Seminário debate tecnologias e estratégias para resiliência em desastres
Leonardo Nunes – MTB 12277
O deputado Capitão Martim (Republicanos), presidente da Frente Parlamentar de Proteção e Defesa Civil, promove no dia 16 de dezembro, às 9h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, o seminário “Tecnologias e Estratégias para Resiliência em Desastres: Da Pesquisa Acadêmica à Ação Comunitária”.
Os recentes desastres naturais no Rio Grande do Sul expuseram falhas graves nos sistemas de alerta de emergências, especialmente na comunicação com pessoas com deficiência visual e auditiva. Além disso, a falta de preparo emocional das comunidades para lidar com as tragédias destaca a necessidade de sistemas de contingência que também contemplem a saúde mental das populações afetadas.
O evento reunirá especialistas, voluntários e pessoas atingidas por desastres para debater soluções inovadoras e inclusivas no enfrentamento de emergências.
Serão abordadas soluções inovadoras, como a implementação de dispositivos tecnológicos e multissensoriais de baixo custo para alertas de emergência, ferramentas de inteligência de dados para prevenção e resposta a desastres, além de estratégias voltadas à capacitação de agentes da Defesa Civil e ao fortalecimento da resiliência comunitária.
Entre os objetivos estão o desenvolvimento de sistemas inclusivos para alertas, protocolos para proteção da saúde mental em situações de crise e a integração entre tecnologia e ação comunitária, promovendo maior resistência e adaptação de comunidades atingidas.
Cronograma do evento
O seminário contará com painéis apresentados por acadêmicos e especialistas renomados, como o Professor Rodrigo Barreto (UFF), a Professora Simone Hauck (UFRGS) e outros pesquisadores de instituições como a UNISINOS e FURG. Os temas incluem:
Guard TI: dispositivo eletrônico de adaptação de sistemas de alerta para pessoas com deficiência auditiva e visual – Professor Rodrigo Barreto e equipe.
Impacto na Saúde Mental e Estratégias de Intervenção: Dados de Pesquisa e Implicações Práticas – Professora Simone Hauck (UFRGS).
Operacionalização de Ações de Campo: Estrutura e Colaboração com Agentes de Defesa Civil e Comunidades – Professor Daniel Baldez (UFRGS/FURG).
Extração e Análise de Dados Públicos: Ferramentas Preditivas e Respostas Baseadas em Inteligência de Dados – Dr. Felipe Ornell (UFRGS) e Professora Juliana Scherer (UNISINOS).
Como participar
O seminário é aberto ao público, com foco em voluntários que participaram de resgates e pessoas afetadas por desastres naturais. As inscrições serão realizadas por formulário eletrônico no endereço http://bit.ly/SeminarioFPDefesaCivil
SERVIÇO
O QUE: Seminário “Tecnologias e Estratégias para Resiliência em Desastres: Da Pesquisa Acadêmica à Ação Comunitária
QUANDO: 16/12/2024 (segunda-feira), às 9h
ONDE: Plenarinho (Sala João Neves da Fontoura), 3º andar da Assembleia Legislativa do RS, Praça Marechal Deodoro, 101, Porto Alegre/RS.