Tecnologia e negócios se encontram na maior feira de inovação industrial da América Latina
Mercopar chega a sua 33ª edição com foco voltado para o fomento de oportunidades e a geração de conteúdo técnico inovador Evento que ocorre de 15 a 18 de outubro em Caxias do Sul (RS) será carbono neutro, ampliando seu compromisso com a agenda ESG
Seja para conectar MPEs a grandes players nacionais e internacionais em mais de cinco mil agendas de negócios ou apresentar as principais tendências da indústria 4.0, a cidade de Caxias do Sul (RS) está mais uma vez no mapa da inovação do Brasil e do mundo com a realização da Mercopar. Promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae RS) em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs), a maior feira de inovação industrial da América Latina retorna ao Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, de 15 a 18 de outubro, em sua 33ª edição para fortalecer uma vez mais uma vocação consolidada há mais de três décadas.
Mercopar em números
Realizada de forma ininterrupta desde 1992 e sempre respeitando os diferentes momentos sociais e econômicos para impulsionar o desenvolvimento de empresas das mais diversas cadeias produtivas do setor, a Mercopar gerou um recorde de R$ 563 milhões em negócios em 2023. Este ano, o espaço físico do tradicional centro de eventos que, em sua última edição já ocupava a totalidade dos 38 mil metros quadrados, estará novamente 100% ocupado, mas com um importante acréscimo: a área destinada aos expositores terá dois mil metros quadrados a mais, totalizando 17 mil metros quadrados.
No último ano, a feira recebeu um público de 39,5 mil visitantes – somados os acessos presenciais e virtuais – durante os quatro dias de programação. Nesta edição, o evento contará com uma extensa agenda de atividades durante quatro dias de feira, em três palcos, mais de 90 startups e 550 expositores do Rio Grande do Sul e do Brasil – além de um expositor chinês – e milhares de conexões e oportunidades de negócio.
Rodadas de negócios
Quem circular pela Mercopar deste ano poderá acompanhar de perto as atividades de uma das principais rodadas de negócios do País. Considerado uma das ferramentas mais importantes da feira para o fomento de oportunidades ao conectar pequenos fornecedores a grandes players da indústria, o Projeto Comprador deve passar das cinco mil agendas pela primeira vez na história. Criada em 1992 especialmente para a primeira edição da Mercopar, a iniciativa também ocorre no formato online no período pré-evento. Em 2023, quatro rodadas digitais reuniram 71 compradores e 271 MPEs em 565 agendas. No presencial, em quatro dias de feiras, foram 4.308 agendas realizadas entre 197 compradores e 894 fornecedores.
Programação e conteúdo
Os conteúdos do evento serão concentrados em três grandes palcos com agendas simultâneas. Os espaços terão, inclusive, programação diferenciada para o público especializado durante o turno inverso da feira, pela manhã.
Entre alguns dos principais temas e conteúdos estão:
· Governança Consciente e Inovação
· Cenários do Amanhã: Projeções Econômicas
· Novos Humanos para o trabalho e consumo
· Fórum Cadeia Automotiva
· Agro Conectado: A Revolução da Agricultura Digital
· 8º Fórum de Geração Distribuída
· Digital Twins: Conectando o Mundo Real para Inovação Industrial
· Indústria Delas
· Sustentabilidade 4.0
· Inovando para um Futuro Verde
· Inteligência Artificial na Indústria: Transformando dados em decisões
· Encadear Summit
· Seletiva Regional Sebrae Startups 2025
· Ciencia, Tecnología, Innovación en las industrias de las Smart Cities
· Produtividade 4.0 – Como a tecnologia revoluciona a forma como trabalhamos
· Construindo o Sucesso: Desafios e Alternativas no Corporate Venture Building
Entres os palestrantes e painelistas estão:
· Carol Paiffer – investidora no programa Shark Tank Brasil e CEO da Atom S/A
· Larissa Maria Nocko – especialista em Políticas e Indústria da Confederação Nacional da Indústria (CNI)
· Giuliana Morrone – jornalista e autora do livro “Mitos e Verdades sobre o ESG”
· Ligia Zotini – pesquisadora de futuros e fundadora do Voicers
· Tania Zacharias – fundadora da INNER Company
· Aline Eggers – CEO da Bebidas Fruki
· Santiago Uribe – Antropólogo colombiano
· Carlos Evangelista – presidente da Associação Brasileira de Geração Distribuída
Eventos de inovação destaques
Batalhas de startups: uma das mais bem-sucedidas iniciativas realizadas pelo Sebrae, a tradicional batalha de startups – antes conhecida como Desafio Sebrae Like a Boss – este ano ocorre pela primeira vez de forma unificada com a marca Sebrae Startups. As batalhas de pitches envolvendo 24 startups ocorrerão diariamente em cada um dos quatro dias. Para garantir isonomia à iniciativa, a ação promove o chaveamento das empresas de acordo com o estágio de maturação dos seus respectivos negócios.
