificar a chamada quarta revolução industrial, a indústria 4.0 e suas oportunidades para tornarem os processos produtivos socialmente mais responsáveis para com o meio ambiente pautaram uma das agenda finais da edição deste ano da Mercopar. Realizado na tarde desta sexta-feira (18/10), o painel “Sustentabilidade 4.0: Inovando para um Futuro Verde” reuniu cases de três empresas para, além de promover a troca de experiências, apontar caminhos e soluções para um futuro mais harmonioso entre o mundo dos negócios e a natureza.
“O têxtil permeia vários setores, e para solucionar o problema dos resíduos, desenvolvemos uma série de tecnologias para receber essas sobras e transformar em matéria prima e devolver a indústria novamente”, destacou João Carlos Oleksinki de Andrades, diretor da empresa especializada na reciclagem de resíduos têxteis sintéticos Libértecce, de Erechim. A empresa está comprometida em buscar soluções e maneiras inovadoras de renovação dos resíduos plásticos, transformando-oa para novamente serem o combustível de diversas áreas do setor industrial.
Em sinergia ao tema, o encontro contou com a participação do empresário Marcelo Weiller Chaves, fundador da empresa MW Joias do Brasil. Sobre sustentabilidade, ele demonstrou que sua empresa está empenhada em adquirir mais conhecimento para a produção sustentável. “No nosso processo de produção, sempre tivemos atenção em busca de conhecimento, tecnologia e inovação em energia mais limpa e produção mais consciente com o meio ambiente”, disse.
A agenda teve também a participação do coordenador de Conformidade de Fornecedores das Lojas Renner, Rafael Henrique Rabelo. A mediação ficou a cargo da comunicadora do grupo RBS, Giane Guerra.
Mercopar 2024
Considerada a maior feira de inovação industrial da América Latina, a Mercopar chega à sua 33ª edição de 15 a 18 de outubro, no Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, em Caxias do Sul. O evento é promovido pelo Sebrae RS em parceria com a Fiergs. Em 2023, a feira recebeu um público de 39,5 mil visitantes – somados os acessos presenciais e virtuais – durante os quatro dias de programação. Foram 625 expositores e a geração de R$ 563 milhões em negócios. Em termos de conteúdo técnico, foram 285 horas de atividades.
Mais informações: https://feira.mercopar.com.br/24
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