Evento contou com uma série de ações, misturando música, falas de motivação e painéis
A quarta edição do South Summit Brazil, correalizado pelo governo do Estado, reuniu cerca de 3 mil estudantes de escolas públicas e municipais na quarta-feira (9/4) no auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre, para participar do South Generation. A iniciativa, voltada a estudantes do Ensino Médio e do Ensino Fundamental, além de integrantes de projetos sociais, contou com uma série de ações, misturando música e falas de motivação sobre o mercado de trabalho, inovação e tecnologia.
O governador Eduardo Leite esteve na abertura do encontro, ao lado da secretária da Educação, Raquel Teixeira, da secretária extraordinária de Inclusão Digital e Apoio às Políticas de Equidade, Lisiane Lemos, da presidente do South Summit, Maria Benjumea, e do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, entre outros convidados.
“A força transformadora da juventude está no centro do que acreditamos. O South Generation é um convite para que cada estudante descubra seu potencial, se inspire e compreenda que, com trabalho e criatividade, é possível construir um futuro de oportunidades — para si e para todo o Estado”, afirmou o governador.
Raquel Teixeira celebrou a oportunidade de os estudantes terem contato com lideranças inspiradoras ao longo dos painéis e como impactam o desenvolvimento dos alunos gaúchos. “Neste evento, conseguimos ver a vida borbulhando, os jovens sonhando, construindo o seu futuro. Queremos os nossos estudantes estimulados e empolgados para um Rio Grande do Sul a cada dia melhor, e contar com estes convidados ao longo do evento é garantia de sucesso”, comemorou.
“O South Generation é uma oportunidade de tirar os alunos, por um momento, do ambiente escolar e apresentar a eles um novo mundo de inovação. Customizamos para ser uma questão geracional, que também promove a integração entre diferentes esferas: temos a participação de alunos da Rede Municipal, da Rede Estadual e de projetos parceiros”, destacou Lisiane Lemos.
A apresentação do South Generation foi comandada pelo professor e fundador do maior canal de ensino de língua portuguesa do YouTube, Noslen Borges, e pela cantora, rapper e educadora popular, Negra Jaque. Em paralelo aos sorteios de brindes e de premiações, os estudantes puderam conferir atrações musicais como a Banda Marcial, Bibiana Petek e sua banda, Chiquinho Divilas + RAPajador, além de Quiz Passa e Repassa e Robô Humanoide.
Durante o encontro, foram realizados três painéis: “O Mundo do Trabalho e a Gen Z”, que tratou sobre as transformações no mundo do trabalho, com Mari Galindo; “Conhecendo o Mundo do Amanhã”, que abordou tecnologia e inovação como aliadas na criação de oportunidades, com Wagner Sanches; e “Ousar e Sonhar”, que discutiu a importância de sonhar e como a tecnologia e a inovação podem ser meios de transformação social, com Chiquinho Divilas e RAPajador.
O South Generation é uma parceria entre a Seidape, a prefeitura de Porto Alegre e o Instituto Caldeira.
Texto: Ascom Seduc
Edição: Secom