Matchmaking Tecnológico: ação que ganhou sua primeira edição em 2023 e se trata de mais uma iniciativa que visa conectar as necessidades de grandes empresas nacionais e da Espanha, com soluções desenvolvidas por MPEs e startups brasileiras. A colaboração mútua em prol de um problema real enfrentado pela empresa de maior porte é o ponto de partida que dita a dinâmica do projeto que tem como benefícios a inserção de empresas de menor porte em ecossistemas de inovação, networking qualificado e acesso a players estratégicos, além da criação de solução de problemas com baixo investimento e redução de custos para investimentos em inovação.
Fórum Encadear Summit – Referência nacional das ações promovidas pelo Sebrae, a iniciativa tem como objetivo a reflexão sobre o estágio atual e perspectivas de evolução das relações entre grandes e pequenas empresas diante das parcerias estratégicas estabelecidas na cadeia de valor de atuação, além da disseminação de conhecimento e exemplos práticos de relações saudáveis entre empresas.
Demonstração de tecnologias
Célula de Manufatura 4.0 – Utilizando inteligência artificial, IoT (Internet das Coisas), robótica, big data e sistemas ciberfísicos, o demonstrador da Indústria 4.0 – também chamado de Célula de Manufatura 4.0 – fará apresentações diárias de um processo produtivo controlado de última geração. A iniciativa é resultado de uma parceria da Rede RS Indústria 4.0 junto ao Sebrae RS e o Senai-RS. Com flexibilidade que permite alternar entre a produção de um produto padrão e um produto personalizado conforme a solicitação do cliente, a célula será operada por um controlador central que coordena as ordens de produção e ações de todos os componentes envolvidos, incluindo um robô colaborativo e um Robô Móvel Autônomo, capaz de se mover de forma independente pelo ambiente e que será responsável pela entrega do brinde aos visitantes.
Robô garçom e drones autônomos: no espaço inovação, as empresas Dalca Robótica, Sirros IoT e Pix Force farão, em sinergia, demonstrações diárias de soluções aplicadas pela indústria 4.0 com direito a um robô garçom e a drones autônomos que irão realizar serviços de inspeção indoor.
Agenda ESG
Alinhada às melhores práticas sustentáveis e ampliando o seu compromisso com a agenda ambiental, a feira será um evento carbono neutro pelo segundo ano consecutivo. A iniciativa ocorre por meio de uma parceria com a startup gaúcha AKVO ESG. Em 2023, através do Programa de Redução e Compensação de Emissões (PRCE), o trabalho permitiu a compensação de 257,0 tCO2e (toneladas de CO2 equivalente) por meio da aquisição de Créditos de Carbono. A iniciativa faz parte de uma estratégia que inclui a elaboração do Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) e a compra de créditos de carbono certificados. Este ano, o trabalho contará com uma novidade: um totem digital irá coletar dados sobre o deslocamento dos visitantes até o Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva, onde ocorre a feira, o que contribuirá para um cálculo ainda mais abrangente das emissões associadas ao evento.
Acessibilidade Em 2024, a Mercopar estará ainda mais acessível às Pessoas com Deficiência (PcD), contando com uma Central de Acessibilidade para recepção das PcD, credenciamento com equipe capacitada, intérpretes de Libras nos palcos e no tour guiado, audiodescrição, praça de alimentação adaptada em Libras e Braille, além de profissionais habilitados para acompanhar o público das PcD. Todas as iniciativas serão colocadas em prática por meio da parceria firmada com a Semearhis, uma startup de impacto social especializada na inclusão assertiva da PcD, que tem sede em Joinville e Caxias do Sul.
MERCOPAR 2024
Quando: 15/10 a 18/10
Horário: Das 13h às 20h Onde: Centro de Feiras e Eventos Festa da Uva (R. Ludovíco Cavinato, 1431 – Nossa Sra. da Saúde, Caxias do Sul)
Realização: Sebrae RS e Fiergs
Parabéns!