Na segunda feira (31), o Tecnopuc realizou a abertura do 2° Ciclo de Aceleração Badesul e FINE Hub, a vertical de finanças do Parque. O programa tem como objetivo impulsionar startups do setor financeiro por meio de mentorias especializadas, networking e conexões estratégicas com investidores e parceiros. Durante os próximos meses, as dez fintechs selecionadas contarão com mais de cem horas de consultorias e acompanhamento de advisors a fim de fortalecerem suas soluções e ampliarem suas oportunidades de negócio. O programa possui seis eixos essenciais: empreendedorismo, tecnologia, gestão, mercado, capital e impacto.
Claúdio Leite Gastal, presidente do Badesul, destacou a relevância da parceria para o fortalecimento do setor financeiro e a integração com o Tecnopuc. “Tivemos muito orgulho do primeiro ciclo, e este novo vem com melhorias e aperfeiçoamento. Esse tipo de conexão é essencial para transformar realidades. Procuramos deixar marcas no sentido de mudança e posicionamento, mostrando os resultados e fomentando o crédito a longo prazo e a inovação, que é algo tão importante para nós” afirmou.
O Badesul é parceiro do Tecnopuc em diferentes iniciativas. O Ciclo de Aceleração foi criado em 2023 e teve sua primeira turma em 2024. Jorge Audy, superintendente de Inovação e desenvolvimento da PUCRS e Tecnopuc, celebrou a continuidade da iniciativa. “Temos o privilégio de atuar em parceria com uma instituição de alto nível como o Badesul, uma agência de fomento e desenvolvimento, central no Rio Grande do Sul. Que esta nova turma tenha o mesmo sucesso, resultado e entregas, com uma segunda etapa vigorosa e com bons resultados”, declarou.
Em complemento à fala de Audy, Bruno Caldas, coordenador do FINE Hub, destacou a relevância do apoio institucional em uma iniciativa que articula academia, empresas e governo. “Estamos criando um ambiente de atração e aceleração para startups, é fundamental que tenhamos ecossistemas que influenciam empreendedorismo e inovação. O setor público tem um papel essencial na regulação e no fomento desse desenvolvimento.
O programa busca ampliar o impacto de soluções para a área financeira. A Grana.ai, participante do 1º Ciclo, é um exemplo de sucesso da iniciativa. A startup é uma ponte entre comerciantes e credores, facilitando o acesso ao crédito. Ela foi selecionada como uma das 15 startups mais promissoras do Sebrae RS para 2025 e é finalista do Startup Competition do South Summit Brazil 2025. O CEO da startup, Thiago Karan, reforçou a importância do programa: “Foram mentorias construtivas e um networking valioso, que nos ajudaram a captar recursos e ganhar visibilidade”.
Durante a abertura do programa, o time Tecnopuc Startups apresentou como serão as atividades desenvolvidas nos próximos meses, que culminarão em um Pitch Day a ser realizado no dia 25 de agosto. Os empreendedores selecionados também fizeram uma breve exposição de seus negócios.