eletrico-inovador-gwm-ora-haval-rede-brasil-inovacao-midia-kit-publicidade-propaganda-marketing-agencia-assessoria-imprensa-leads-vendas-lancamento-4
rede-brasil-inovador-sebrae-plano-inovacao-midia-kit-publicidade-marketing-agencia-leads-vendas-lancamento-
Enfermeira Fábia Richter mostrou aos prefeitos como medidas de prevenção podem ser balizadores para um trabalho mais assertivo em saúde pública

Prevenção e economia na saúde pública foi tema de painel na Assembleia de Verão da Famurs

A programação da Assembleia de Verão da Famurs também abriu espaço para o debate sobre saúde, no painel “A responsabilidade dos municípios com a prevenção, diminuindo custo no cuidado da saúde”, ministrado pela enfermeira especialista em saúde da família, gestão em saúde e gestão hospitalar Fábia Richter, na manhã desta sexta-feira (21/02), em Xangri-Lá.

Durante a palestra, Richter mostrou aos presentes que não há como tratar todos os doentes, o que é de conhecimento dos gestores, e que é preciso trabalhar a prevenção como uma política pública de saúde. “A maioria dos municípios tem estruturas pequenas e que demandam muito das equipes de saúde e dos hospitais. Por isso, sempre gosto de frisar a importância de trabalharmos a prevenção de doenças, isso além de ajudar os pacientes possibilitando diagnósticos precoces, auxilia os municípios que tem dificuldades em gerir muitos atendimentos”, explicou.

A especialista reforçou aos prefeitos e público presente que é preciso romper paradigmas nos municípios, principalmente no que diz respeito a buscar sempre o atendimento médico e medicamentos, onde há inclusive interesse econômico nesses processos, e que isso acabou se tornando algo cultural. “É preciso que o prefeito e o gestor da secretaria da saúde trabalhem a prevenção e essa quebra de conceito, já que é cultural buscarmos sempre a consulta e o medicamento, muitas vezes sem nem mesmo saber qual o problema. Precisamos descobrir o que causa a doença nas pessoas e como fazê-las adoecer menos. E isso também é um papel de todos os gestores municipais, já que além de ser uma medida de saúde pública irá diminuir e até evitar gastos com atendimentos e exames”, disse.

Richter finalizou lembrando que essas ações de prevenção podem envolver os idosos, as escolas, crianças e a comunidade, já que o benefício será para todos.

A Assembleia de Verão, que encerrou nesta sexta-feira (21/02), recebe o patrocínio master de Banrisul, Secretaria de Turismo do RS (Setur) e Caixa, e o patrocínio de Corsan, Serpro, 1Doc, Badesul, BRDE, GovBR, Aprende Brasil, Crea-RS, CSG, Kunzler e Shantui, Gestão, XCMG e GRA, No Paper Clound, Priori e LiuGong, Monteiro e Monteiro, A Página, Recicle Bem, Moinhos de Vento, GlobalGov, Somos, Delta, Editora do Brasil, Portal de Compras Públicas, Geap, Lux, Delta, Kodefy, MasperTV, Banco do Brasil. A assembleia também recebe apoio da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Associação dos Municípios do Litoral Norte (Amlinorte), Planalto, Emater e Sorvelândia.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp