Ricardo Alban, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego
Cursos serão oferecidos a partir de 2025, de acordo com a identificação das demandas das indústrias
Para qualificar e requalificar trabalhadores e impulsionar o mercado de trabalho no ano que vem, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Ministério do Trabalho e Emprego firmaram, nesta quarta-feira (18), um Acordo de Cooperação Técnica. O evento foi realizado na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), no Observatório Nacional da Indústria, em Brasília.
A parceria visa implementar políticas de qualificação social e profissional, além de oferecer vagas gratuitas em cursos do SENAI por todo Brasil até dezembro de 2027. A iniciativa foi construída com base nas políticas do ministério, em especial no Qualifica-PAC. Juntas, as instituições vão identificar a demanda por formação nos estados e oferecer cursos que atendam as necessidades para candidatos que cumpram os requisitos de gratuidade do SENAI.
“Sabemos como é importante que as pessoas se sintam incluídas e reconhecidas pelo próprio trabalho. O objetivo dessa parceria é qualificar e requalificar essas pessoas para incluí-las no mercado de trabalho como gostariam e, consequentemente, aumentar a produtividade e a competitividade das indústrias brasileiras”, destacou o presidente da CNI, Ricardo Alban, que assinou o acordo junto com o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho.
O ministro, por sua vez, destacou o crescimento de 20% nos empregos industriais em 2024, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) e reforçou a importância desse acordo para a competitividade do país. “A indústria está retomando o crescimento e o investimento e, com isso, tem oferecido melhores condições no mercado de trabalho. Estamos cientes que o setor industrial é a base do desenvolvimento do país. A economia vai bem se a indústria vai bem e para isso precisamos de trabalhadores qualificados”, disse Marinho após assinar o ACT.
Ao longo de 2025, o departamento nacional do SENAI e as Federações das Indústrias Estaduais divulgarão os cursos e as vagas ofertadas. O diretor geral do SENAI, Gustavo Leal; o diretor superintendente do Serviço Social da Indústria (SESI), Rafael Lucchesi; e o secretário-executivo do MTE, Francisco Macena, também participaram da solenidade.