Na Abertura do South Summit Brazil, Leite destaca alcance global do evento voltado à inovação e ao empreendendorismo
Evento é considerado o maior encontro de inovação e empreendedorismo na América Latina
Líder na promoção de empreendimentos inovadores em todo o país, o Rio Grande do Sul iniciou, nesta quarta-feira (20/3), em Porto Alegre, a terceira edição do South Summit Brazil (SSB). Correalizado pelo governo do Estado, o evento já é considerado o maior encontro de inovação e empreendedorismo na América Latina. O primeiro dia desta edição mostrou que o SSB está se consolidando, cada vez mais, como um evento de dimensão global.
A abertura oficial ocorreu às 17h, no Arena Stage, principal palco do encontro. A solenidade contou com a presença do governador Eduardo Leite, do presidente do South Summit Brazil, José Renato Hopf, e da fundadora do South Summit na Espanha, María Benjumea.
Falando primeiramente em inglês e depois em português, o governador deu as boas-vindas a todos e destacou as potencialidades do Rio Grande do Sul na área da inovação.
“Nosso Rio Grande do Sul está se tornando, cada vez mais, o Estado mais empreendedor. Somos um ponto de conexão na América do Sul entre a parte que fala português e a que fala espanhol e temos a oportunidade de fazer um evento com alcance global”, disse Leite em seu pronunciamento.
“Eu só quero agradecer. Sempre sonhamos com isso. Temos muito o que aprender com o Brasil, o Rio Grande do Sul e Porto Alegre. Esta edição foi construída por equipes que realmente trabalharam muito. Esse evento mostra como todos podem realizar seus sonhos. South Summit é negócio, transformação e impacto”, ressaltou Maria Benjumea.
“É com muita empolgação e alegria que iniciamos mais uma edição desse evento que vem se consolidando, a cada ano, como um dos principais eventos globais de inovação. Reunimos em Porto Alegre investidores, empresas e startups do mundo inteiro”, afirmou Hopf. Também participaram da solenidade o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, e o presidente do Conselho de Honra do South Summit Brazil, José Audy. O evento segue até sexta-feira (22/3), reunindo startups, investidores e fundos de investimento com o objetivo de gerar negócios, impulsionar o crescimento econômico e tornar o Estado cada vez mais competitivo.
Conexões globais marcam 1° dia
Embora a abertura oficial tenha ocorrido no fim da tarde, as atividades começaram ainda pela manhã. Os portões foram abertos às 9h e, ao longo do dia, o movimento foi intenso. Nos sete palcos de conteúdo, a programação fervilhou com palestras sobre capital de risco, impacto de lideranças femininas, esporte e empreendedorismo e tecnologias do agronegócio, entre vários outros temas. No Marketplace, a circulação também foi frenética, possibilitando muitas conexões valiosas e novas oportunidades de negócios. A Competição de Startups segue a todo vapor, com as apresentações das finalistas.
Pela manhã, houve uma saudação de boas-vindas conduzida por Gabriel Souza. À tarde, antes da abertura oficial, Leite participou de uma conversa com a imprensa internacional e se uniu aos idealizadores do evento para uma foto oficial. A atração mais aguardada do dia foi a apresentação de Uri Levine, cofundador do Waze e Moovit. O empreendedor falou sobre o tema “Apaixone-se pelo problema, não pela solução”.
Números desta edição
O encontro deste ano recebeu, para a Competição de Startups, inscrições de 81 países e espera 24 mil pessoas de cerca de 50 nações. O evento conta com mil investidores, 140 fundos de investimento nacionais e internacionais, 600 palestrantes, 7 mil empresas e 3 mil startups – que não entraram na disputa. Somados todos os fundos presentes, a carteira deve ultrapassar 200 bilhões de dólares sob gestão. Neste ano, o espaço passou a abranger quatro armazéns, perfazendo um quilômetro de extensão e ocupando uma área de 38 mil metros quadrados. Além disso, o evento chega também às periferias, gerando impacto social. O governo do Estado está promovendo 12 atividades, voltadas para diversos grupos, como jovens estudantes e mulheres que vivem em comunidades.
Parabéns!