Um novo empreendimento está confirmado no Parque Canoas de Inovação (PCI), no bairro Guajuviras. Especializada em soluções para o agronegócio, a Eirene Solutions chega ao município com uma projeção de investimento de cerca de 50 milhões ao longo dos próximos anos e a geração de 100 empregos diretos. Em uma cerimônia no final da manhã desta terça-feira (18), a Prefeitura de Canoas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), oficializou a cedência de dois lotes a partir da assinatura do termo de permissão de uso.
O diretor da Eirene Solutions, Gabriel Borges, detalha os investimentos previstos por parte da empresa que desenvolve e fabrica equipamentos tecnológicos inovadores para a agricultura. “Nossa média de crescimento nos últimos três anos foi de 100%. A entrada no PCI é um marco muito importante para continuar esta expansão e aqui estamos iniciando uma nova etapa. Nós faremos um total de 50 milhões de investimentos para os próximos anos, sendo 15 milhões na primeira fase para a obra de 2.000 metros quadrados e mais de 17 milhões de reais em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. Com isso, iremos gerar 100 empregos diretos e contribuir para o desenvolvimento da cidade de Canoas”, detalha.
O prefeito de Canoas, Airton Souza, defende que o município possui uma localização privilegiada dentro da Região Metropolitana. “Canoas está situada em um lugar privilegiado e é a atração de empresas que faz uma cidade crescer e se desenvolver. Essa terra é boa e vai produzir muitas alegrias para a nossa gente. Acredito que Canoas vai sair das dificuldades com um trabalho de austeridade e bastante comprometimento”, disse.
A secretária da SMDEI, Patrícia Augsten, lembrou que o Parque Canoas de Inovação (PCI) foi inaugurado em 22 de novembro de 2018 com a instalação de três empresas. “O complexo conta com 250 hectares e a capacidade para abrigar 90 empresas, gerar 10 mil empregos diretos e indiretos e acrescentar cerca de 20% no PIB de Canoas. A partir do nosso plano de retomada econômica com a inovação no centro da estratégia de desenvolvimento, a SMDEI vem trabalhando para a criação de um ambiente favorável à atração de novos negócios e fomentar esse crescimento”, acrescenta.
Patrícia reconhece que a chegada da nova empresa agrega no projeto de tornar a cidade de Canoas um polo de inovação, impulsionando o crescimento econômico, social e sustentável. “Além do investimento anunciado e a geração de empregos, a chegada da empresa Eirene representará ainda mais retorno de ICMS para o município, investimentos em pesquisa, desenvolvimento tecnológico e fortalecimento do ecossistema de inovação do PCI”, afirma a secretária.
Sobre a empresa
A Eirene Solutions é uma empresa especializada em soluções para o agronegócio, responsável pelo SaveFarm, um sistema inovador de sensores que, instalado em pulverizadores agrícolas, otimizam a aplicação de agroquímicos. A tecnologia possui um acessório em formato de bico que identifica a planta de determinada cultura e a partir da análise do tamanho pulveriza apenas onde há necessidade, resultando em uma economia de 50% a 95% em todas as etapas. A Eirene fará um investimento inicial de mais de R$ 6 milhões em infraestrutura e equipamentos, com a geração de 100 empregos diretos.